Inês Garcia Martins em 2024-12-04

BIZ

Schneider Electric aposta em data centers sustentáveis para a era da inteligência artificial

O evento virtual “AI-Ready Data Center Solutions Broadcast”, organizado pela Schneider Electric, trouxe à discussão os desafios e oportunidades dos data centers no contexto da revolução da inteligência artificial

Schneider Electric aposta em data centers sustentáveis para a era da inteligência artificial

No centro da revolução digital, os data centers enfrentam um dilema complexo: alimentar a explosão da Inteligência Artificial (IA) sem sobrecarregar o planeta. A Schneider Electric procurou reforçar o seu compromisso com a sustentabilidade e a inovação tecnológica no evento virtual “AI-Ready Data Center Solutions Broadcast”, onde destacou novas soluções que prometem transformar a infraestrutura digital de hoje para atender às necessidades do futuro.

Neste contexto, a empresa também apresentou a sua estratégia energética para a era da IA, destacando soluções acessíveis, descarbonizadas e otimizadas, com foco em práticas empresariais sustentáveis e integração de tecnologias físicas e digitais. Assim, a inteligência artificial emerge como pilar estratégico para otimizar a eficiência e a sustentabilidade nos data centers, com um foco crescente na adaptação às novas exigências tecnológicas e ambientais.

Pankaj Sharma, Vice-Presidente Executivo de Negócios de Data Centers e Redes da Schneider Electric destacou a urgência de equilibrar as crescentes exigências de poder computacional com os objetivos de sustentabilidade global. “Os centros de dados são a espinha dorsal desta infraestrutura de IA e o catalisador crítico da eficiência e descarbonização”, afirmou Pankaj Sharma. Para sustentar esta visão, a Schneider Electric apresentou uma série de inovações concebidas para responder às exigências energéticas massivas da IA, incluindo a capacidade de crescer rapidamente, mantendo a sustentabilidade, soluções que equipam os centros de dados com infraestruturas flexíveis e tecnologias que garantem fontes de energia resilientes, permitindo operar de forma mais eficiente e sustentável.

O papel da energia no crescimento dos data centers

Pankaj Sharma introduziu alguns dados que indicam que “a procura pelo poder global de data centers está prevista duplicar entre 2022 e 2026” e pede uma reflexão, uma vez que os “data centers estão a tentar manter-se ligados aos requisitos de sustentabilidade e objetivos em frente às necessidades de energia da IA”. Este cenário, explicou, exige infraestruturas que não apenas acompanhem o crescimento, mas que também desacoplem esse crescimento do consumo energético descontrolado.

Nesse sentido, a empresa anunciou a aquisição da Motivair, focada em soluções de arrefecimento líquido, uma tecnologia que o Vice-Presidente Executivo de Negócios de Data Centers e Redes da Schneider Electric classificou como “o futuro dos centros de dados da IA”. Além disso, revelou novos desenvolvimentos na Parceria com a Nvidia para computação acelerada em escala, através de equipamentos mais robustos e eficientes.

Steven Carlini, Chefe de Data Center e Defensor de IA, reforçou: “a Schneider Electric está na frente desta evolução de energia”, revela o especialista, que explica que a empresa combina consultoria, programação e soluções para construir estratégias de energia. Para exemplificar, o especialista destacou a Parceria com a Equinix, que resultou numa redução de 24% nas emissões de CO2, apesar do aumento significativo do consumo energético.

Soluções de computação acelerada com Galaxy VXL

Um dos principais destaques do evento foi o lançamento do Galaxy VXL UPS, uma solução projetada para suportar as exigências de energia das aplicações de IA mais avançadas. Jim Simonelli, Vice-Presidente Sénior e Diretor de Tecnologia, afirmou que “o treino de IA pode representar apenas 25% desses novos gigawatts a serem construídos, estamos a ver racks que consomem mais de 100 kW” e isso “é o que está a impulsionar mudanças significativas na indústria e nas nossas soluções”.

Galaxy VXL UPS da Schneider Electric

Com apenas 1,2 m² e uma densidade de potência de até 1.042 kW/m², o Galaxy VXL UPS redefine os padrões de eficiência e sustentabilidade para centros de dados e infraestruturas críticas. Capaz de alimentar até 1,25 MW numa única estrutura e até 5 MW com quatro unidades em paralelo, combina escalabilidade modular com eficiência operacional, alcançando até 99% no modo eConversion e 97,5% em modo de dupla conversão, reduzindo significativamente as emissões de carbono.

