2024-5-31
O crescimento das novas tecnologias de inteligência artificial generativa permite as pequenas e médias empresas competir com as grandes empresas
De acordo com um relatório da Salesforce, realizado junto de 600 profissionais de IT, revela que, em comparação com as grandes empresas, as pequenas e médias empresas (PME) têm mais confiança no potencial da inteligência artificial. 95% dos entrevistados que trabalham em PME estão confiantes em usar a IA generativa nas suas funções e veem mais oportunidades de crescimento com essa tecnologia. O estudo demonstra que as PME podem aumentar as receitas e melhorar a experiência dos clientes com a ajuda da inteligência artificial. Enquanto as PME estão focadas no crescimento através da IA, as grandes corporações estão concentradas em tornar as operações mais eficientes. Os resultados do inquérito mostram três benefícios para as PME: melhorias na visão do negócio e insights de operação, aumento na faturação e melhoria da experiência do cliente. Os benefícios para as grandes empresas incluem automatização de tarefas de rotina, aumento da eficiência e melhoria da experiência do cliente. Ao contrário das pequenas e médias empresas, as empresas de maior dimensão têm enfrentado mais obstáculos ao adotar tecnologia de IA generativa. Isto deve-se ao fato de que as equipas de IT de grandes empresas têm cinco vezes mais chances de encontrar problemas em equilibrar a velocidade, o valor comercial e a segurança na implementação de novas tecnologias de inteligência artificial; eles também têm duas vezes mais probabilidades de se preocupar com a infraestrutura de gestão de dados de sua organização e duas vezes mais hipóteses de se preocupar com a infraestrutura de segurança de suas empresas. “A IA está, de facto a nivelar o campo de atuação para pequenas e médias empresas. Com a IA generativa a assumir grande parte das suas tarefas repetitivas, e muitas vezes tarefas mecânicas num conjunto de produtos totalmente conectado, as equipas de PME têm agora mais tempo para trabalhos mais estratégicos e de alto valor, como conectar-se com os seus atuais e potenciais clientes. O resultado é que estas empresas estão a mover-se mais rapidamente do que as de maior dimensão, melhorando simultaneamente a experiência do cliente”, afirma Kristopher Billmaier, Diretor Geral da Starter Suite, em comunicado. |