Marta Quaresma Ferreira em 2025-4-17

BIZ

Parceiro do Mês

Segurança, formação e qualidade: Negócio da Quantinfor “mantém foco estratégico no mercado nacional”

Com 25 anos de história, um dos principais objetivos da organização portuguesa passa por fornecer soluções tecnológicas adaptar às necessidades das PME

Segurança, formação e qualidade: Negócio da Quantinfor “mantém foco estratégico no mercado nacional”

João Mota, sócio e CTO, Quantinfor

Criada no início dos anos 2000, a Quantinfor é uma empresa portuguesa, especializada em soluções de tecnologias de informação, que oferece uma variedade de serviços, desde sistemas de informação, consultoria em IT e soluções verticais pensadas e adaptadas aos mais diversos setores de atividade.

Desde o seu surgimento, pelas mãos do atual CEO, Hugo Costa, ao qual se juntou em 2006 João Mota, sócio e atual CTO da empresa, são vários os acontecimentos que têm marcado a história da Quantinfor: desde Parcerias com a PHC e a Microsoft, à distinção como PME Líder, passando pela internacionalização do negócio para Angola em 2013.

Segurança, formação e Parcerias: o que faz mover o negócio

Alguns dos objetivos que norteiam o negócio da Quantinfor passam pelo “fornecimento de soluções tecnológicas inovadoras e adaptadas às necessidades específicas de cada PME”, começa por explicar João Mota.

A segurança é outro dos pilares fundamentais ao garantir a “eficiência dos sistemas e processos através da integração de cibersegurança e das tecnologias de gestão”.

A promoção da formação contínua da equipa, o estabelecimento de Parcerias estratégicas que reforcem a oferta de soluções de qualidade e o compromisso com a qualidade certificada, como é o caso da implementação da norma ISO 9001, são outros dos objetivos elencados pela organização.

Com 48 colaboradores, a Quantinfor “mantém um foco estratégico no mercado nacional, concentrando os seus esforços na consolidação e crescimento dentro de Portugal”, refere o CTO, que destaca “a proximidade com os nossos clientes, o conhecimento aprofundado das suas necessidades e a adaptação das nossas soluções às especificidades das empresas portuguesas” como os “fatores essenciais para garantir um serviço de excelência”.

Apesar dos desafios, João Mota sublinha que os 25 anos de vida da Quantinfor têm sido marcados por “um crescimento favorável, que se traduz no aumento do volume de faturação e no crescimento da nossa equipa”.

“Temos vindo a evoluir favoravelmente, sendo que, ao longo dos anos, batemos a meta de um milhão de vendas em 2013, os dois milhões em 2020 e os três milhões em 2024. Prevemos chegar aos cinco milhões em 2027”, antecipa o CTO.

Parcerias fortes e soluções ao dispor dos clientes

No portfólio de soluções disponibilizadas aos cerca de 600 clientes ativos encontra-se o Q.SAFE IT, um produto que reúne monitorização, segurança, recuperação de dados, continuidade de negócio e formação em cibersegurança; soluções cloud que permitem acesso facilitado a dados para apoiar decisões de negócio; conformidade com o Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD); software PHC para integração de sistemas empresariais; desenvolvimento contínuo de soluções PHC adaptadas às necessidades dos clientes; e consultoria em IT para análise e apresentação de soluções adequadas a cada negócio.

“Mantemos Parcerias fortes com marcas reconhecidas como a PHC, a Microsoft, a Dell, a Sophos e a Kaspersky. Mas o leque de Parceiros é enorme: Veeam, Webroot, Wasabi, Acronis e NinjaOne”, refere João Mota.

Medir o pulso ao mercado

Na ótica da organização, “o ambiente de negócios em Portugal tem evoluído positivamente”, alavancado pela “crescente digitalização das empresas e pelo reconhecimento internacional do país como um ecossistema favorável ao empreendedorismo”.

No entanto, relembra João Mota, “existe uma margem de evolução”, com oportunidades para a Quantinfor “ajudar muitas empresas”, sobretudo em áreas como a cibersegurança e na centralização e digitalização de processos mais manuais.

“A Quantinfor acredita que estas iniciativas fortalecem a competitividade das empresas nacionais, preparando-as para enfrentar desafios futuros e aproveitar oportunidades emergentes no mercado global”, conclui João Mota.

Recomendado pelos leitores

Cegid lança assistente financeiro com IA em Portugal
BIZ

Cegid lança assistente financeiro com IA em Portugal

LER MAIS

DXC Technology anuncia novo diretor-geral para Portugal
BIZ

DXC Technology anuncia novo diretor-geral para Portugal

LER MAIS

Cegid distingue Parceiros em Portugal e África
BIZ

Cegid distingue Parceiros em Portugal e África

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 116 ABRIL 2025

IT CHANNEL Nº 116 ABRIL 2025

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.