Compatível com baterias de iões de lítio e VRLA, a solução integra tecnologia Live Swap para substituições sem interrupções e monitorização remota através do EcoStruxure IT. O design modular reduz custos iniciais, permitindo expandir a capacidade conforme as necessidades aumentam, garantindo segurança, eficiência e resiliência.

Jim Simonelli também destacou a importância das ferramentas digitais para a modelagem e monitorização dos data centers.

Sustentabilidade no centro da estratégia

Aparna Prabhakar, Vice-Presidente Sénior de Estratégia e Sustentabilidade da Schneider Electric, destacou a sustentabilidade como um dos maiores desafios no contexto dos centros de dados, afirmando que “as cargas de energia da IA requerem muito mais poder, geram mais calor e requerem mais acolhimento para operar, levando a um espalho em emissões de energia”. A especialista ressaltou ainda a necessidade de separar “o crescimento do consumo de energia”, que tem sido uma preocupação crescente para os clientes.

Segundo Aparna Prabhakar, a Schneider Electric está a liderar uma mudança industrializada, onde “a sustentabilidade não é um benefício adicional, mas, em vez disso, é a primeira consideração para cada produto e  projeto”. A Vice-Presidente Sénior de Estratégia e Sustentabilidade da Schneider Electric explicou que a empresa tem adotado uma abordagem holística de ecodesign, resultando em melhorias significativas nos produtos, como exemplificado pelo design do novo Galáxia VXL UPS, que reduziu o uso de material em duas toneladas e a emissão de carbono em 38%. Além disso, a empresa está a enriquecer a supply chain para a "envolver na jornada de sustentabilidade”, com o objetivo de “reduzir em 50% a intensidade das emissões de carbono em 2025”. Aparna Prabhakar também mencionou os esforços da Schneider Electric para ajudar os seus clientes a “descarbonizar” através de consultoria de sustentabilidade e soluções para monitorização de dados ambientais através de uma plataforma baseada na cloud para gestão de sustentabilidade.

O papel das alianças tecnológicas no avanço dos data centers

A Líder da Aliança Nvidia e Chefe de Equipe para Data Centers & Networks Business da Schneider Electric, Elizabeth O'Sullivan, sublinhou a importância de um ecossistema completo no desenvolvimento de centros de dados prontos para a IA. A especialista afirmou que “nenhuma empresa – não importa quão grande ou inovadora – pode navegar nisto sozinha”. Elizabeth O'Sullivan enfatizou a colaboração com a NVIDIA como fundamental para fornecer “o preço da mudança que é necessário pela IA”, citando, como exemplo, o novo design de referência para a arquitetura GB200NBL72, que vai permitir aos operadores “desbloquear esses workloads de forma mais rápida e com mais confiança”.

A Líder da Aliança Nvidia também destacou os desafios do aumento do consumo de energia e a necessidade de “acesso a energia limpa”, explicando que a Parceria com a Nvidia e outros membros do ecossistema está focada em “aumentar a energia”, tanto por meio da “eficiência aumentada” pela transição de CPU para GPU quanto pela colaboração com utilidades para “influenciar a distribuição de poder e interligações de rede”.

A Schneider Electric apresentou, numa abordagem integrada que combina inovação tecnológica, Parcerias estratégicas e um forte compromisso com a sustentabilidade, as soluções essenciais para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades oferecidas pela Inteligência Artificial.

ARTIGOS RELACIONADOS

Schneider Electric nomeia nova vice-presidente de recursos humanos para Portugal e Espanha
BIZ

Schneider Electric nomeia nova vice-presidente de recursos humanos para Portugal e Espanha

LER MAIS

Schneider Electric aumenta capacidade de produção em fábrica de data centers
BIZ

Schneider Electric aumenta capacidade de produção em fábrica de data centers

LER MAIS

Schneider Electric adquire empresa para reforçar posição no mercado de data center
BIZ

Schneider Electric adquire empresa para reforçar posição no mercado de data center

LER MAIS

Recomendado pelos leitores

IA e computação de alto desempenho levam a crescimento do mercado de semicondutores
BIZ

IA e computação de alto desempenho levam a crescimento do mercado de semicondutores

LER MAIS

Glintt Next nomeia novo COO para Portugal
BIZ

Glintt Next nomeia novo COO para Portugal

LER MAIS

Otimismo no setor de IT para 2025 além das dificuldades económicas
BIZ

Otimismo no setor de IT para 2025 além das dificuldades económicas

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 113 DEZEMBRO 2024

IT CHANNEL Nº 113 DEZEMBRO 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.