2023-12-12

BIZ

Receita mundial de switches Ethernet cresce, mas mercado de routers sofre queda

De acordo com a IDC, a receita mundial de switches Ethernet aumentou 15,8% ano após ano no terceiro trimestre de 2023, enquanto o mercado de routers caiu 9,4%

Receita mundial de switches Ethernet cresce, mas mercado de routers sofre queda

De acordo com a IDC, o mercado mundial de switches Ethernet registou um aumento da receita em 15,8% ano após ano, atingindo os 11,7 mil milhões de dólares no terceiro trimestre de 2023. Em contraste, no mesmo período, verificou-se uma queda ano após ano de 9,4% do mercado global de routers empresariais e provedores de serviços (SP), com uma receita de 3,7 mil milhões.


Mercado de switches Ethernet

O crescimento do mercado de switches Ethernet de 15,8% no terceiro trimestre de 2023 baseia-se no crescimento anual de 38,4% no segundo trimestre, revela a IDC. Motivado pelo alívio dos problemas da cadeia de abastecimento, originados durante a pandemia, este mercado mundial cresceu 27,7% em comparação com os primeiros três trimestres do ano passado, no acumulado do ano de 2023.

A melhoria da disponibilidade de componentes está a tornar os fornecedores cada vez mais capazes de reconhecer as receitas provenientes do atendimento de pedidos de produtos em atraso, refere a IDC. Esta é uma tendência que está a marcar o segmento não-datacenter (não-DC) do mercado de switching Ethernet, onde as receitas cresceram 22,2% no 3T23 e aumentaram 36,5% no acumulado do ano.

No que diz respeito às receitas do segmento de datacenter (DC) do mercado, verificou-se um aumento das receitas de 7,2% ano após ano no terceiro trimestre de 2023, assim como um crescimento de 16,8% durante os três primeiros trimestres do ano.

Ainda sobre a secção DC do mercado, a adoção de velocidades mais elevadas de switch Ethernet continua a ser impulsionada pelos hyperscalers e pelos fornecedores de cloud, aponta a IDC. Em particular, observou-se um aumento das receitas de mercado para switches 200/400 GbE em 44% ano após ano, sendo que as remessas portuárias cresceram 63,9% numa base anual.

Tanto no segmento de mercado DC como no não-DC, as receitas de 100 GbE aumentaram 6% ano após ano no terceiro trimestre, enquanto as receitas de 25/50 GbE cresceram 26,3%. A IDC destaca que as vendas diretas de ODM (fabricante de dispositivos originais) são uma parte importante do segmento de data center, com um aumento de 7,4% ano após ano, o que representa 14,7% das receitas desta fração do mercado.

Apesar de os fornecedores terem reduzido o backlog de pedidos de produtos, os switches de baixa velocidade continuam a mostrar força na fração não-DC. No terceiro trimestre, as receitas de switches 1GbE aumentaram 18,3% ano após ano e os switches 10GbE aumentaram 5,8%. Além disto, os switches 2,5/5 GbE no segmento não-DC – também conhecidos como switches Ethernet multi-gigabit – registaram um aumento de receita de 92% ano após ano neste período.

A nível geográfico, a IDC sublinha que o mercado mundial de switches Ethernet registou um crescimento na maioria das regiões do mundo. Verificou-se um aumento das receitas de 26,7% ano após ano nos Estados Unidos, enquanto no Canadá melhorou 28,6% e na América Latina cresceu 25,9%. Por sua vez, o mercado aumentou 12% na Europa Ocidental e 17,8% na Europa Central e Oriental. Relativamente à região Ásia/Pacífico (excluindo Japão e China), os mercados registaram um crescimento de 14,1%, enquanto o mercado da China diminuiu 12,4% ano após ano e o mercado do Japão cresceu 2,9%.

