A Schneider Electric deu início ao seu Innovation Summit World Tour, enfatizando a necessidade de ação imediata e colaboração contínua para acelerar a transição energética e enfrentar a crise climática.
“Como consequência do recorde de aquecimento global registado em 2023, estamos a apelar à indústria e às empresas de todo o mundo para que se unam para impulsionar uma mudança significativa contra a crise climática. Atualmente, existe tecnologia para reduzir drasticamente as emissões e fazer a ponte entre o progresso e a sustentabilidade”, afirmou Peter Herweck, CEO da Schneider Electric, em comunicado. “Só através da inovação e da colaboração podemos desbloquear novas oportunidades de digitalização, eletrificação e descarbonização que criem um impacto duradouro. Porque juntos, podemos transformar a ambição em ação”.
Tendo tido a sua primeira edição em 2016, o Innovation Summit da Schneider Electric apresenta as mais recentes inovações, soluções e Parcerias da empresa, que impulsionam o futuro da automação, eletrificação e digitalização. Este ano reúne clientes, Parceiros e líderes da indústria em Paris para dois dias de plenários, sessões de breakout, mesas redondas, deep dives, networking e visitas ao salão de exposições.
No evento, a Schneider Electric também apresentou novas soluções concebidas para ajudar as empresas a criar estratégias, digitalizar e descarbonizar as suas operações e acelerar os compromissos de sustentabilidade, incluindo:
- Connect: Uma plataforma de inteligência industrial agnóstica e de ponta a ponta que integra dados operacionais e de engenharia para fornecer visibilidade sobre toda a cadeia de valor e ecossistema. Ligando clientes à Schneider Electric, Aveva, Etap, RIB e outros fornecedores de software, o Connect tira partido da IA e do gémeo digital inteligente para capacitar as empresas no sentido de desbloquearem eficiências e impulsionarem a sustentabilidade para um crescimento responsável;
- Resi9 Energy Center: Um quadro elétrico inteligente e compacto para casas que se integra nos quadros existentes, garantindo o fornecimento e a distribuição seguros de eletricidade. À medida que mais casas são eletrificadas e equipadas com energias renováveis como a solar, veículos elétricos (VE) e microgrids – e à medida que mais proprietários de casas se estão a tornar prosumers, produzindo e consumindo energia –, os quadros elétricos encontram desafios com cargas crescentes e complexas. O Resi9 Energy Center integra-se perfeitamente nos sistemas de gestão de energia doméstica para permitir o controlo e a personalização para uma maior gestão e otimização da energia doméstica;
- Expansão do portfólio de eMobility: Embora a adoção de VE esteja a crescer exponencialmente, apenas cerca de metade (51%) dos proprietários de VE em todo o mundo têm um carregador em casa. A Schneider Charge oferece uma solução de carregamento doméstico de última geração que é robusta, económica e de instalação simples. Para os operadores de frotas e pontos de carregamento, o EcoStruxure EV Advisor e o EVLink Pro DC 180 kW oferecem o que há de mais moderno no carregamento e gestão de veículos elétricos. A estação de carregamento rápido EVLink Pro DC maximiza a eficiência energética, minimizando os custos elétricos. O software como serviço EcoStruxure EV Advisor ajuda a melhorar a fiabilidade e o desempenho dos pontos de carregamento, proporcionando aos operadores visibilidade sobre o desempenho do carregamento, o consumo de energia e a eficiência operacional. Em conjunto, oferecem aos clientes de frotas, parques de estacionamento, edifícios comerciais e residenciais uma solução flexível, de fonte aberta e de ponta a ponta para o carregamento de veículos elétricos.
As Parcerias e a colaboração entre indústrias e cadeias de abastecimento vão ser imperativas para enfrentar a crise climática. A Schneider Electric está a unir os líderes da indústria e as cadeias de valor para impulsionar uma maior descarbonização e sustentabilidade, através de:
- Impacto de sustentabilidade: O programa Sustainability Impact Award da Schneider Electric reconhece Parceiros, clientes e fornecedores que estão a descarbonizar as suas próprias operações e as dos seus clientes. Ao apresentar as iniciativas de sucesso que reduzem as emissões, melhoram a eficiência energética e implementam tecnologias digitais, permite às empresas aprender umas com as outras para impulsionar um impacto mais alargado e mais inovação;
- Descarbonização da cadeia de abastecimento: O novo programa Materialize, uma expansão do conjunto de programas da Schneider Electric para a descarbonização da cadeia de abastecimento, tem como objetivo unir as principais empresas de recursos e materiais críticos para implementar estratégias de descarbonização de Alcance 3 e facilitar a transição para uma economia de baixo carbono. Os fornecedores podem participar em contratos de compra de energia renovável (PPA) à escala de serviços públicos para reduzir as emissões de carbono nas cadeias de valor globais, que normalmente representam mais de 70% da pegada de carbono de uma empresa. A expansão dos programas da Schneider Electric continua com a adesão da Edwards ao programa Catalyze, que procura descarbonizar as cadeias de valor dos semicondutores;
- Parcerias para Data Centers: A nova iniciativa de economia circular da Schneider Electric e da Digital Realty alicerça-se em 20 anos de parceria especializada em Data Centers, esperando-se que ajude a Digital Realty a reduzir 50%-70% do carbono incorporado no seu equipamento UPS de BT, MT e trifásico nos próximos três a cinco anos. Ao mesmo tempo, reduzirá os resíduos eletrónicos e as emissões de Alcance 3. Para além disso, a colaboração da Schneider Electric com a Nvidia pretende otimizar a infraestrutura do Data Center e impulsionar avanços de ponta em IA e tecnologias de gémeos digitais.
|