2024-4-23
Estudo revela que os profissionais de recursos humanos consideram bem-vinda a inteligência artificial para aliviar a carga de trabalho de funções administrativas
Um novo relatório global da Sage revela que os profissionais de RH consideram a Inteligência Artificial (IA) bem-vinda como forma de aliviar a carga de trabalho de funções administrativas, e tempo despendido em tarefas repetitivas, contribuindo, em última instância, também para fazer frente ao esgotamento ligado à vida profissional (designado habitualmente por burnout). O relatório anual, intitulado “The Changing Face of HR”, inquiriu mais de mil líderes de RH em vários setores e países, constatando que 77% acreditam que a IA tem o potencial de revolucionar as formas de trabalhar nas suas empresas. Globalmente, 95% dos entrevistados relatou um aumento na sua carga de trabalho durante o ano passado, enquanto 91% observou um aumento das responsabilidades nas suas funções. A investigação revela ainda que a quantidade de trabalho (80%), baixa motivação e burnout dos funcionários (79%), e orçamentos limitados (79%) são os principais desafios que 'tiram o sono' aos profissionais de RH; 80% dos profissionais de RH acreditam que o papel dos recursos humanos mudará consideravelmente devido à IA; 71% dos profissionais de RH acreditam que a implementação de IA nas tarefas de RH criará mais emprego; 45% dos líderes de RH estão atualmente a usar métricas de RH, 44% estão a utilizar funções de automatização e 43% estão a usar soluções de RH na cloud, demostrando uma mudança significativa rumo à automatização e análise de dados. O relatório também destaca algumas áreas de foco, com mais de metade (56%) dos líderes de RH a relatarem que precisam de mais tecnologia para operar de forma eficaz. Ao utilizar a tecnologia, os líderes de RH serão capazes de recolher, analisar e reportar conhecimentos (insights) potenciados por dados para tomarem decisões mais informadas. A formação foi identificada como fundamental para tirar partido dos benefícios da tecnologia, com 79% a concordar que a educação era necessária para aproveitar plenamente as capacidades da IA. Olhando para o futuro, as três principais áreas nas quais os profissionais de RH desejam dedicar mais tempo são o planeamento estratégico (61%), o uso de dados para impulsionar a tomada de decisões (59%), e a participação dos funcionários (59%). Isto demonstra uma mudança fundamental da burocracia para estratégias de pessoas, o que significa que há uma necessidade de automatizar tarefas administrativas de RH que exigem muita mão-de-obra. Embora 68% afirmem que mais de metade dos processos de RH na sua organização são automatizados, 79% dizem que mais processos poderiam ser automatizados para melhorar a eficiência. Curiosamente, a investigação também revelou uma lacuna entre as pequenas empresas (57%) e as médias empresas (80%) em termos de níveis de automatização, indicando que as pequenas empresas podem beneficiar do investimento em tecnologia de RH para acompanhar os concorrentes maiores. O relatório conclui que os profissionais de RH estão bem posicionados para responder a estas mudanças, e continuam a desempenhar um papel crucial na definição do futuro do trabalho. Amanda Cusdin, CPO da Sage, comenta, em comunicado, que “as nossas conclusões mostram que os profissionais de RH enfrentam uma pressão crescente para produzir resultados e, ao mesmo tempo, gerir uma lista cada vez maior de responsabilidades. No entanto, a indústria e os seus colaboradores são resilientes e aqueles que adotam a tecnologia e a IA ganharão mais tempo de volta, o que sabemos ser inestimável quando se trata de tentar evitar o burnout. Como resultado, os profissionais de RH poderão mudar o seu foco para áreas do seu trabalho que consideram mais valiosas, tais como estratégias de pessoas, o que por sua vez pode aumentar a satisfação no trabalho”. |