2020-9-18
A Magic Beans dedica-se a prestar serviços profissionais de aconselhamento, migração e gestão a empresas a organizações que queiram migrar e/ou adotar soluções cloud
Posicionamento e evoluçãoEm 2017, depois de um percurso profissional de 25 anos em empresas globais de tecnologia, como a Oracle e a Microsoft, Vítor Rodrigues, CEO da Magic Beans, decidiu iniciar um projeto totalmente dedicado a prestar serviços profissionais de aconselhamento, migração e gestão a empresas a empresas que queiram migrar e/ou adoptar soluções cloud como as que são fornecidas pela Amazon Web Services (AWS). Atualmente, a Magic Beans opera em Portugal, Espanha, Luxemburgo, Bélgica e Holanda, mas por ter um nível de maturidade superior, é Portugal que presta apoio e serviços em nearshore aos restantes países. Desde 2017, têm duplicado o volume de vendas e de colaboradores, e preveem continuar com esta taxa de crescimento a nível global, com uma diminuição do share de Portugal, compensada pelo crescimento acelerado do negócio noutros países. E foram estes números que permitiram à Magic Beans ser premiada pela Amazon Web Services como APN Rising Star Partner 2019 em Portugal. A Magic Beans conta com 20 colaboradores diretos, apoiados por uma rede Parceiros e de freelancers que participam em projetos à medida das necessidades. Esta é uma empresa que investe nos seus profissionais e nas suas certificações, e todos eles estão envolvidos em vários projetos, o que lhes permite consolidar o conhecimento adquirido com aplicação prática em casos reais. “Toda esta especialização permite-nos responder muito rapidamente a desafios que nos são colocados pelos clientes”, garante Vítor Rodrigues. O seu principal Parceiro é a Amazon Web Services e são considerados um AWS Advanced Consulting Partner. “95% do que fazemos está associado à AWS, os restantes 5% estão associados a outros Parceiros tecnológicos”, explica. O CEO da Magic Beans refere ainda que em Portugal os ciclos de decisão são mais longos e a apetência para investimentos em inovação é mais reduzida, quando comparado com outras realidades com que trabalham. “Acreditamos que em Portugal, na fase pós-COVID-19, as empresas vão ter que acelerar o investimento em inovação e na flexibilidade dos seus sistemas de IT, caso contrário vão continuar a perder competitividade face a novos concorrentes mais ágeis e originários de mercados com maior dimensão”. Soluções mais procuradas pelos clientesEstando 100% focados em soluções cloud, os seus clientes são na grande maioria empresas que procuram adotar cloud em alternativa ao tradicional data center, próprio ou fornecido por uma entidade externa. A Magic Beans é procurada para ajudar empresas a migrar destes data centers para cloud, e para além das migrações, têm também implementadas soluções de storage, em que as organizações pagam apenas o que usam; soluções de Backup & Recovery, com um preço de posse bastante competitivo, quando comparado com a abordagem tradicional; apoio na implementação de metodologias de DevOps e atualmente começaram também a ter alguma procura de apoio na transformação aplicacional para converter aplicações sem modelos serverless. “Queremos ser reconhecidos como especialistas na prestação de serviços profissionais em plataformas cloud”, garante Vítor Rodrigues. A estratégia da Magic Beans passa por “estar focada em poucas coisas e fazê-las muito bem, com o objetivo de nos podermos especializar e desta forma exportar estas competências para outros países”. Adicionalmente e em complemento desta estratégia, celebram ainda vários acordos de Parceria com outras empresas especialistas em áreas como dados, inteligência artificial, computer vision e esperam aumentar esta rede de Parcerias complementares. “Acreditamos que 2021 será o ano das grandes empresas nacionais darem passos muito significativos na adoção de plataformas cloud”, conclui. |