Rui Damião em 2020-5-28
Estudo mostra que os Parceiros acreditam que a maioria das suas receitas vai chegar através de serviços geridos, ou managed services, muitos deles relacionados com a cibersegurança
“Num mundo cheio de incerteza, uma coisa que é possível garantir é que a procura por soluções por cibersegurança vai aumentar exponencialmente”. É assim que Brian Babineau, SVP & GM da Barracuda MSP, abre o sumário executivo do relatório “The Evolving Landscape of the MSP Business” de 2020, realizado pela CompTIA e pela Barracuda. O relatório, que foi publicado já durante a pandemia global provocada pela COVID-19, indica que agora “é a altura para adicionar segurança ao portfólio de serviços” dos Parceiros de Canal que estão na sua jornada enquanto MSP. 88% dos perto de 300 Parceiros inquiridos indicam que “a procura por serviços de segurança vai aumentar nos próximos 12 meses”. Simultaneamente, 91% planeiam aumentar o número de serviços oferecidos no próximo ano, particularmente no que diz respeito à cibersegurança. A procura destes serviços por parte do consumidor final está relacionada, também, com a falta de talento. Com uma dificuldade acrescida em encontrar as competências corretas neste campo, muitas das empresas acabam por se virar para Parceiros de confiança que têm o conhecimento, as competências e a capacidade em termos de tecnologia e serviços para ajudar a proteger a sua organização. Managed services como oportunidadePor esta altura, o Canal já sabe que os serviços geridos, ou managed services são a grande oportunidade para os Parceiros em todo o mundo. Segundo o estudo da CompTIA e da Barracuda, 69% dos inquiridos indica que esta é a maior oportunidade dentro do Canal para aumentar as vendas e as receitas. Serviços de computação cloud (9%) e hardware (2%) aparecem muito atrás na lista de maior oportunidade para aumentar as receitas. No total, 98% dos entrevistados geraram receita com serviços geridos durante o ano de 2019. No entanto, a maioria dos entrevistados opera um modelo de serviços híbridos, com 13% a gerar até 10% dos negócios através de serviços. Este ano, quase 40% dos entrevistados gerou metade ou mais dos seus negócios através de managed services, ainda que em diferentes graus. No ano passado, esse número estava em torno de 30%, sinalizando um aumento de 10% no total. Os números alteram-se quando questionados sobre quanto é que esperam gerar através de serviços durante o ano de 2020. Cerca de 53% dos Parceiros disseram que esperam gerar 51% ou mais dos seus negócios durante este ano através de serviços geridos, com aproximadamente 45% dos entrevistados a esperar gerar até 50% dos seus negócios através de managed services. Os números mostram algo de concreto: os serviços geridos estão a crescer e representam uma fatia cada vez maior na faturação dos Parceiros. Mais confiançaUm dos pontos abordados neste estudo é a confiança. Esta questão é vital num fornecedor de serviços de IT. Os resultados do estudo revelam que 52% dos entrevistados sentiram que a confiança aumentou um pouco entre os fornecedores e os seus clientes. Uma das razões pode-se prender com o facto de que há cada vez mais fornecedores a perceber a importância de cuidar dos clientes durante todo o ano e manter contactos regulares. Já os clientes finais esperam que o seu fornecedor de serviços de IT atue como um consultor confiável e os guie pelo caminho certo, oferecendo conselhos e vendendo tecnologia e serviços, porque isso beneficiará os seus negócios em vez de gerar lucro extra. Principais serviços geridosDe acordo com os Parceiros que contam com este tipo de serviços no seu portfólio, estima-se que Backup, Business Continuity e Disaster Recovery (59%) vá ser uma das tecnologias mais promovidas pelo Canal que aposta em managed services, seguido de Network Monitoring and Management (41%), Productivity Apps (38%), Network Security (35%) e Endpoint Security (31%). |