2022-8-27
De acordo com a Canalys, as vendas de smartphones na América do Norte diminuíram 6% no segundo trimestre de 2022
O mercado norte-americano de smartphones atingiu as 35,4 milhões de unidades vendidas no segundo trimestre de 2022, uma queda anual de 6,4% no meio de desafios económicos, alta inflação e baixa procura sazonal. A Apple cresceu 3% e dominou mais da metade da região norte-americana por três trimestres consecutivos, graças à sólida procura do iPhone 13 combinada com o desempenho de um trimestre completo do seu modelo básico, o iPhone SE (3.ª geração). As vendas da Samsung aumentaram 4% à medida que os seus dispositivos da série S e da série A de baixo custo continuaram a entregar. Lenovo (Motorola), TCL e Google ficaram entre os cinco primeiros, reivindicando 9%, 5% e 2% de participação de mercado. “Após um desempenho rapidamente recuperado em 2021, a maré virou no mercado norte-americano de smartphones”, explicou o analista de pesquisa da Canalys, Runar Bjørhovde. “Uma combinação de alta inflação, diminuição da confiança do consumidor e uma desaceleração económica está a diminuir a procura na América do Norte, que anteriormente era o mercado mais resiliente do mundo. Os fornecedores estão a responder rapidamente à queda da procura e estão focados em reduzir o risco de excesso de oferta enquanto se preparam para novos lançamentos no segundo semestre de 2022. A maioria dos principais fornecedores igualou as suas vendas do segundo trimestre de 2021, e a diminuição do volume foi causada pela lacuna deixada pela LG”. “O interesse do consumidor por dispositivos de baixo e alto desempenho está a sustentar o mercado, enquanto o apetite por dispositivos de médio porte está a desaparecer rapidamente”, refere Brian Lynch, analista de pesquisa da Canalys. “O desempenho do iPhone SE (3.ª geração), Galaxy A53 e Galaxy A33 é inferior ao esperado inicialmente. A diminuição do poder de compra está a forçar os compradores que normalmente considerariam aparelhos que custam entre 250 e 600 dólares a procurar opções mais baratas, uma vez que os consumidores continuam a sentir a pressão financeira da inflação nas despesas diárias. No low-end, a procura continua sólida, mas a concorrência entre os fornecedores é feroz. O G Power atualizado da Motorola, os modelos A13 da Samsung e os novos lançamentos da TCL com Tracfone, Verizon e T-Mobile oferecem inúmeras opções económicas que estão a aumentar a procura. O desempenho do high-end também permaneceu forte com a série iPhone 13 da Apple e a série Galaxy S da Samsung encontrando oportunidades. Para a Samsung, a S Pen no Galaxy S22 Ultra tem sido um diferencial eficaz entre os dispositivos Android premium, tornando-o no modelo de melhor desempenho da Samsung no mercado”. “As preocupações com a procura no segundo semestre de 2022 aumentaram tanto para fornecedores quanto para operadoras, levando a um controlo mais rigoroso sobre o stock e outros custos”, continuou Lynch. “Espera-se que os fornecedores invistam em peso em marketing e ofereçam promoções e pacotes para acelerar a venda. Esse esforço será fundamental para os concorrentes do mercado de baixo custo que desejam aumentar a sua participação no mercado e defender as slots das operadoras”. |