Marta Quaresma Ferreira em 2023-3-24
A empresa do Grupo RIT conta com escritórios no Porto, em Lisboa e no Fundão e noutros seis países. São nove os Parceiros tecnológicos a nível nacional e internacional
Com um foco direcionado para a aceleração digital da indústria das telecomunicações, a Readiness IT foi criada em junho de 2015, em Espinho, por Adérito Ferreira, CEO da marca, juntamente com mais três sócios e uma equipa de 25 pessoas. A empresa, do Grupo RIT, teve a sua sede nas instalações da Boavista até 2019. O aumento dos postos de trabalho levou a uma nova mudança de instalações nesse mesmo ano para a zona de Campanhã, onde se mantêm. Conta ainda com um escritório em Lisboa e um no Fundão, que funciona como centro de recrutamento junto de universidades e politécnicos. A Readiness IT chega além-fronteiras com escritórios em Espanha, no Chile, Perú, Canadá, EUA e Sérvia. Só a trabalhar a partir da sede, a Readiness IT conta com cerca de cem colaboradores, com mais 25 em Lisboa e 120 no escritório do Fundão. No total, o Grupo RIT, que está a recrutar cem novos colaboradores para os vários escritórios, conta com mais de 500 colaboradores. Posicionamento e evolução do negócioUm dos objetivos que norteia o trabalho da Readiness IT passa por melhorar os processos de negócios dos clientes, através da modernização digital, com trabalhos em vários setores como o da saúde, seguros e financeiro. “A Readiness IT já implementou com sucesso projetos de transformação digital em todo o mundo, diminuindo os custos operacionais dos clientes, aumentando a eficiência dos negócios e as suas receitas comerciais”, revela Adérito Ferreira. A organização alcançou cerca de 22 milhões de euros de faturação em 2022. Para 2023, o objetivo está fixado entre os 23 e os 25 milhões de euros. Parceiros, estratégias e soluçõesAtualmente, a empresa tem nove Parceiros tecnológicos a nível nacional e internacional, entre eles a Kloudville, Salesforce, OutSystems, Oracle, Ericsson, Amazon, Appian, Blueplanet e Omnix. Apesar do aumento dos projetos de empresas nacionais, a maioria dos clientes são internacionais. De acordo com o CEO, a atual estratégia “passa por crescer no mercado europeu, mas também no mercado dos Emirados Unidos e na Ásia, de onde nos têm chegado muitos contactos e pedidos para participação em projetos de transformação digital”. A Altice, a Entel, a Ericsson, a Spark, a Unitel, a T-Mobile, a SwissCom e a Telefónica estão entre algumas das principais empresas com quem trabalham. Em 2022 o portfólio de clientes passou a incluir projetos da Vivacom (Bulgária), Liberty (América Central), Vumatel (África do Sul) e DU (Emirados Árabes Unidos). A Accenture, a Fidelidade, a Kelly e a HPE são também clientes para outras indústrias. Entre as soluções mais procuradas pelos clientes, Adérito Ferreira afirma que “as operadoras procuram cada vez mais oferecer serviços para além da conectividade e ter necessidade de criar um ecossistema de Parceiros ágil, confiável e robusto, para crescerem no seu posicionamento e receitas”. A chegada da rede 5G, acredita, trouxe a aceleração dos planos das operadoras: “é aqui que a Readiness IT entra como acelerador dessa aceleração digital, promovendo o desenvolvimento de mercados e ofertas em Parcerias”. Outras soluções incluem a integração de sistemas OSS/BSS, low-code, automação B2B, gestão de catálogo e CPQ/CRM, DevOps, serviços cloud, Salesforce Communication Cloud, UX/UI, consultoria digital em Telco e micro-serviços. O futuro“Estamos sempre abertos a criar Parcerias e atualmente estamos a negociar com mais dois potenciais Parceiros”, sublinha o CEO da Readiness IT, que destaca o “clima de muita incerteza” que se vive no mercado, fruto da pandemia e, mais recentemente, da guerra na Ucrânia. Os projetos que ficaram na gaveta estão, no entanto, já a avançar: “nota-se já uma recuperação muito grande no mercado, com os clientes a quererem superar esta fase”. |