Marta Quaresma Ferreira em 2023-12-19
Para além do setor financeiro, a organização desenvolveu o seu negócio para as áreas de retalho e da saúde, com soluções orientadas ao cliente e às suas necessidades do momento
A SoftFinança celebrou 33 anos em 2023. A empresa começou por oferecer, numa primeira fase, soluções exclusivas direcionadas ao setor financeiro, sendo responsável pela criação do primeiro software para ATM multivendor. Ao longo dos anos a organização foi responsável por desenvolver soluções para este setor, com a ligação das instituições aos Canais de relação com os clientes. A última década ficou marcada por uma expansão da estratégia comercial a outros setores de atividade. Hoje, a SoftFinança conta com clientes no setor do retalho e da saúde, com soluções não só de pagamento, mas também soluções self-service. “O nosso foco foi sempre a consolidação de competências e especialização em diversas indústrias, tendo como denominador comum a usabilidade e novas funcionalidades na área dos pagamentos. A empresa adquiriu competências e especializações para atender às necessidades específicas de cada setor, garantindo soluções orientadas para o cliente, tendo sempre uma proposta de valor que nos diferencia”, explica Luís Teodoro, Administrador da SoftFinança, ao IT Channel. Objetivos e rumo do negócioA SoftFinança apresenta, desde o primeiro dia, o propósito de ser “mais um Parceiro do que propriamente um fornecedor”. A organização preocupa-se, num primeiro momento, em compreender os problemas e necessidades dos clientes para, em conjunto, “encontrar aquela que será a melhor solução para os levar a atingir os seus próprios objetivos”. Com investimento em inovação e eficiência, a SoftFinança procura “adicionar valor de forma contínua” aos seus clientes e Parceiros, através de uma equipa multidisciplinar, sediada 100% em Portugal, e que conta com cerca de 45 colaboradores. “Nos últimos anos, e mantendo uma trajetória de crescimento, tanto das vendas, como dos resultados, apresentámos uma performance financeira ligeiramente melhor que a média do setor”, revela Luís Teodoro. Parceiros e soluções mais procuradasApesar de entregar aos seus clientes soluções próprias, no que diz respeito a infraestrutura, alojamento e ferramentas de desenvolvimento a SoftFinança trabalha com outras soluções, sendo um dos Parceiros certificados da Microsoft. “No que concerne a algumas das soluções na área dos canais digitais, em que as nossas soluções as-a-Service integram também a componente de hardware, somos Parceiros já há alguns anos da LG e, mais recentemente, da Samsung, no que diz respeito a todos os equipamentos de digital signage”, explica Luís Teodoro. No global, as soluções de pagamentos digitais, as soluções de self-service e os canais têm procura junto dos clientes. “Mesmo aquelas [soluções] que poderão já não ser óbvias para o mercado nacional, continuam a sê-lo para os mercados emergentes onde estamos a atuar e continuaremos a investir na nossa presença”, reforça o Administrador da SoftFinança, que relembra o caminho que a organização tem procurado fazer para acompanhar a evolução tecnológica. Mercado português e investimentos estratégicosCom uma conjuntura pouco favorável ao investimento, aliada à falta de clientes financeiros com centros de decisão em Portugal, a SoftFinança tem trabalhado na identificação de outras oportunidades. A nível nacional, a estratégia da organização passa por alargar a oferta e angariar novos clientes em setores como o do retalho e da saúde, “incorporando novas funcionalidades e oferecendo soluções que respondam às necessidades em constante evolução”. Nos últimos anos, os investimentos significativos ocorreram essencialmente em dois mercados emergentes - América Latina e Países Africanos Francófonos -, onde decorrem já projetos, apoiados por escritórios em Dakar e na República Dominicana. |