Rui Damião em 2022-4-07
A SAP Concur procura simplificar processos – como reserva de viagens, captação e auditoria de despesas – numa só plataforma
João Carvalho, Head of SAP Concur Southern Europe and Francophone Africa
A SAP lançou em Portugal a Concur, uma plataforma end-to-end que permite a gestão integral de viagens e despesas iniciadas pelo colaborador. Apresentada em Portugal esta quinta-feira, João Carvalho, Head of SAP Concur Southern Europe and Francophone Africa, explica, em declarações ao IT Channel, que esta é uma “solução intuitiva” e de “fácil utilização”. “A plataforma conectada da Concur proporciona uma excelente experiência do utilizador móvel, estabelecendo, por exemplo, uma ligação direta com a agência de viagens entre outros fornecedores de diferentes serviços. Os recibos/faturas eletrónicas existentes, na extensa rede de fornecedores e Parceiros SAP Concur, preenchem automaticamente os relatórios de despesas”, refere João Carvalho. De acordo com o diretor da SAP Concur, os benefícios “são diversos e a vários níveis”. Se, hoje, os processos de gestão de viagens e despesas são manuais e em papel, com a Concur “serão digitalizados, permitindo um controlo total da despesa e proporcionando total transparência a todo o processo de aprovações”. A digitalização que a solução permite fará com que o trabalho administrativo – manual e sujeito a erros – seja “otimizado, permitindo, assim, uma enorme rapidez de todo o processo”. Além do mais, a solução fica disponível para todos os colaboradores da organização e permite transformar uma tarefa que sempre teve “muita frustração associada, já para não falar da morosidade” do processo. “Esta transformação gera, sem dúvida, uma grande satisfação do colaborador, contribuindo, assim, para a motivação e fidelização da força laboral”, acrescenta João Carvalho. Pensado nos ParceirosJoão Carvalho explica que a estratégia de Parceiros da SAP Concur está “orientada em dois eixos”: por um lado, “os Parceiros de implementação” e, por outro, a “possibilidade de ser parte do App Center da Concur”. Em relação à primeira, a estratégia “segue as mesmas linhas gerais da SAP”, o que significa que a empresa “tem vindo a recrutar Parceiros para apoiar o negócio” no país. “Continuaremos a incrementar o número de Parceiros de implementação de acordo com o crescimento esperado”, diz o executivo. Depois, os Parceiros podem fazer parte do App Center da Concur. “Neste caso, existem vários tipos de Parceiros que, tipicamente, fazer parte do ecossistema de viagens e despesas e prestam serviços complementares aos nossos clientes, mas de forma integrada com a plataforma”, especifica. Oportunidades para o Canal nacionalOs Parceiros de implementação vão poder prestar “os serviços a empresas 100% nacionais, mas também a multinacionais que operam no país”, refere João Carvalho. “Esta é uma área muito interessante, pois existem atualmente um grande número de empresas internacionais cuja filial portuguesa utiliza SAP Concur na sua gestão quotidiana de despesas e viagens e que podem ter necessidades locais específicas de adaptação ou de atualização da sua configuração”, acrescenta. Sobre o App Center, João Carvalho explica que “um Parceiro português que faça parte do App Center terá visibilidade global e os seus serviços estarão disponíveis globalmente para todos os clientes”, que, atualmente, conta “com mais de 75 milhões de utilizadores finais”. O executivo refere que os potencias Parceiros “podem entrar diretamente em contacto com a equipa da SAP Concur” e, em conjunto, será analisada a “proposta de valor do Parceiro e a oportunidade de mercado mediante um business case. Após apreciação interna e revisão com os Parceiros, avançaremos para a fase operacional da Parceria”. Por fim, João Carvalho salienta que, no caso dos revendedores, e como parte do processo de qualificação, primeiro o Parceiro “terá o estatuto de implementador e, só após a execução de projetos de implementação em clientes, será considera a possibilidade de colaborar como revendedor”. |