2014-9-09

BIZ

Aplicação

Perfil do CEO: homem, 54 anos e com um MBA

Eis o perfil global do CEO: homem, em média com 54 anos de idade, e com estudos em Harvard, na Universidade de Oxford ou em Cambridge. Estes são apenas alguns dos dados apurados pelo estudo realizado pela Qlik (NASDAQ: QLIK), empresa líder em Data Discovery com presença direta em Portugal, que analisou os perfis e a experiência dos principais CEOs de diferentes países do mundo. Os resultados da investigação estão disponíveis na aplicação “Where Do CEOs come From”, no QlikView, a plataforma de business intelligence orientada para o utilizador

Perfil do CEO: homem, 54 anos e com um MBA

Aplicação da Qlik analisa o perfil dos principais CEO do mundo

A aplicação combina uma ampla variedade de dados compilados durante o mês de julho deste ano, baseando-se nos CEOs das empresas que integram o Índice UK FTSE 100 e 250, juntamente com informação sobre diretores executivos das companhias mais importantes da Ásia-Pacífico, da Alemanha e da Suíça. A investigação analisou dados muito variados, incluindo o local de nascimento, o género, as universidades e os cursos que frequentaram, e a experiência profissional anterior.

Através da análise dos dados, conclui-se que, depois de Ciências Económicas e Gestão de Empresas, Engenharia é o curso mais prevalente nos principais CEOs, seguido de Direito. Apesar de Harvard e das instituições de Oxbridge serem as universidades mais frequentadas, a Universidade de Manchester, o Imperial College of London e a Universidade de Tóquio também estão entre as universidades mais frequentadas pelos CEOs.

Principais resultados da investigação

Género:
- 96% dos CEOs de todo o mundo são homens, apenas 4% são mulheres
- A Índia tem a proporção mais alta de mulheres CEO, com 8%, seguida do Reino Unido e da Austrália, com 5%. No lado oposto estão Japão e Hong Kong, países onde todos os CEOs são homens
- Todas as mulheres CEO da Índia trabalham em organizações financeiras

Educação:
- 92% dos CEOs têm um cursos superior universitário
- O curso mais frequentado pelas mulheres CEO é Gestão de Empresas, enquanto o mais frequentado pelos homens CEO é Ciências Económicas
- Quase uma quinta parte (18%) dos CEOs de todo o mundo tem um MBA (Master of Business Administration)

No trabalho:
- Um terço dos CEOs na Suíça são estrangeiros
- O Japão apresenta os números mais altos em termos de rotação de postos de trabalho, com 68% dos CEOs a ocupar os seus cargos durante um período inferior a 5 anos. Este valor supera em 16% a percentagem média de rotação de CEOs de todo o mundo, que é de 52% (tendo-se mantido no cargo menos de 5 anos)
- Antes de ocupar o cargo de CEO, a maioria (9%) trabalhou como Diretor-Geral, seguido de 6% que vinham da área financeira, como CFOs ou Diretores Financeiros, e de 5% que ocupavam cargos de Diretor de Operações (COO)

“Depois de consultar os CEOs das empresas do FTSE 100 e 250 no ano passado, queríamos aprofundar mais esta investigação e comprovar qual era o perfil do CEO a nível global” refere Lorna Díaz, Diretora de Marketing de Qlik Ibérica. “Curiosamente, o perfil do CEO é bastante similar em todos os países, sendo geralmente homem, com cerca de 50 anos e tendo estudado numa das universidades mais prestigiadas do mundo.”

“Where Do CEOs come From” é uma aplicação da QlikView completamente interativa, que está disponível online para smartphones e tablets.

Recomendado pelos leitores

Cegid lança assistente financeiro com IA em Portugal
BIZ

Cegid lança assistente financeiro com IA em Portugal

LER MAIS

DXC Technology anuncia novo diretor-geral para Portugal
BIZ

DXC Technology anuncia novo diretor-geral para Portugal

LER MAIS

Cegid distingue Parceiros em Portugal e África
BIZ

Cegid distingue Parceiros em Portugal e África

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 116 ABRIL 2025

IT CHANNEL Nº 116 ABRIL 2025

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.