Marta Quaresma Ferreira em 2024-12-17
O trabalho da Devoteam a nível nacional tem passado por ajudar as empresas portuguesas a atingirem os seus objetivos de forma sustentável e inovadora. A inteligência artificial, a cloud, os dados e a cibersegurança são pontos de partida para preparar os clientes para o atual contexto
Bruno Mota, Managing Director da Devoteam Portugal
Estávamos em 2018 quando a francesa Devoteam chegou a Portugal, com a aquisição da empresa portuguesa BOLD International. Desde então, a estratégia passou por adquirir mais empresas, como a Integrity, de cibersegurança, e a Singularity Digital Enterprise, especializada em dados e Inteligência Artificial (IA). Hoje, a Devoteam posiciona-se como uma consultora tecnológica, orientada por IA, e especializada em plataformas de cloud, cibersegurança, dados e sustentabilidade. O trabalho tem por objetivo apoiar as organizações na jornada de transformação digital, garantindo um resultado com valor real e duradouro. “Alinhamos a estratégia tecnológica com os objetivos de negócio dos nossos clientes, potenciando a transformação com recurso à IA. Preparamos os clientes para a IA, com bases sólidas em cloud, dados, cibersegurança e aplicações nativas da cloud, otimizando a tecnologia através da automação e integração de IA”, refere Bruno Mota, Managing Director da Devoteam Portugal. Em Portugal são mais de 1.400 colaboradores, combinando uma visão global e a experiência local “para ajudar as empresas portuguesas a atingirem os seus objetivos de negócio de forma sustentável e inovadora”. A aposta, reforça Bruno Mota, passa também pela formação dos colaboradores da Devoteam em IA generativa e “Sustainable IT”, “assegurando uma equipa altamente qualificada e preparada”. Objetivos que orientam o negócio no atual contextoPerante um ambiente de negócios “atrativo para empresas nacionais e estrangeiras”, a adaptação às exigências do mercado tem acontecido “através de uma combinação de investimento em tecnologias emergentes, aceleração da transformação digital, aquisições estratégicas, cultura de inovação, compromisso com a sustentabilidade e foco nas pessoas”, sublinha o Managing Director, que aponta a “capacidade de adaptação” como uma peça “fundamental” para o sucesso e crescimento contínuo da organização. A visão e valores da Devoteam passam por impulsionar a transformação digital para ajudar as empresas a prosperar na era digital; focar no conceito “Tech for People” para colocar a tecnologia ao serviço das pessoas, não apenas nos clientes, mas também no desenvolvimento interno dos colaboradores; construir relações de longo prazo e de confiança com clientes e promover a sustentabilidade na estratégia e operações da organização. Principais clientes e ParceirosOs projetos de transformação digital, assentes em soluções de Data & AI, cloud, cibersegurança e desenvolvimento de aplicações nativas na cloud, têm merecido maior investimento por parte dos clientes da Devoteam. “Temos atualmente um ecossistema robusto de Parceiros, o que nos coloca numa posição privilegiada para oferecer soluções tecnológicas abrangentes e inovadoras aos nossos clientes”, afirma Bruno Mota. A AWS, a Google Cloud e a Microsoft são alguns dos Parceiros estratégicos em Portugal, assim como a OutSystems. “A nossa rede de Parceiros é vasta também nas áreas de desenvolvimento de software e dados. Para nós, este ecossistema é fundamental para aceder a tecnologias inovadoras, valorizando não apenas as soluções que entregamos aos nossos clientes, como também a nossa equipa, com o desenvolvimento de competências especializadas”, explica Bruno Mota. Um olhar sob o futuroPara Portugal, a ambição passa por atingir os cem milhões de euros em faturação no final de 2024, reflexo, sublinha o Managing Diretor, de uma “trajetória de crescimento sólida, suportada por uma estratégia bem definida e por uma forte capacidade de execução”. A estratégia de crescimento orgânico e por aquisição deverá continuar a ser adotada em Portugal: “Encaramos o futuro da Devoteam com otimismo e ambição, baseando-nos numa estratégia sólida e numa visão clara do nosso papel na transformação digital das empresas”, concluiu. |