2021-3-13
A Salesforce realizou no passado dia 11 de março uma conferência de imprensa na qual apresentou o balanço de 2020 e a sua estratégia para 2021
Numa conferência de imprensa organizada pela Salesforce, Fernando Braz, Country Leader da tecnológica americana em Portugal, partilhou o balanço do ano de 2020 e a estratégia da empresa para 2021, bem como os dados do Salesforce Economy Report, um relatório construído pela IDC que avalia o impacto da empresa na economia global e local.
Balanço e estratégiaIndependentemente das dificuldades inerentes, relata Fernando Braz, 2020 foi um ano “extraordinário”, com um crescimento ano-a-ano de 24% para 21.25 biliões de dólares em volume de negócio, e com expectativas de alcançar um crescimento da mesma ordem em 2021, sendo o objetivo global atingir um volume de negócio de 25 biliões de dólares. Em Portugal, este crescimento também se verificou, com 30% mais clientes do que em 2019, e subsequente aumento de 40% no número de certificações individuais por clientes e Parceiros, bem como de 18% nas parcerias. Este crescimento local refletiu-se também no reforço da presença da Salesforce em Portugal, com a expansão da equipa, abertura de um escritório local e nomeação um responsável nacional em setembro de 2020. “Temos excelentes exemplos de colaboração com grupos de renome em Portugal, cuja estratégia de digitalização e crescimento passa pela utilização dos serviços e produtos Salesforce. Ainda assim, o mercado empresarial português é marcado pelas pequenas e médias empresas, onde o papel das ferramentas Salesforce têm um impacto imensurável, ajudando inclusivamente no período de recuperação que nos espera após a pandemia”, refere o responsável. A principal novidade do ano foi a aquisição da plataforma colaborativa Slack pela Salesforce, que após a sua integração será a sua maior plataforma de colaboração e a plataforma de entrada para todas as ferramentas Salesforce. Ao longo de 2020, a aposta da empresa recaiu essencialmente sobre a inovação, para ir ao encontro das necessidades urgentes das empresas em tempos de pandemia, não só com o lançamento de soluções específicas, como Salesforce Care ou Work.com, mas também com atualizações da plataforma Salesforce Customer 360, que integra soluções de vendas, marketing, comércio e serviços, com uma visão global e gestão integral do relacionamento com o cliente. Outra novidade anunciada foi a expansão da sua plataforma Hyperforce para permitir o acesso a todas as aplicações da Salesforce a partir de qualquer lugar, utilizando a capacidade de escalada e agilização da cloud pública. Associada a isto está também a capacidade de implementar data centers locais, podendo assim “estabelecer parcerias com outros fornecedores para disponibilizar toda a infraestrutura assente em Salesforce de forma mais segura e escalável”, conclui Fernando Brás. Um ponto-chave da estratégia de crescimento da Slesforce, acrescenta o Coutry Leader, está num maior foco na verticalização da sua abordagem às indústrias. Como tal, a tecnológica está de momento a desenvolver equipas mais especializadas e com maior know-how sobre a sua área de atuação “para poder falar ainda melhor com os clientes e poder adequar a abordagem às suas necessidades, de forma ajudá-los a fazerem o caminho da transformação digital de forma mais efetiva”.
Salesforce Economy ReportFernando Braz partilhou ainda os dados do Salesforce Economy Report, um relatório construído pela IDC que avalia o impacto da empresa na economia global local. De acordo com o estudo, a Salesforce terá um impacto na criação de 4.2 milhões de empregos em todo o mundo, assim como no aumento do volume de negócios das empresas para 1.2 biliões de dólares globalmente. Em Portugal, o crescimento da computação em cloud irá impulsionar ainda os benefícios para a economia nacional, previstos num crescimento de 19%, de 180 milhões de dólares em 2018 para 514 milhões de dólares em 2024. Através dos investimentos feitos pelas empresas na subscrição de soluções cloud e serviços auxiliares, o ecossistema da Salesforce em Portugal era, em 2019, 4.9 vezes superior à valorização da própria Salesforce e, em 2024, será 7.1 vezes superior. |