2023-2-08

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Programa de Canal: mais do que um parceiro, uma extensão da Konica Minolta

Num mercado cada vez mais competitivo, o EPP 2.0 – European Partner Program da Konica Minolta foi projetado com o intuito de diferenciar os parceiros da nossa rede e de atrair potenciais novas empresas para uma relação de parceria.

Programa de Canal: mais do que um parceiro, uma extensão da Konica Minolta

Pedro Clímaco, Trade Marketing Specialist da Konica Minolta Portugal e Espanha

Em que consiste o EPP 2.0?

O European Partner Program foi desenvolvido ao longo dos anos pela Konica Minolta, de forma sustentada, para assegurar uma troca efetiva de conhecimento com os nossos parceiros. Simultaneamente, proporciona-lhes uma nova abordagem, mais consultiva e adequada às necessidades dos clientes. O programa materializa-se hoje numa estrutura cuidada e pensada para a aproximação da rede de parceiros à Konica Minolta elevando a que se tornem uma verdadeira extensão da marca.

Ao aderir ao EPP 2.0, o parceiro poderá definir o seu caminho conjunto com a Konica Minolta e escolher as áreas em que deseja investir e especializar-se. «Com este Programa de Canal, apresentamos um leque de soluções mais vasto, que acrescentam valor ao dia-a-dia dos nossos parceiros. Cada um deles é único e, por isso, desenhámos um programa flexível e versátil, funcional e adaptável à sua estratégia individual», explica Pedro Clímaco, Trade Marketing Specialist da Konica Minolta Portugal e Konica Minolta Espanha.

Um Programa para cada Parceiro

Para alargar a oferta e acrescentar valor aos seus clientes, a Konica Minolta desenhou um programa de certificação dedicado e orientado para a especialização em três áreas distintas de negócio: Printing Solutions & Optimized Print Services, Managed Content Services & Business Process Services e Infrastructure Managed Services & Workplace Hub. Cada área, com três níveis de especialização, conta com três níveis de maturidade, o que permite um crescimento gradual e adaptado ao parceiro. Para cada nível de especialização existe ainda um plano de formação, com novas certificações comerciais e técnicas (Comercial Inicial/ Comercial Avançada/ Técnica Avançada), que assegura a necessária autonomia técnica e de gestão da área de negócio.

Os critérios para a segmentação dos parceiros estão hoje concentrados na área comercial (métricas, equipas e compromisso monomarca), no marketing (promoção da marca em campanhas, eventos e outras ações estratégicas), qualidade (ambiente e customer case, certificações [ISO] de mercado nas respetivas áreas, bem como boas práticas no tratamento de reclamações e satisfação do cliente) e certificações (obrigatórias previstas no plano anual).

Quais os benefícios?

O Programa de Canal e a relação com os parceiros é apoiada por um conjunto de ferramentas de suporte, disponiblizadas através de um portal centralizado. Outros benefícios do European Partner Program, atribuídos de forma distinta por nível de parceria, aplicam-se a oito categorias transversais a todo o negócio:

  • Comercial: pricing e rebates;
  • Marketing: apoio e materiais dedicados;
  • MDF: orçamento para apoio a iniciativas de marketing;
  • Formação: plano de certificação estruturado;
  • Crédito: condições vantajosas;
  • RH: apoio à contratação e onboarding;
  • Pré-venda: apoio e especialistas de produto;
  • Benefícios adicionais: plataforma de descontos exclusivos.

As condições comerciais oferecidas aos parceiros são especiais, e, consoante o nível de especialização, distribuem-se em:

  • Descontos aplicados de forma diversa, para um negócio mais competitivo e rentável;
  • Rappel, com destaque para o volume de compras global e de consumíveis;
  • Rebates de ITS aplicáveis às ofertas para os parceiros de nível 2 e 3;
  • Suporte comercial, com reuniões anuais de acompanhamento ITS;
  • Proteção de contas, para melhores condições comerciais e maior proteção do negócio na área de ITS. Com esta revisitação das condições do Programa de Canal, investimos na competitividade dos nossos parceiros. Proporcionando condições ajustadas ao seu compromisso de crescimento nas diversas áreas de operação, esperamos contribuir para o sucesso dos seus negócios - e, simultaneamente, para uma rede cada vez maior e mais coesa em torno da Konica Minolta.

Conteúdo co-produzido pela MediaNext e Konica Minolta

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