2015-12-02
De acordo com a Context, a taxa de adoção de PCs com Windows 10 de origem continuaram a aumentar, na Europa ocidental, à medida que o quarto trimestre de 2015 progrediu, sobretudop devido ao segmento doméstico
Nas primeiras duas semanas de novembro deste ano mais de 346 mil novos PCs com Windows 10 atravessaram o Canal de distribuição da Europa ocidental, traduzindo-se em 67 por cento de share para o Windows Home e 25 por cento para o segmento do Windows Business (incluindo o Windows 7 e downgrade do Windows 10).
Os fabricantes que impulsionaram as vendas de PCs com Windows 10 Home no início de novembro foram a HP, Lenovo, ASUS e Acer, sobretudo de notebooks (93 por cento) e de modelos dois em um (14 por cento).
Nos equipamentos com Windows 10 Pro, as marcas que mais venderam foram a HP, a Lenovo e a Fujitsu.
A taxa de adoção do 10 em PCs com o OS pré-instalado, quatro meses após o seu lançamento, era inferior à da maioria das anteriores versões do Windows. Os últimos dados mostram, no entanto, que este começa agora a ganhar terreno sobretudo no segmento doméstico.
"A velocidade na transição para o Windows 10 verificada no Canal estava de acordo com os relatórios, que mostravam uma diminuição dos níveis do inventário de PC na Europa Ocidental, embora ainda fosse maior do que o esperado", afirma Marie-Christine Pygott, analista sénior da CONTEXT, e acrescenta: "O nível elevado de equipamentos antigos foi uma das razões que levou a um início demorado das vendas de PCs com Windows 10, no seguimento do seu lançamento, em julho, juntamente com o upgrade gratuito".
Analisando os dados, o Windows Vista estava pré-instalado em 88 por cento dos novos PCs Windows Home, vendidos por distribuidores, no início quarto mês após o seu lançamento, em 2007; o Windows 7 conseguiu alcançar 86 por cento dos consumidores, no mesmo período, em 2009; e a percentagem do Windows 8 chegou aos 90 por cento, em 2012.