“O switching Ethernet continua a ser um mercado dinâmico impulsionado por megatendências. Em primeiro lugar, os hyperscalers e os provedores de serviços continuam a impulsionar plataformas de maior velocidade e ricas em recursos para suportar novas cargas de trabalho de datacenter, como a IA generativa”, afirma Vijay Bhagavath, Research Vice President, Cloud and Datacenter Networks da IDC. “Enquanto isso, com a normalização das cadeias de fornecimento, os fornecedores de switches Ethernet são capazes de reduzir atrasos recordes de pedidos de produtos. O switching Ethernet continua a ser uma tecnologia extremamente importante para conectar redes de maneira eficiente e eficaz em todo o mundo”.


Mercado de routers

No mercado de routers, a IDC constatou uma queda de 9,4% ano após ano do segmento de fornecedores de serviços, que inclui SP de comunicações e SP de cloud, representando 75,3% da receita total do mercado, no terceiro trimestre de 2023. De igual modo, verificou-se também um declínio de 9,4% das receitas do segmento empresarial no trimestre em questão, que perfazem a participação restante do mercado.

A nível regional, no continente americano, o mercado combinado de fornecedores de serviços e routers empresariais caiu 7,3%. Além disto, a região Ásia/Pacífico sofreu uma queda de 11,1% ano após ano, enquanto na região Europa, Médio Oriente e África (EMEA) o mercado diminuiu 10,4% ano após ano.


Fornecedores em destaque

De acordo com a IDC, observou-se um aumento de 20,1% ano após ano das receitas de switches Ethernet da Cisco, sendo que as receitas do segmento DC cresceram 12,9% e as do segmento não-DC aumentaram 23,2%. Além disto, 72,2% das receitas de switches Ethernet da empresa estão no segmento não-DC, refere a IDC, com uma participação de mercado de 45,1% no final do trimestre. A receita combinada de fornecedores de serviços e routers corporativos da Cisco diminuiu 3,6% neste período, conferindo à empresa uma participação de mercado de 39,3%.

No que diz respeito à Arista Networks, as receitas de switches Ethernet da empresa aumentaram 27,3% ano após ano no terceiro trimestre, das quais 91,1% remetem para o segmento DC, resultando numa participação de mercado de 10,6%.

A Huawei, por sua vez, registou um crescimento de 1% da sua receita total de switches Ethernet durante o trimestre, totalizando participação de mercado de 9,6%. A receita combinada de SP e routers corporativos da empresa caiu 6,5% e, por isso, a empresa teve uma participação de mercado de 25,7% neste trimestre, segundo a IDC.

Já a receita de switches Ethernet da HPE – 92,0% da qual está no segmento não-DC – aumentou 88,4% no terceiro trimestre de 2023, resultando numa participação de mercado de 7,7%.

Por fim, a IDC destaca a H3C, cuja receita de switches Ethernet diminuiu 11,5% ano após ano neste trimestre, levando a uma participação de mercado de 4,1%. Relativamente ao mercado combinado de routers corporativo e de provedores de serviços, as receitas da empresa registaram um declínio de 3,7% neste período, com uma participação de mercado de 2,2%.

ARTIGOS RELACIONADOS

Mercado de WLAN enterprise diminui no terceiro trimestre
BIZ

Mercado de WLAN enterprise diminui no terceiro trimestre

LER MAIS

Canalys prevê que mercado de PC volte a crescer em 2024
BIZ

Canalys prevê que mercado de PC volte a crescer em 2024

LER MAIS

Mercado de routers e switches em forte crescimento no segundo trimestre de 2023
BIZ

Mercado de routers e switches em forte crescimento no segundo trimestre de 2023

LER MAIS

Recomendado pelos leitores

CEO portugueses estão menos confiantes no crescimento da economia
BIZ

CEO portugueses estão menos confiantes no crescimento da economia

LER MAIS

Sophos nomeia novo Chief Revenue Officer
BIZ

Sophos nomeia novo Chief Revenue Officer

LER MAIS

IBM introduz portfólio para Microsoft Azure
BIZ

IBM introduz portfólio para Microsoft Azure

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 112 NOVEMBRO 2024

IT CHANNEL Nº 112 NOVEMBRO 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.