2022-3-16

BIZ

Salesforce reforça posição em Portugal

A Salesforce Portugal reuniu os jornalistas portugueses num evento para fazer um balanço do primeiro ano oficial no país

Salesforce reforça posição em Portugal

A Salesforce anunciou esta quarta-feira, num encontro com jornalistas em Lisboa, as linhas orientadoras da sua estratégia para o mercado nacional. No passado dia 1 de março, a Salesforce apresentou os resultados do ano fiscal 2022 (que terminou a 31 de janeiro), e que mostram um aumento global das vendas em 25%, com uma faturação superior a 26 mil milhões de dólares. Especificamente na região EMEA, a empresa cresceu 35%, “com Portugal e outros países da região sul da Europa a mostrar um elevado dinamismo e a contribuir bastante para este crescimento a nível global. Espanha e Portugal estão alinhados com o crescimento da empresa nesta região e são um importante motor deste crescimento”, explica Fernando Braz, Country Leader da Salesforce em Portugal. Sem partilhar dados concretos do mercado português, Fernando Braz indica que o crescimento em Portugal segue a tendência da EMEA.

Ao IT Channel, e abordando o seu Canal de Parceiros, Fernando Braz explica que o número de Parceiros tem vindo a aumentar, com Parceiros a comercializarem de forma horizontal a oferta da Salesforce e, outros, de forma vertical por solução. Outros, ainda, especializam-se por indústria.

Após uma pandemia que alterou a dinâmica do mercado de trabalho e a forma como as empresas operam, a Salesforce demonstrou ser um parceiro sólido em Portugal, com uma estratégia de aproximação ao universo de PME nacionais – que representam a larga maioria do tecido empresarial português. Ao longo dos últimos anos, as empresas enfrentaram uma necessidade urgente de acelerar os seus processos de transformação digital face à pandemia de Covid-19, e a Salesforce foi uma importante parceira neste processo.

Uma parte da estratégia atual e futura da Salesforce a nível global, passa por alinhar a estrutura de vendas e apoio técnico, às necessidades concretas das empresas e de acordo com o setor onde se inserem. Verticalizando, a solução é adaptada a setores como Finanças, Saúde, Farmácia, Seguros, MedTech, Indústria, Energia, Retalho, Meios de Comunicação, Turismo, Setor Público entre outros. Por sua vez, o Digital 360 permite fornecer melhores experiências aos clientes setoriais com ferramentas para programadores, websites e aplicações específicas para cada setor.

No que se refere ao desenvolvimento de soluções, a Salesforce contou com algumas mudanças relevantes nos últimos meses. Por um lado, a empresa atualizou todo o seu portfólio de aplicações de negócios (Salesforce Customer 360) para integrá-las progressivamente à solução de trabalho colaborativo Slack, adquirida pela empresa em 2021. “Esta abordagem da empresa orientada para a Slack permite que as empresas possam mais facilmente construir aquilo a que chamamos as suas sedes digitais”, indica Fernando Braz.

De acordo com a McKinsey, nove em cada dez empresas tem planos para mudar para um modelo híbrido de forma permanente, abraçando o posicionamento do ‘Sucesso a partir de qualquer lugar’, que lhes permitirá ainda terem um futuro mais ágil e criativo. Este posicionamento será ainda um fator de peso na atração e retenção de talento.

A verdade é que, ao criarem novas formas de trabalho – flexibilidade, totalmente remoto ou totalmente presencial em escritório – as empresas estão a ir ao encontro das necessidades e expectativas dos seus colaboradores, aumentando a produtividade, priorizando o bem-estar e impulsionando os níveis de colaboração”, refere ainda ou Country Leader da Salesforce em Portugal.

Esta nova realidade não diz apenas respeito às empresas, mas também a todo o universo de profissionais que nelas trabalham, e nas novas competências digitais que precisam de adquirir.

A transição para um mundo totalmente digital torna as competências digitais essenciais para os empregos atuais. Embora a procura por competências digitais seja elevada, a oferta de pessoas com essas competências está a diminuir. Cada vez mais, atrair e reter profissionais com competências digitais é o maior desafio de todos os tempos para o sucesso das empresas, pelo que deve haver um foco crescente no upskilling das equipas”, conclui Fernando Braz.

ARTIGOS RELACIONADOS

Salesforce procura ajudar no regresso aos eventos e reuniões presenciais
CLOUD

Salesforce procura ajudar no regresso aos eventos e reuniões presenciais

LER MAIS

Parceiros Salesforce podem superar volume da própria empresa no país
BIZ

Parceiros Salesforce podem superar volume da própria empresa no país

LER MAIS

Salesforce finaliza aquisição da Slack
BIZ

Salesforce finaliza aquisição da Slack

LER MAIS

Recomendado pelos leitores

TD Synnex e Ajoomal chegam a acordo para aquisição parte dos ativos
BIZ

TD Synnex e Ajoomal chegam a acordo para aquisição parte dos ativos

LER MAIS

Vendas mundiais de PC através do Canal crescem no terceiro trimestre
BIZ

Vendas mundiais de PC através do Canal crescem no terceiro trimestre

LER MAIS

PHC abre novos escritórios no Porto
BIZ

PHC abre novos escritórios no Porto

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 112 NOVEMBRO 2024

IT CHANNEL Nº 112 NOVEMBRO 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.