2023-6-20

BIZ

Advertorial

‘Pensar cloud native, agir cloud native’

O ChatGPT disseminou-se por todo o planeta. A sua popularidade deve-se tanto à inovação do algoritmo quanto à orquestração e programação unificadas de recursos de computação em larga escala fornecidos pela cloud. O cloud native desempenha um papel cada vez mais importante na aceleração da inovação

‘Pensar cloud native, agir cloud native’

Francisco Samwell Diniz, responsável de desenvolvimento de negócio da Huawei Cloud para a Europa

Em 2013, Matt Stine, engenheiro de software da Pivotal, propôs pela primeira vez o conceito de cloud native. Em 2015, o estabelecimento da Cloud Native Computing Foundation (CNCF) marcou o início do desenvolvimento sistemático do conceito, bem como a mudança da concentração em recursos para a concentração em aplicações. Esta abordagem deu origem a uma nova geração de tecnologias em nuvem e produtos representados por DevOps, microsserviços e containers. Estas novas tecnologias e produtos criam vantagens como desenvolvimento ágil, recursos eficientes, serviços inteligentes e experiência otimizada.

Hoje, o cloud native está a ser implementado em escala em diversas áreas como renderização em tempo real on-line para transmissão ao vivo, sistemas bancários centrais distribuídos e plataformas de Internet dos Veículos (IoV). Segundo a Gartner, mais de 95% das novas cargas de trabalho digitais serão implementadas em plataformas cloud native até 2025, em comparação com 30% em 2021. O cloud native é para a liderança empresarial o que os contentores de transporte de carga são para a logística moderna.

No entanto, vale ressaltar que a maioria das empresas ainda desconhece a importância do “nativo da nuvem”. Tendem a parar no processo de migração de aplicações de servidores de data center offline para VMs em nuvem e no uso dos serviços em nuvem. Embora a sua eficiência e desempenho melhorem graças à O&M centralizada e aos recursos elásticos fornecidos pela cloud, não conseguem dar um passo adiante na transformação digital porque apenas mudam a forma como os recursos de infra-estrutura de TI são provisionados, mas não a mentalidade e as arquiteturas tradicionais. As empresas precisam de se aprofundar no conceito de cloud para alcançar a transformação digital. No Huawei Cloud COMPASS 2023, Bruno Zhang, CTO da Huawei Cloud, compartilhou a sua visão sobre os desenvolvimentos desta área. Afirmou que “não se trata apenas de migrar os serviços do local para a nuvem, mas aproveitar as tecnologias nativas da nuvem para implementar a transformação nativa da nuvem corporativa. Pensar cloud native, agir cloud native é um critério importante na era da transformação digital.”

Ser nativo da cloud é crítico e também gradual. As empresas que estão a migrar para a nuvem devem considerar cada etapa, bem como a seleção de parceiros, colaboração multinuvem, gestão precisa, segurança de dados e estabilidade do serviço. Para preparar o caminho das empresas, a Huawei Cloud continua a inovar e a fornecer aos clientes as melhores práticas, uma garantia de serviço localizado e a oferecer suporte para multinuvem.

A Huawei Cloud tem sido promotora e líder nas tecnologias de código aberto. Em 2015, a empresa participou na criação da CNCF, sendo a única integrante fundadora proveniente da Ásia. A Huawei desenvolveu o KubeEdge, o primeiro projeto de edge computing nativo da nuvem da CNCF; o Volcano, primeiro projeto de batch computing nativo da nuvem da CNCF; e o Karmada, primeiro projeto de orquestração de containers multinuvem nativa da CNCF. A Huawei Cloud também lançou o UCS, o primeiro serviço ubíquo nativo da nuvem dirigido a clusters inter-nuvem, para que os aplicativos nativos da nuvem sejam executados livremente entre regiões e nuvens com distribuição de tráfego inteligente e experiência consistente em implantação, gerenciamento e ecossistema.

Cloud native não é apenas uma tecnologia, mas também uma mentalidade. Serviços ágeis e inovadores conduzirão a mudanças profundas em operações, estruturas organizacionais e na inovação de empresas. Seguindo a estratégia de Everything-as-a-Service, a Huawei Cloud está pronta para ajudar as empresas a migrar, usar e gerir melhor a cloud com serviços completos, permitindo a inovação e operações simples.

Francisco Samwell Diniz, responsável de desenvolvimento de negócio da Huawei Cloud para a Europa, refere: “a Huawei Cloud tira partido de mais de 30 anos de experiência da Huawei em produtos e soluções de TIC para oferecer serviços de cloud confiáveis, seguros e sustentáveis”. O responsável acrescenta: “ inovaremos continuamente e trabalharemos com nossos clientes, parceiros e desenvolvedores com uma mentalidade cloud native, construindo um mundo digital orientado por inteligencia artificial com everything-as-a-service”. 

 

Conteúdo co-produzido pela MediaNext e pela Huawei

 

TAGS

Huawei

Recomendado pelos leitores

Fortinet Engage Partner Program “foi projetado para ajudar os Parceiros a expandir os seus negócios”
BIZ

Fortinet Engage Partner Program “foi projetado para ajudar os Parceiros a expandir os seus negócios”

LER MAIS

Cegid nomeia novo Chief Operating Officer
BIZ

Cegid nomeia novo Chief Operating Officer

LER MAIS

Colt lança Microsoft Operator Connect for Resellers
BIZ

Colt lança Microsoft Operator Connect for Resellers

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 109 JULHO 2024

IT CHANNEL Nº 109 JULHO 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.