Marta Quaresma Ferreira em 2024-4-15
Uma das grandes vantagens da solução implementada é a sua adaptação aos mais variados setores. A SAP S/4HANA permitiu à Labialfarma tomar decisões mais rápidas através da análise e da identificação de tendências
O setor farmacêutico caracteriza- se por ser uma área crítica, com requisitos e exigências. Perante esta realidade, a Labialfarma procurava garantir um maior controlo e suporte ao seu negócio em crescimento. A gestão de armazéns, organizada com um processo de consequência ao longo de toda a cadeia logística, implicava também a implementação de um sistema de gestão de armazéns integrado e altamente flexível. A solução escolhidaA empresa analisou a oferta e experiência da SEIDOR, que trabalha a nível mundial com a SAP, e a escolha recaiu sobre a solução SAP S/4HANA por permitir gerir os diferentes processos de negócio. “Sendo uma solução integrada, a partilha de informação sobre os mesmos dados base foi fundamental para aproximar todas as áreas de negócio e obter uma visualização de todas as partes e de como se encaixam no todo”, explica Mário Amaral, Diretor Geral Adjunto da Seidor em Portugal. Da perspetiva do negócio, Miguel Ferraz, Diretor Geral da Labialfarma, considera que “esta foi a solução que ofereceu melhor adesão ao negócio, potencial de evolução e que se adequava ao crescimento da empresa, fornecendo maior controlo sobre os processos”. Outra das vantagens está relacionada com a experiência de implementações da Seidor na indústria farmacêutica, recorrendo a uma solução que se adapta aos mais diversos setores de atividade. Impacto no negócioDe acordo com Céu Mendonça, Diretora de Negócio para as Pequenas e Médias Empresas da SAP, a solução SAP S/4HANA “permitiu à Labialfarma deter o controlo sobre o fluxo de informação, bem como agilizar o seu negócio. A experiência de utilização trouxe benefícios à organização que conseguiu, por um lado, “ter os processos nucleares do negócio integrados numa única solução e, por outro, obter um conhecimento do negócio em tempo real, de forma a atuar sobre o mesmo”. A solução em causa, que já conta com mais de uma década, é um software ERP de última geração capaz de ajudar as empresas a gerirem o seu negócio e os seus processos no atual mundo digital. “O que verificamos é que o SAP S/4HANA reforça a capacidade das empresas se adaptarem, contínua e agilmente, à natural evolução do mercado e aos novos desafios económicos, como necessidades de expansão e adaptações na cadeia de valor e de distribuição ou mesmo na área de ESG”, acrescenta Céu Mendonça. A implementação da solução decorreu em plena pandemia, o que não impediu, contudo, o sucesso e a obtenção de resultados positivos, contribuindo para a melhoria dos “processos de negócio da Labialfarma e, em alguns casos, criando formas de seguir o fluxo de negócio com informação em real time”, esclarece Mário Amaral, da Seidor. Feedback do clienteA simplificação e eliminação dos processos burocráticos, a maior rastreabilidade e o maior controlo imediato e efetivo sobre os processos são alguns dos principais benefícios da implementação da solução SAP destacados pela Labiafarma. O diretor geral da empresa farmacêutica destaca a capacidade de “olhar para os processos que temos, e para os dados que a solução SAP S/4HANA disponibiliza, com maior confiança e segurança na informação”. Atualmente, “com a evolução que é esperada da solução implementada pela Seidor, conseguimos reunir as condições necessárias para tirar partido da capacidade de processamento HANA, o que ajuda a organizar, analisar e a identificar tendências, no sentido de podermos tomar decisões mais rápidas e obter melhores resultados”, remata Miguel Ferraz. |