Marta Quaresma Ferreira em 2023-12-19

BIZ

Parceiro do Mês

SoftFinança procura “adicionar valor de forma contínua” a clientes e Parceiros

Para além do setor financeiro, a organização desenvolveu o seu negócio para as áreas de retalho e da saúde, com soluções orientadas ao cliente e às suas necessidades do momento

SoftFinança procura “adicionar valor de forma contínua” a clientes e Parceiros

A SoftFinança celebrou 33 anos em 2023. A empresa começou por oferecer, numa primeira fase, soluções exclusivas direcionadas ao setor financeiro, sendo responsável pela criação do primeiro software para ATM multivendor.

Ao longo dos anos a organização foi responsável por desenvolver soluções para este setor, com a ligação das instituições aos Canais de relação com os clientes.

A última década ficou marcada por uma expansão da estratégia comercial a outros setores de atividade. Hoje, a SoftFinança conta com clientes no setor do retalho e da saúde, com soluções não só de pagamento, mas também soluções self-service.

“O nosso foco foi sempre a consolidação de competências e especialização em diversas indústrias, tendo como denominador comum a usabilidade e novas funcionalidades na área dos pagamentos. A empresa adquiriu competências e especializações para atender às necessidades específicas de cada setor, garantindo soluções orientadas para o cliente, tendo sempre uma proposta de valor que nos diferencia”, explica Luís Teodoro, Administrador da SoftFinança, ao IT Channel.

Objetivos e rumo do negócio

A SoftFinança apresenta, desde o primeiro dia, o propósito de ser “mais um Parceiro do que propriamente um fornecedor”. A organização preocupa-se, num primeiro momento, em compreender os problemas e necessidades dos clientes para, em conjunto, “encontrar aquela que será a melhor solução para os levar a atingir os seus próprios objetivos”.

Com investimento em inovação e eficiência, a SoftFinança procura “adicionar valor de forma contínua” aos seus clientes e Parceiros, através de uma equipa multidisciplinar, sediada 100% em Portugal, e que conta com cerca de 45 colaboradores.

“Nos últimos anos, e mantendo uma trajetória de crescimento, tanto das vendas, como dos resultados, apresentámos uma performance financeira ligeiramente melhor que a média do setor”, revela Luís Teodoro.

Parceiros e soluções mais procuradas

Apesar de entregar aos seus clientes soluções próprias, no que diz respeito a infraestrutura, alojamento e ferramentas de desenvolvimento a SoftFinança trabalha com outras soluções, sendo um dos Parceiros certificados da Microsoft.

“No que concerne a algumas das soluções na área dos canais digitais, em que as nossas soluções as-a-Service integram também a componente de hardware, somos Parceiros já há alguns anos da LG e, mais recentemente, da Samsung, no que diz respeito a todos os equipamentos de digital signage”, explica Luís Teodoro.

No global, as soluções de pagamentos digitais, as soluções de self-service e os canais têm procura junto dos clientes. “Mesmo aquelas [soluções] que poderão já não ser óbvias para o mercado nacional, continuam a sê-lo para os mercados emergentes onde estamos a atuar e continuaremos a investir na nossa presença”, reforça o Administrador da SoftFinança, que relembra o caminho que a organização tem procurado fazer para acompanhar a evolução tecnológica.

Mercado português e investimentos estratégicos

Com uma conjuntura pouco favorável ao investimento, aliada à falta de clientes financeiros com centros de decisão em Portugal, a SoftFinança tem trabalhado na identificação de outras oportunidades.

A nível nacional, a estratégia da organização passa por alargar a oferta e angariar novos clientes em setores como o do retalho e da saúde, “incorporando novas funcionalidades e oferecendo soluções que respondam às necessidades em constante evolução”.

Nos últimos anos, os investimentos significativos ocorreram essencialmente em dois mercados emergentes - América Latina e Países Africanos Francófonos -, onde decorrem já projetos, apoiados por escritórios em Dakar e na República Dominicana.

Recomendado pelos leitores

Fortinet Engage Partner Program “foi projetado para ajudar os Parceiros a expandir os seus negócios”
BIZ

Fortinet Engage Partner Program “foi projetado para ajudar os Parceiros a expandir os seus negócios”

LER MAIS

Cegid nomeia novo Chief Operating Officer
BIZ

Cegid nomeia novo Chief Operating Officer

LER MAIS

Colt lança Microsoft Operator Connect for Resellers
BIZ

Colt lança Microsoft Operator Connect for Resellers

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 109 JULHO 2024

IT CHANNEL Nº 109 JULHO 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.