2014-12-03

BIZ

Pequenas empresas lideram caminho para maturidade digital

As pequenas empresas na Europa estão mais bem preparadas para alcançar a maturidade digital do que as maiores empresas, de acordo com um estudo realizado pela Coleman Parkes.

Pequenas empresas lideram caminho para maturidade digital

A maioria dos líderes de pequenas empresas afirmam ter uma vantagem de implementação de processos digitais face aos seus congéneres em grandes empresas.

As conclusões do estudo, patrocinado pela Ricoh Europe, mostram que as pequenas empresas vêem a maturidade digital – utilização de ferramentas sofisticadas para impulsionar o desempenho do negócio e um compromisso com processos geridos digitalmente – como uma oportunidade fulcral para equilibrar a sua posição face às grandes empresas.

A maioria dos líderes de pequenas empresas (79%) afirmam ter uma vantagem de implementação, pelo facto de conseguirem optimizar processos de forma mais rápida que os seus congéneres em organizações maiores. Mais: 64% acreditam ser capazes de compreender, implementar e retirar benefícios das novas tecnologias com maior celeridade.

Apesar de 39% dos líderes de pequenas empresas estarem convencidos de que as suas organizações podem progredir de um estado de transformação digital para a maturidade digital em apenas dois anos, 27% considera que não será uma ajuda para o aumento de lucros. Para além disso, 11% dos líderes de grandes empresas e 23% dos líderes de pequenas esperam que a maturidade digital não tenha qualquer influência nos seus lucros.

Apesar de sublinharem um impacto positivo mais baixo na vantagem competitiva e no lucro, os líderes das pequenas empresas esperam que a maturidade digital ofereça: acesso mais facilitado à informação (79%), processos de negócio melhorados (79%), menos tempo necessário para completar tarefas (74%).

Tanto pequenas como grandes empresas estão de acordo relativamente à percepção de que não conseguem atingir sozinhas a maturidade digital. De momento, mais de metade das pequenas (53%) e grandes (59%) empresas estão a trabalhar com fornecedores externos, esperando-se um aumento neste número.

Recomendado pelos leitores

CEO portugueses estão menos confiantes no crescimento da economia
BIZ

CEO portugueses estão menos confiantes no crescimento da economia

LER MAIS

Sophos nomeia novo Chief Revenue Officer
BIZ

Sophos nomeia novo Chief Revenue Officer

LER MAIS

IBM introduz portfólio para Microsoft Azure
BIZ

IBM introduz portfólio para Microsoft Azure

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 112 NOVEMBRO 2024

IT CHANNEL Nº 112 NOVEMBRO 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.