2022-8-27

BIZ

Procura por smartphones na América do Norte diminui

De acordo com a Canalys, as vendas de smartphones na América do Norte diminuíram 6% no segundo trimestre de 2022

Procura por smartphones na América do Norte diminui

O mercado norte-americano de smartphones atingiu as 35,4 milhões de unidades vendidas no segundo trimestre de 2022, uma queda anual de 6,4% no meio de desafios económicos, alta inflação e baixa procura sazonal.

A Apple cresceu 3% e dominou mais da metade da região norte-americana por três trimestres consecutivos, graças à sólida procura do iPhone 13 combinada com o desempenho de um trimestre completo do seu modelo básico, o iPhone SE (3.ª geração). As vendas da Samsung aumentaram 4% à medida que os seus dispositivos da série S e da série A de baixo custo continuaram a entregar. Lenovo (Motorola), TCL e Google ficaram entre os cinco primeiros, reivindicando 9%, 5% e 2% de participação de mercado.

Após um desempenho rapidamente recuperado em 2021, a maré virou no mercado norte-americano de smartphones”, explicou o analista de pesquisa da Canalys, Runar Bjørhovde. “Uma combinação de alta inflação, diminuição da confiança do consumidor e uma desaceleração económica está a diminuir a procura na América do Norte, que anteriormente era o mercado mais resiliente do mundo. Os fornecedores estão a responder rapidamente à queda da procura e estão focados em reduzir o risco de excesso de oferta enquanto se preparam para novos lançamentos no segundo semestre de 2022. A maioria dos principais fornecedores igualou as suas vendas do segundo trimestre de 2021, e a diminuição do volume foi causada pela lacuna deixada pela LG”.

O interesse do consumidor por dispositivos de baixo e alto desempenho está a sustentar o mercado, enquanto o apetite por dispositivos de médio porte está a desaparecer rapidamente”, refere Brian Lynch, analista de pesquisa da Canalys. “O desempenho do iPhone SE (3.ª geração), Galaxy A53 e Galaxy A33 é inferior ao esperado inicialmente. A diminuição do poder de compra está a forçar os compradores que normalmente considerariam aparelhos que custam entre 250 e 600 dólares a procurar opções mais baratas, uma vez que os consumidores continuam a sentir a pressão financeira da inflação nas despesas diárias. No low-end, a procura continua sólida, mas a concorrência entre os fornecedores é feroz. O G Power atualizado da Motorola, os modelos A13 da Samsung e os novos lançamentos da TCL com Tracfone, Verizon e T-Mobile oferecem inúmeras opções económicas que estão a aumentar a procura. O desempenho do high-end também permaneceu forte com a série iPhone 13 da Apple e a série Galaxy S da Samsung encontrando oportunidades. Para a Samsung, a S Pen no Galaxy S22 Ultra tem sido um diferencial eficaz entre os dispositivos Android premium, tornando-o no modelo de melhor desempenho da Samsung no mercado”.

As preocupações com a procura no segundo semestre de 2022 aumentaram tanto para fornecedores quanto para operadoras, levando a um controlo mais rigoroso sobre o stock e outros custos”, continuou Lynch. “Espera-se que os fornecedores invistam em peso em marketing e ofereçam promoções e pacotes para acelerar a venda. Esse esforço será fundamental para os concorrentes do mercado de baixo custo que desejam aumentar a sua participação no mercado e defender as slots das operadoras”.

ARTIGOS RELACIONADOS

Vendas mundiais de smartphones diminuem 9% no segundo trimestre
BIZ

Vendas mundiais de smartphones diminuem 9% no segundo trimestre

LER MAIS

Mercado de smartphones dobráveis cresce 111,2% no primeiro trimestre de 2022
BIZ

Mercado de smartphones dobráveis cresce 111,2% no primeiro trimestre de 2022

LER MAIS

Vendas europeias de smartphones diminuem 10% no primeiro trimestre
BIZ

Vendas europeias de smartphones diminuem 10% no primeiro trimestre

LER MAIS

Recomendado pelos leitores

HP nomeia novo diretor geral de soluções de impressão para Portugal e Espanha
BIZ

HP nomeia novo diretor geral de soluções de impressão para Portugal e Espanha

LER MAIS

CEO portugueses estão menos confiantes no crescimento da economia
BIZ

CEO portugueses estão menos confiantes no crescimento da economia

LER MAIS

Sophos nomeia novo Chief Revenue Officer
BIZ

Sophos nomeia novo Chief Revenue Officer

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 112 NOVEMBRO 2024

IT CHANNEL Nº 112 NOVEMBRO 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.