2022-4-22
A multinacional adquiriu no início do ano a empresa portuense PAMAFE, reforçando o seu portefólio de serviços digitais. Nuno Marques, Diretor-geral da TotalStor, a Ricoh Company conta-nos que a Ricoh Portugal está agora preparada para responder a todas as necessidades do espaço de trabalho do futuro
Nuno Marques, Diretor-geral da TotalStor
A Ricoh Portugal adquiriu recentemente a empresa PAMAFE. Porque decidiu a Ricoh fazer esta aquisição? A Ricoh adquiriu 100% da PAMAFE que continuará a operar com o seu nome atual como uma entidade distinta. Esta fantástica aquisição faz parte da nossa estratégia de investimento e crescimento, de forma orgânica e inorgânica, como companhia de serviços digitais. Ao combinar as forças de ambas - PAMAFE e TOTALSTOR – conseguiremos desenvolver o negócio de Digital Services em Portugal mais rapidamente. Porquê a PAMAFE e como se enquadra na aposta do Workspace? A PAMAFE é uma companhia de Digital Services Portuguesa, fundada em 1998. Conta com 56 colaboradores e o seu foco está em três áreas principais: Digital WorkSpace, Managed Services, Cloud Solutions & Cybersecurity entre outras soluções de Digital Services. A PAMAFE é muito reconhecida no mercado de integradores em Portugal com soluções do mais alto nível. Esta aquisição vai dar suporte à nossa capacidade de diferenciação em relação aos nossos concorrentes, mas, adicionalmente, vai permitir à Ricoh ter a capacidade de estabelecer um hub Europeu de transição para a cloud e serviços de cibersegurança – requisitos fundamentais da estratégia de Digital Services da Ricoh. A PAMAFE, tal como a TOTALSTOR, são parceiros Titanium da Dell e complementam-se na perfeição nas respostas que dão ao mercado. Após poucos meses da aquisição, já temos vários projetos a serem trabalhados em conjunto com ambas as equipas comerciais e técnicas a trabalharem afincadamente. Há um potencial de sinergias extremamente interessante. Como é que esta situação vai beneficiar os clientes da Ricoh e da PAMAFE? Não há a menor dúvida de que a Ricoh e os seus clientes vão beneficiar desta operação. Ao trabalhar em conjunto com a PAMAFE, a Ricoh vai maximizar a nossa experiência e conhecimento, assim como será possível ampliar o alcance dos nossos Digital Services em Portugal. Os clientes da PAMAFE vão beneficiar da visibilidade global da Ricoh, do suporte contínuo, da capacidade financeira, da infraestrutura de IT e da área de influência internacional. Vão ter ainda acesso à vasta gama de serviços digitais atuais da Ricoh, incluindo as soluções de Digital Workplace, Business Process Management, Cybersecurity, Digital Experience e Cloud & Infrastructure. O que é que esta aquisição significa para a Ricoh? Esta aquisição é bastante significativa para o Grupo Ricoh, uma vez que nos permitirá ampliar a nossa capacidade de oferta de soluções de serviços digitais em Portugal alinhadas com o nosso portefólio atual. As capacidades da PAMAFE vão dar aos nossos clientes em Portugal acesso aos conhecimentos e competências de transformação digital nas áreas de Digital Workspace, Cybersecurity, Cloud & Infrastructure. Esta situação vai complementar as capacidades atuais nestas áreas prestadas quer pela Ricoh Portugal, como pela TOTALSTOR. E permitirá ainda sinergias com as outras companhias do grupo nos outros países. É um exemplo claro da transformação digital da Ricoh… Sem dúvida. Esta transformação acontece sem deixarmos de lado o negócio do printing, que é a área tradicional da Ricoh, mas queremos crescer na área de IT e segurança. Com esta aquisição, como se passa a posicionar a Ricoh em Portugal? Esta operação posiciona-nos como líder no mercado português de soluções Cloud e Cybersecurity. Esta situação dá-nos uma vantagem significativa em relação aos nossos concorrentes. Qual a previsão de crescimento da Ricoh em Portugal com esta aquisição? Com a aquisição da PAMAFE, o crescimento da Ricoh em Portugal é bastante considerável. Já com a aquisição da TOTALSTOR, em 2019, duplicámos o valor de faturação. Por isso, prevemos chegar aos 50 milhões de faturação já no próximo ano fiscal.
Conteúdo co-produzido pela MediaNext e pela Ricoh Portugal |