2019-3-13
Nos últimos três anos, o volume de negócios deste segmento da SAP mais do que duplicou. Em 2018 a empresa verificou um crescimento de 28% do negócios de PME, apoiada por projetos na área de cloud, RH e analytics
O segmento dedicado às PME, que representa cerca de 30% do valor das vendas de software e mais de 40% do volume de transações comerciais da subsidiária portuguesa, tem vindo a percorrer um percurso de crescimento exponencial nos últimos três anos que culminou, em 2018, num ano "extraordinariamente bom", aponta Filipe Costa, diretor comercial para as Pequenas e Médias Empresas da SAP Portugal. A área de negócio, que abrange empresas que, independentemente do seu setor de atividade, registem uma faturação anual situada entre os cinco e os 500 milhões se euros, não pertencentes a grandes grupos económicos nacionais, apoiou os seus bons resultados na necessidade dos seus clientes transformarem os seus negócios rumo a uma maior eficiência operacional, expansão internacional ou maior competitividade. “O crescimento contínuo na adoção de soluções inovadoras e alinhadas com as necessidades das empresas nacionais é um indicador muito positivo da atual modernização do tecido empresarial em Portugal. As empresas portuguesas já entenderam que precisam de digitalizar as suas operações para continuarem a crescer, mas acima de tudo, para continuarem a ser competitivas, independentemente da sua indústria ou dimensão", afirma Filipe Costa. Em 2018, a concretização de novos contratos em clientes existentes foi também um factor de crescimento, através de uma oferta de soluções cada vez mais abrangente. A empresa manteve a confiança dos seus atuais clientes, que continuaram a procurar as soluções da SAP e a expandir a parceria, nomeadamente, nas áreas de digital core, analítica avançada, gestão do relacionamento com clientes e gestão do capital humano, quase sempre num modelo de consumo do software baseado na cloud. Alguns exemplos de empresas portuguesas que estão a reforçar a sua relação com a SAP para uma gestão de vanguarda dos seus processos de negócio e da sua cadeia de valor são: Carris, Lactogal, Lusiaves e Sogrape. Estas empresas, ao adotarem a solução SAP S/4HANA observarão a sua inovação impulsionada, ao mesmo tempo que lhes será assegurada uma moderna experiência de utilização em todas as funções da empresa e em qualquer dispositivo, assim como um modelo de dados simplificado e processos de negócio em tempo real. Também a plataforma SAP HANA conseguiu uma grande aceitação pelas empresas portuguesas, registando 42% de crescimento em 2018. A Comboios de Portugal e o Metropolitano de Lisboa são exemplos de clientes que adotaram esta plataforma para construção da base digital das suas empresas, eliminando as tradicionais fronteiras entre sistemas transacionais, analíticos e de planeamento, e proporcionando a disponibilização de informação instantânea e análises em tempo-real. “Hoje em dia numa época de expansão dos negócios, de um crescimento acelerado, a SAP tornou-se a principal aliada para aumentar a agilidade e a inovação das empresas em todos os seus processos de negócio, nomeadamente na gestão de talento, na otimização da cadeia de abastecimento e na gestão da relação com o cliente, diferenciando-se dos seus concorrentes, em particular, nos mercados externos,” conclui Filipe Costa. |