Marta Quaresma Ferreira em 2024-9-24

BIZ

Case Study

Solução de Business Intelligence implementada pela GSTEP melhora processos internos da ERA Portugal

A implementação do Power BI da Microsoft implicou a criação de um Data Warehouse de suporte aos dashboards corporativos e contribuiu para a integração e centralização dos dados

Solução de Business Intelligence implementada pela GSTEP melhora processos internos da ERA Portugal

A ERA Portugal necessitava de melhorar alguns procedimentos na sua operação. Com a informação descentralizada e algum processamento manual, o desafio passava por obter de forma rápida dados mais fidedignos e fáceis de interpretar que ajudassem a suportar a tomada de decisão de forma mais rápida e eficaz.

Desta forma, o objetivo era centralizar, automatizar e atualizar os dados de forma sistemática e diária.

Parceria-chave traz solução dinamizadora para o futuro da ERA Portugal

A especialização e a experiência comprovada na área levaram a ERA Portugal a escolher a GSTEP para este projeto. A empresa foi desafiada a implementar um projeto de Business Intelligence, essencial para o desenvolvimento do negócio da imobiliária, com a construção de uma solução customizada que otimizasse e automatizasse a gestão de dados da ERA Portugal.

“Sabíamos que era importante apoiar, de uma forma mais estruturada e eficiente, a gestão diária das equipas da ERA Portugal, criando dashboards mais claros e intuitivos, tornando-nos capazes de avaliar o desempenho do negócio diariamente, identificar tendências de mercado e de forma geral tomar decisões de forma mais ágil e informada”, começou por referir Rui Torgal, CEO da ERA Portugal.

A tecnologia selecionada foi o Power BI da Microsoft, uma solução incorporada na Power Platform da Microsoft, “o que traz vantagens ao nível do workflow, integração e centralização dos dados e facilidade na utilização no dia-a-dia”, justificou Gustavo Mendes, CEO da GSTEP.

A implementação implicou a criação de um Data Warehouse de suporte aos dashboards corporativos. Os processos de ETL de canalização de dados entre as diferentes fontes de informação e o Data Warehouse, assim como a infraestrutura de base de dados foram desenvolvidos em Microsoft Azure Cloud.

A solução permitiu à empresa ter acesso a novos dashboards analíticos, ajustados à política de data-driven, permitindo uma melhor tomada de decisão em praticamente todas as áreas críticas do negócio.

O projeto teve a duração de cinco meses e contou com a participação de seis pessoas ao longo de todas as fases do processo.

Resultados alcançados

A ERA Portugal mostra-se satisfeita com o trabalho realizado pela GSTEP. “Entre os pontos mais positivos desta parceria destacamos a elevada disponibilidade, o cumprimento dos objetivos propostos e a capacidade de resolução de problemas”, destacou Rui Torgal.

A nova solução trouxe uma maior coerência analítica; o acesso facilitado a dashboards intuitivos, rigorosos e atualizados em tempo real; uma gestão de tempo mais eficiente; e uma maior facilidade de análise de padrões de comportamento a nível do modelo de negócio.

Para o futuro, a estratégica passa pela melhoria contínua e enriquecimentos das atuais dashboards para que ref litam a qualquer momento as necessidades da ERA Portugal em termos de gestão e análise de dados.

Recomendado pelos leitores

Cegid lança assistente financeiro com IA em Portugal
BIZ

Cegid lança assistente financeiro com IA em Portugal

LER MAIS

DXC Technology anuncia novo diretor-geral para Portugal
BIZ

DXC Technology anuncia novo diretor-geral para Portugal

LER MAIS

Cegid distingue Parceiros em Portugal e África
BIZ

Cegid distingue Parceiros em Portugal e África

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 116 ABRIL 2025

IT CHANNEL Nº 116 ABRIL 2025

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.