2021-5-27
Os resultados do quarto trimestre fecharam um ano recorde para a Lenovo, com a receita anual de todo o grupo a ultrapassar os 60 mil milhões de dólares
O Grupo Lenovo anunciou os resultados recordes para o Grupo no quarto trimestre e no ano fiscal, com um crescimento em todas as áreas do negócio. Os resultados demonstram a resiliência e a capacidade do Grupo de alcançar um crescimento equilibrado, consistente e sustentável à medida que continua a diversificar e a transformar em linha com a sua estratégia corporativa 3S (Smart IoT, Smart Infrastructure, Smart Solutions). A receita do Grupo no quarto trimestre cresceu 48% face ao período homólogo, para 15,6 mil milhões de dólares. O lucro registou a maior taxa de crescimento nos últimos dois anos - com a receita antes de impostos (Pre-tax income, PTI) de 380 milhões de dólares e uma receita líquida de 260 milhões de dólares – com um aumento de 392% e 512%, respetivamente. Os resultados do quarto trimestre fecharam um ano recorde, com a receita anual do Grupo a ultrapassar os 60 mil milhões de dólares, somando mais de 10 mil milhões de dólares ao ano fiscal anterior. O lucro cresceu ainda mais rápido, com uma receita antes de impostos de quase 1,8 mil milhões de dólares e uma receita líquida de 1,2 mil milhões de dólares - ambas acima de 70% em relação ao ano anterior. “No último trimestre, registámos o nosso trimestre de crescimento mais rápido em quase uma década e fechámos o ano fiscal com uma nova conquista de ultrapassar os 60 mil milhões de dólares em receita e um crescimento significativo no lucro para um novo recorde. Esses máximos históricos foram alcançados e impulsionados pelas nossas competências essenciais de uma estratégia clara, produtos inovadores, excelência operacional e modelo global-local para corresponder às novas necessidades no Novo Normal”, referiu Yuanqing Yang, Chairman e CEO da Lenovo, em comunicado. “Olhando para o futuro, vamos captar as enormes oportunidades de crescimento criadas pelas tendências de mercado de atualização de consumo de informações, atualização de infraestrutura e atualização de aplicações para impulsionar o crescimento sustentável a longo prazo, garantindo que possamos construir um futuro ainda mais inteligente nos próximos anos”. O quarto trimestre foi, também, o melhor de todos os tempos para a unidade de PC e Smart Devices com 12,4 mil milhões de dólares em receita, um aumento de 46% em relação ao ano anterior e uma rentabilidade com um recorde histórico de 6,7%. Em conferência de imprensa com os jornalistas ibéricos, a Lenovo partilhou que conseguiu atingir uma quota de mercado de 29,3% em Portugal. O mercado de consumo foi afetado por falta de disponibilidade de produtos e a Lenovo desceu para a segunda posiçao de mercado; por outro lado, no segmento empresarial, a Lenovo conseguiu o primeiro lugar nas vendas com uma quota de 32,6%. |