2015-12-15
A Tech Data revelou os seus resultados financeiros do terceiro trimestre, que terminou a 31 de Outubro de 2015, onde se verifica que as vendas líquidas da empresa nesse mesmo período foram de 6,4 mil milhões de dólares, refletindo uma quebra de cinco por cento em relação ao mesmo período do ano anterior.
Em relação ao continente americano as vendas líquidas atingiram os 2,6 mil milhões de dólares, um decréscimo de três por cento em relação ao período homólogo.
Na Europa os resultados das vendas líquidas alcançaram os 3,9 mil milhões, refletindo uma descida de seis por cento.
A nível do lucro bruto registaram-se 314,18 milhões de dólares, 4,9 por cento das vendas líquidas, contra 335 milhões, 4.95 por cento das vendas líquidas, no mesmo trimestre do ano anterior.
Numa base cambial constante, o lucro bruto melhorou 9 milhões de dólares, ou 3 por cento numa base anual.
Em relação aos proveitos operacionais não-GAAP, estes atingiram os 36,6 milhões de dólares, em relação aos 70,8 milhões de dólares do ano anterior.
Na Europa, os proveitos operacionais não-GAAP foram de 37,9 milhões de dólares, contra os 36,5 milhões de dólares do mesmo trimestre de 2014.
O resultado líquido não-GAAP foi de 45,2 milhões de dólares, ou 1,28 dólares por ação, contra 45,3 milhões de dólares ou 1,18 dólares por ação no trimestre homólogo do ano anterior.
As disponibilidades financeiras líquidas resultantes das operações durante o terceiro trimestre foram de 82 milhões de dólares.
As disponibilidades financeiras líquidas resultantes das operações atingiram os 221 milhões de dólares.
O retorno do capital investido numa base não-GAAP para os últimos 12 meses foi de 12 por cento.
Para Augusto Soveral, country manager da Tech Data Portugal, "a empresa em Portugal continua a encarar de forma positiva os resultados do exercício. Tal como na Europa, a operação mantém a sua eficiência em termos de vendas e rentabilidade, aproveitando as oportunidades do alargamento do portfólio de produtos e serviços e reforçando assim os níveis de serviço a que habituámos os nossos parceiros e clientes".
A Tech Data prevê vendas líquidas entre 7,05 e 7,25 mil milhões de dólares, para o quarto trimestre que terminará no dia 31 de Outubro de 2016.