2023-7-07
Nem o atual contexto económico trava as perspetivas positivas das organizações, depois de grande parte ter aumentado os investimentos em 2022. As empresas que colocam os investimentos em tecnologia como uma prioridade registaram um aumento de 18% na perspetiva de negócio
O mais recente Relatório Global sobre Mercado de Vendas e Marketing: a análise económica de 2022/23 da Pipedrive revelou duas perspetivas contraditórias: A maioria dos inquiridos (63%) afirmou que as empresas para as quais trabalham apresenta este ano um crescimento superior ao registado o ano passado. No entanto, a percentagem de crescimento anual diminuiu dos 71% anunciados em 2021. O relatório, que contou com a participação de 983 profissionais de vendas e marketing, empresários e profissionais de vendas de startups, PME e grandes empresas, incluiu a dimensão das empresas como um fator importante na relação entre a dimensão e o sucesso. Nas pequenas empresas, os trabalhadores têm menos 14% de probabilidades de atingirem os seus objetivos de vendas e menos 10% de probabilidades de registarem crescimento de receitas, quando comparado com empresas maiores. No caso das grandes empresas, estas têm uma probabilidade 8% superior de atingirem os objetivos de vendas, ainda que os colaboradores cujas empresas cortaram orçamentos estejam a assistir a uma quebra nas taxas de sucesso até 27%. Esta é, aliás, uma preocupação entre estes profissionais. Apesar do atual contexto económico, no seu conjunto, as empresas apresentam uma perspetiva positiva, com parte das organizações a aumentarem os investimentos em 2022, em comparação com os anos anteriores, marcados pela pandemia da COVID-19. Grande parte dos profissionais de vendas e marketing (80%) olham com otimismo para o futuro. Ao nível do apoio profissional, é necessário que exista uma forte correlação entre o apoio dos gestores e dos trabalhadores para o cumprimento dos objetivos - 47% refere que retira forças da sua própria mentalidade positiva. No caso das empresas que cultivam uma cultura de apoio, 18% apresentam um otimismo superior e 9 a 11% registam um desempenho de vendas melhorado. O estudo concluiu ainda que as empresas que colocam os investimentos em tecnologia como uma prioridade registaram um aumento de 18% na perspetiva de crescimento do negócio em 2023. A tecnologia é, por isso, um fator-chave para o progresso. “Em tempos económicos difíceis, a tecnologia torna-se a salvação que permite às empresas resistir às tempestades e emergir mais fortes do que nunca”, sublinhou Dominic Allon, CEO da Pipedrive. |