2025-2-01
O crescimento financeiro da SAP foi impulsionado pela cloud e IA, e a empresa tenciona manter essa tendência ao estabelecer metas financeiras e não financeiras para 2025
No ano fiscal de 2024, a SAP registou um forte crescimento em várias métricas financeiras. O backlog de cloud atingiu os 18 milhões de euros, com um aumento de 32% em relação ao ano anterior. A receita total da empresa foi de 34,2 milhões de euros, representando um crescimento de 10%. A receita proveniente de Cloud & Software somou 29,8 milhões, enquanto a receita da cloud foi de 17,14 milhões de euros. Além disso, o lucro bruto IFRS da empresa foi de 24,9 milhões de euros, com uma margem de 73%, enquanto o lucro bruto de cloud foi de 12,5 milhões de euros (72,8%). “O quarto trimestre representou um forte fim de ano, com metade das entradas de pedidos de cloud, incluindo Onteligência Artificial (IA). Analisando o último ano, excedemos os nossos objetivos em soluções na cloud, acelerando o crescimento das receitas e da atual carteira de encomendas na cloud mesmo partindo de uma base muito maior. O total da carteira de encomendas de serviços de computação na cloud ascende agora a 63 mil milhões de euros, um aumento de 40%. O crescimento das receitas regressou aos dois dígitos. Olhando para o futuro, a nossa forte posição em dados e IA empresarial dá-nos uma confiança adicional de que iremos acelerar o crescimento das receitas até 2027”, comenta Christian Klein, CEO da SAP. Para 2025, a SAP projeta um crescimento significativo nas principais métricas financeiras. A receita de cloud deve atingir entre os 21,6 e os 21,9 mil milhões de euros em câmbios constantes, um aumento de 26% a 28% em relação a 2024. Está estimado que a receita de cloud e software atinja entre os 33,1 e os 33,6 mil milhões de euros, representando um crescimento de 11% a 13%. O lucro operacional não IFRS deve situar-se entre 10,3 e 10,6 mil milhões de euros, refletindo um aumento de 26% a 30%. Além das metas financeiras, a SAP também estabeleceu objetivos não financeiros para 2025. A empresa pretende alcançar um Customer Net Promoter Socre entre 12 e 16 e um Índice de Envolvimento de Colaboradores entre 74% e 78%. Outro objetivo para 2025 será o aumento continuo da representação feminina em cargos de chefia e a redução progressiva das emissões de carbono. |