2023-5-24
Novo estudo da Sage indica que 51% dos responsáveis de Canal portugueses referem que a IA e os serviços automatizados são uma das fontes de receita que mais interessam atualmente aos clientes
Os responsáveis de Canal mantêm um crescente interesse pela Inteligência Artificial (IA), como uma potencial fonte de receita para os seus negócios. Os dados são do novo estudo Partnering for Success: State of the IT Channel Ecosystem, divulgado pela Sage, e notam que 51% dos responsáveis de Canal portugueses referem que a IA e os serviços automatizados são uma das fontes de receita que mais interessam atualmente aos clientes, e antecipam que continuará a ser no próximo ano. Este número supera as previsões globais, já que apenas 47% dos responsáveis em todo o mundo também identificam esse interesse. O interesse pela IA não está a ser potenciado apenas pelos clientes. 41% dos distribuidores portugueses afirma que a IA e os serviços automatizados são vitais para o crescimento dos seus próprios negócios, em comparação com 33% a nível global. Consequentemente, os players do Canal de IT estão a investir na qualificação da sua força de trabalho. 51% dos Parceiros nacionais estão a contratar ativamente funcionários com competências em IA e machine learning. Adicionalmente, 58% dos gestores de Canal em Portugal adicionaram mais recursos em IA, automação e machine learning, 37% adotaram o e-commerce e recursos de pagamento flexível. As soluções de cibersegurança e as aplicações cloud e SaaS são também uma prioridade para os Parceiros de Canal. Os entrevistados portugueses destacam as soluções de cibersegurança (33%) e aplicações cloud e SaaS (30%) como vitais para o crescimento dos seus negócios e da sua carteira de clientes. Outro aspeto que está a ganhar relevância são as ações de sustentabilidade e RSC na abordagem de novas oportunidades de negócio. Em Portugal, 77% dos entrevistados estão focados na sustentabilidade ao apoiar os seus clientes. Apesar destes objetivos, as tensões geopolíticas são uma preocupação para os distribuidores de IT portugueses, uma vez que 52% dos inquiridos estão preocupados com o impacto a longo prazo no seu negócio e na inovação tecnológica dos distribuidores, seguido pelo aumento da inflação e o custo de vida (50%). o segundo problema que devem enfrentar. Eduardo Rosini, EVP Partners and Alliances da Sage, comenta que “este estudo enfatiza a necessidade de as empresas anteciparem às necessidades dos clientes e de fazerem investimentos direcionado que promovam o crescimento e mantenham uma vantagem competitiva”. “O poder da IA é central para esta jornada transformadora, particularmente a IA generativa, como um acelerador crítico. Essa onda de avanços da IA continua a exigir julgamento, experiência e orientação, portanto, os melhores resultados virão de humanos e tecnologia a trabalhar em conjunto. É essa abordagem que levará as empresas a novos níveis de produtividade, inovação e foco no cliente, criando, subsequentemente, um poderoso catalisador para o sucesso”, acrescenta.
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