2020-2-20
Com o objetivo de modernizar o sistema administrativo da Sogrape, a IP Consulting implementou uma solução de software PHC
A Sogrape é um grupo de marcas, com sede em Portugal, que se dedica à produção de vinhos e ao Enoturismo onde foi necessário avançar com uma revisão e modernizar o sistema criando uma solução que respondesse de forma rápida. Os projetos da IP Consulting basearam-se em PHC CS Desktop tendo na sua maioria integrações com outros Sistemas. A solução implementada é composta por uma componente web integrada com o software de faturação PHC já existente. O desafioAs dificuldades identificadas centram-se essencialmente no caráter manual do processo existente e na consequente complexidade de gestão. O desafio está no facto de conseguir modernizar todo o processo e criar um sistema que responda de forma integrada. Em conjunto com o Parceiro PHC, IPConsulting, a Grape Ideas, empresa do grupo Sogrape, conseguiu assim, superar a complexidade inerente à gestão administrativa da sua atividade, desde o planeamento e gestão das reservas nos centros de visitas de cliente individuais e operadores turísticos, até à integração de todo o ciclo operacional – reserva, faturação automática e respetivo pagamento com o mínimo de intervenção humana e ainda a disponibilização de marcação e compra de serviços online num canal B2C. A soluçãoA PHC desempenha um papel fundamental no processo de digitalização do tecido empresarial português, acompanhando as principais tendências e dando resposta aos principais desafios dos mercados. A grande vantagem do software PHC é ser um sistema nervoso digital que permite enfrentar os desafios do mercado atual. O software tem uma capacidade de personalização única, permitindo que cada empresa tenha uma solução adaptada às suas necessidades. O software tem uma camada, a framework, que, por ser tão robusta e personalizável, permite que os Parceiros personalizem as soluções à medida das necessidades dos seus clientes. Esta é uma vantagem impossível de copiar para as empresas que querem ser mais rápidas, ter clientes mais satisfeitos e com um crescimento potenciado do volume de vendas. A solução implementada é composta por uma componente web integrada com o software de faturação PHC já existente. Esta componente web tem duas vertentes complementares: uma que suporta os processos de backoffice onde se inclui todo o planeamento e gestão de visitas, e outra mais visível que suporta o website de enoturismo da Sogrape. O software PHC foi integrado de forma a suportar toda a componente de faturação. “O nome Sogrape já não é indiferente em lugar algum, pelo que comercialmente é sempre um grande cartão de visita em qualquer local. As soluções tecnológicas utilizadas, principalmente de integrações entre PHC e web, abrem igualmente um leque de oportunidades e soluções técnicas que nos irão permitir estar mais preparados para outros projetos novos e em clientes atuais”, afirma Carlos Alves, Diretor de Sistemas de Informação da Sogrape. Os resultadosO fluxo de trabalho foi todo integrado e está suportado de forma completa, proporcionando uma gestão e comunicação muito mais eficiente e direta com os clientes. “A automatização de processos, que é muito forte no software PHC, permitiu à Sogrape reduzir em 50% o trabalho administrativo e mostra de forma clara a melhoria que esta solução trouxe aos processos de negócio. A Grape Ideas é agora uma empresa mais rápida na sua gestão administrativa”, garante Rogério Canhoto, Chief Business Officer da PHC Software. Como é hábito no software PHC, o PHC CS é uma ferramenta de atualização constante e para a qual são apresentadas várias novidades ao longo do ano de forma a trazer funcionalidades novas ou melhorar a experiência de utilização. A Sogrape tem a opção de usufruir destas novidades, já que faz parte do modelo de negócio da PHC, um serviço que permite aos clientes ter sempre o seu software e o investimento atualizado. Para além das novidades dos módulos implementados, a solução poderá escalar para outros módulos e funcionalidades disponíveis para o PHC CS de forma a dar resposta a outras necessidades, atuais ou futuras, e ajudar o negócio a ser cada vez mais preparado para as exigências do mercado. “O feedback não podia ter sido melhor. Os objetivos do projeto foram atingidos e as expectativas do cliente alcançadas. O projeto termina com o cliente a pedir para estarmos preparados porque no próximo ano vamos evoluir ainda mais, o que é um claro sinal de que o projeto foi devidamente implementado”, conclui Gil Lobo, CEO da IP Consulting. |