2014-2-19

BIZ

Distribuição

Tech Data Espanha com processo por IVA que pode custar 55 milhões de dólares

O gigante norte-americano provisiona percas de 55 milhões de dólares devido a disputa judicial sobre IVA supostamente não entregue em Espanha, e corta 25 milhões nos lucros líquidos já apresentados por problemas contabilísticos no Reino Unido e em mais 2 países europeus.

Tech Data Espanha com processo por IVA que pode custar 55 milhões de dólares

Em comunicado ao mercado no passado dia 5 , a Tech Data, o segundo maior distribuidor TI do mundo, explica porque teve de provisionar uma perca potencial de 55 milhões de $USD a par de rectificar os lucros líquidos já apresentados devido a más práticas contabilísticas no Reino Unido e em mais 2 filiais europeias que não identificou.

A disputa entre a filial espanhola da Tech Data e la Hacienda, a administração tributária espanhola, sobre IVA supostamente não entregue, resulta de uma inspecção fiscal e remonta ao ano 2004.
A distribuidora perdeu na Justiça , recorreu da sentença e foi recentemente conhecido a decisão do tribunal de recurso , de acordo com a Tech Data, depois de apresentados os resultados da empresa ao mercado.

A Tech Data apelou agora para o Tribunal Supremo mas a empresa reconhece que os riscos de uma nova decisão negativa são significativamente elevados o que a levou a provisionar percas no valor do imposto em falta mais multas e juros totalizando 55,6 milhões de dólares apesar de defender que “-the company believes the Spanish subsidiary defence to the assessments has solid legal grounds”.

Sobre os problemas de contabilidade no Reino Unido e em mais 2 países europeus que a empresa não identificou , eles vem de uma auditoria independente iniciada em Março de 2013 que identifica um conjunto de más praticas contabilísticas nomeadamente erros decorrentes da contabilidade de fornecedores, uso indevido de lançamentos contabilísticos manuais e reconhecimento indevido em operações de cambio.

O gigante da distribuição, que fornece 120 mil resellers em mais de 100 países e é classificada como a empresa 119ª no ranking da Fortune 500, enumerou no comunicado um conjunto de acções correctivas a implementar de imediato, nomeadamente a centralização de alguns processos das suas filiais.

O impacto destes factos nos resultados agora apresentados acaba por ser reduzido dada a dimensão mundial da empresa.

Para ler o comunicado da Tech Data

Recomendado pelos leitores

CEO portugueses estão menos confiantes no crescimento da economia
BIZ

CEO portugueses estão menos confiantes no crescimento da economia

LER MAIS

Sophos nomeia novo Chief Revenue Officer
BIZ

Sophos nomeia novo Chief Revenue Officer

LER MAIS

IBM introduz portfólio para Microsoft Azure
BIZ

IBM introduz portfólio para Microsoft Azure

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 112 NOVEMBRO 2024

IT CHANNEL Nº 112 NOVEMBRO 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.