2023-2-10

BIZ

Advertorial

“Queremos continuar a ser o Parceiro de confiança para a digitalização das PMEs”

Ana Teresa Ribeiro, Country Sales Director da Sage Iberia, acredita que a atual integração, que junta Portugal e Espanha numa única região, trará benefícios aos Clientes e Parceiros de ambos os países, oferecendo a oportunidade de fazer crescer o negócio “além-fronteiras”. O foco na consolidação do ecossistema de Parceiros é também um dos objetivos para 2023

“Queremos continuar a ser o Parceiro de confiança para a digitalização das PMEs”

Ana Teresa Ribeiro, Country Sales Director da Sage Iberia

1. Qual o balanço que a Sage faz de 2022 e como avalia a prestação?

Foi muito positivo, fechámos o AF22 em setembro com resultados excelentes e que nos permitiram cumprir as nossas prioridades estratégicas e acelerar significativamente as receitas em todos os principais produtos e regiões. A nível ibérico registámos um crescimento de 18% nas receitas recorrentes anuais e uma penetração de 72% do Sage Business Cloud. Destacamos também a evolução na taxa de renovação e o aumento substancial de clientes, fatores que nos deixam muito bem posicionados para o novo ano fiscal.

2. Anunciaram recentemente uma reestruturação interna, que junta Portugal e Espanha numa única região. Como se reflete isto junto dos Parceiros?

Esta integração tem muita lógica para nós e beneficia largamente os nossos Clientes e Parceiros dos dois países. Portugal e Espanha partilham sinergias e boas práticas há muitos anos e sentíamos cada vez mais necessidade de ir mais longe, e assim ampliámos a colaboração, alinhados com a estratégia global da Sage. As especificidades locais continuam a ser definidas por cada país e continuaremos a levar o nosso projeto a bom porto em Portugal, mas agora com maior eficiência de processos para escalarmos o crescimento de forma ainda melhor e mais rápida. Os Parceiros têm também a oportunidade de levar o seu negócio “além- -fronteiras”, retirando desta união uma enorme oportunidade de crescimento e acesso a um potencial de mercado maior e mais diverso.

3. Uma das áreas que mais tem crescido é o modelo de subscrição. Para os Parceiros, qual é a grande diferença entre este e os modelos mais antigos?

A grande vantagem do modelo de subscrição é que permite às empresas contratar apenas os produtos e serviços que precisam e ir escalando (ou reduzindo) o seu portefólio de acordo com a evolução ou necessidades do negócio. Isto permite-nos oferecer a cada Parceiro e Cliente as soluções personalizadas mais adequadas às suas exigências, com uma relação custo-benefício muito mais ajustada ao investimento que querem e podem fazer. Investir num modelo de subscrição é investir na retenção de clientes, permitindo-nos ter uma relação de maior proximidade e confiança com eles e acompanhá-los na sua evolução e crescimento.

4. Em 2022 queriam alavancar o sucesso dos Parceiros na transição para o modelo SAAS. E este ano?

Queremos continuar a reforçar a nossa posição de liderança no mercado, possível apenas através dos nossos 660 Parceiros, que apoiam os nossos 63.000 Clientes em Portugal. Queremos conquistar cada vez mais Clientes através de soluções 100% Cloud/Cloud-connected, completamente adaptadas às particularidades de cada um e com a força da marca Sage, agora com uma imagem renovada. Estamos também focados na consolidação do nosso ecossistema de Parceiros, para que seja cada vez mais competitivo, digital, especialista e colaborativo, ajudando-os no desenvolvimento dos seus negócios para que possam prosperar num modelo SaaS. Outra das nossas prioridades é uma abordagem mais vertical ao mercado, focando-nos em segmentos de maior crescimento – temos conquistado uma posição diferenciadora e especialista, suportada na especialização dos nossos parceiros em talento e tecnologia.

5. Como podem os Parceiros tirar o melhor proveito do Programa de Canal da Sage? 

O Sage Partner Program foi desenhado para simplificar a forma como nos relacionamos com os Parceiros e para os ajudar a explorar os mais recentes avanços tecnológicos e a crescente procura dos produtos cloud e cloud-connected, desafiando-os a manter-se em constante evolução e crescimento. Oferece um atrativo conjunto de recursos e benefícios e diferentes oportunidades de negócio para os vários perfis de Parceiro. Para além disso, conta com uma estrutura robusta de apoio ao negócio e promove o desenvolvimento dos seus negócios, focando-se em aumentar as receitas, recompensar a angariação de novos Clientes e ainda na especialização e digitalização dos Parceiros, para estimular o aumento das vendas e a satisfação e fidelização dos Clientes. É um Programa que nutre e desenvolve um ecossistema altamente diferenciado de especialistas, focado em atingir o sucesso, independentemente da dimensão de cada empresa.

6. Quais as novidades para 2023?

Queremos continuar a ser o Parceiro de confiança para a digitalização das PMEs, para que se tornem mais competitivas e resilientes na atual conjuntura. Estamos focados na consolidação do nosso modelo 100% SaaS e em completar o portefólio de soluções nativas da cloud, o que nos vai permitir dar o passo seguinte, o mais relevante para nós em vários anos: a Sage Digital Network – a grande novidade que estamos já a preparar a nível global e também em Portugal. Graças à tecnologia de cloud, IA e Big Data, vamos desenvolver um ecossistema de rede que permite que todos os stakeholders da empresa (Clientes, Parceiros, administração, Colegas, etc.) beneficiem da inovação, conhecimento e talento da Sage, utilizando a mais avançada tecnologia. A Sage Digital Network assenta nos pilares de Inovação (novos avanços tecnológicos aplicados às soluções e serviços Sage através de API, desenvolvimentos com tech partners, etc.); Tecnologia (lançamento de novos produtos e serviços cloud); Conhecimento (boas práticas tecnológicas, relatórios, planos de apoio e promoção da utilização de novas tecnologias, etc.); e Talento (acordos com entidades educativas para melhorar as competências digitais dos profissionais e pessoas em risco de exclusão social). Finalmente, estamos também comprometidos com ajudar as empresas a derrubar barreiras para que possam ser bem sucedidas num mercado cada vez mais complexo e competitivo, e por isso continuaremos a trabalhar em projetos que permitem uma maior eficiência, como o Arquivo Digital (permite a desmaterialização e digitalização de processos), as soluções E-commerce (alavancam as vendas e negócio online crítico no pequeno e médio retalho) e o Sistema Business Intelligence (permite uma gestão mais dinâmica e mais suporte nas tomadas de decisão).

 

Conteúdo co-produzido pela MediaNext e Sage

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