2022-7-14
Canalys indica que os problemas de produção na China levaram a um decréscimo nas vendas mundiais de computadores na ordem dos 15% no segundo trimestre de 2022
O segundo trimestre de 2022 trouxe grandes disrupções para o mercado de PC, uma vez que os lockdowns provocados pela COVID-19 na China impediram a fabricação de produtos. Os dados mais recentes da Canalys mostram que as vendas totais de desktops e notebooks caíram 15% ao ano para 70,2 milhões de unidades, o nível mais baixo desde que uma interrupção semelhante ocorreu no primeiro trimestre de 2020. Os ventos contrários da procura, especialmente por parte dos consumidores finais, também aumentaram, uma vez que a inflação continua sem controlo em muitos dos maiores mercados de PC do mundo. As vendas de notebooks caíram 18,6% no segundo trimestre de 2022, para 54,5 milhões de unidades, que regista uma queda pelo terceiro trimestre consecutivo, já que as compras de educação permaneceram baixas em comparação com o mesmo trimestre do ano passado. Os desktops saíram-se muito melhor, registando um crescimento modesto de 0,6% para 15,6 milhões de unidades. O segmento comercial premium continuará a ser um ponto positivo para o mercado geral de PC durante este ano, apesar dos crescentes desafios nas perspetivas macroeconómicas globais. “Como esperado, os lockdowns por causa de COVID nas principais regiões e cidades da China durante a maior parte do segundo trimestre afetaram severamente a fabricação e exportação de PC”, explicou Emma Xu, analista da Canalys. “A interrupção nas operações da fábrica e dos portos em Xangai, Kunshan e Jiangsu levou a atrasos significativos nos pedidos de todos os principais fornecedores de PC. Embora a produção e a coordenação tenham começado a melhorar no final de maio, a produção ficou abaixo dos níveis normais ao longo do segundo trimestre. Além disso, as restrições à circulação de pessoas e mercadorias e a redução da atividade comercial causaram uma queda acentuada nas compras domésticas na China, o segundo maior mercado de PC do mundo. Embora os indicadores de gastos comerciais e de consumo tenham melhorado em junho, a situação económica geral permanece incerta, pois a política zero-COVID do governo permanece em vigor”.
Nota: Unidades vendidas em milhares. As percentagens podem não somar 100% devido a arredondamentos.
A Lenovo manteve o primeiro lugar no mercado mundial de PC, embora as suas vendas tenham caído 12% para 17,5 milhões de unidades no segundo trimestre de 2022. A HP sofreu o maior declínio entre os cinco principais fornecedores, prejudicada por uma comparação má com as suas fortes vendas de educação no ano passado. As vendas totais da HP caíram 28%, para 13,5 milhões de unidades. A Dell ficou logo atrás da HP em terceiro lugar, registando um declínio relativamente modesto de 5% para 13,2 milhões de unidades, aumentando a sua participação de mercado em dois pontos percentuais em comparação com há um ano. Acer e Asus completaram os cinco primeiros, com quedas de 19% e 5%, respetivamente. “Do ponto de vista da procura, os segmentos de consumo e comercial estão claramente a divergir em força no curto prazo”, refere o analista sénior da Canalys, Ishan Dutt. “O agravamento da inflação é o fator económico dominante na mente dos consumidores, e os aumentos de preços em uma cesta de bens e serviços estão relegando os gastos com PC e outros hardwares a necessidades mais básicas. Embora a importância de ter um dispositivo de alta qualidade não tenha diminuído, a maioria dos proprietários de PC com necessidades de computação relativamente básicas irá contentar-se em enfrentar esse período de incerteza económica e optar por atualizar os seus dispositivos quando a pressão sobre os seus orçamentos diminuir ou o desconto por fornecedores e retalhistas for significativo. As empresas também estão a enfrentar as ameaças de inflação e aumento das taxas de juros, mas o investimento em PC e TI em geral continua a ser vital para a transformação digital como parte da recuperação pós-COVID. Os fornecedores com forte reputação comercial, Parcerias profundas de Canal e portfólios voltados para casos de uso de negócios de alto desempenho estarão em melhor posição para mitigar os desafios enfrentados pela indústria de PC este ano”. |