2017-5-30
A parceria entre a IT People Innovation e a Fundação Portuguesa das Comunicações (FPC) deu lugar a uma app que pode ser descarregada pelos visitantes do Museu das Comunicações que lhes permite aceder a conteúdo interativo onde a Realidade Aumentada e o 3D são os protagonistas
Com uma componente de Realidade Aumentada, que permitirá tornar a visita ao Museu mais dinâmica, dando “vida” às várias peças em 3D, a APP do Museu das Comunicações conta ainda com informações úteis sobre o espaço, eventos e as várias exposições existentes em cada momento. Já disponível na APP Store e no Google Play, esta aplicação mobile visa dinamizar o espaço museológico e tornar a visita ao Museu das Comunicações numa experiência totalmente diferente, que conjuga a história das peças aí existentes com as potencialidades da mais recente tecnologia de Realidade Aumentada. A funcionalidade de Realidade Aumentada está já disponível na exposição permanente do Museu das Comunicações, “Vencer a Distância - Cinco Séculos de Comunicações em Portugal”, que faz uma viagem pela história e evolução de todas as técnicas de comunicação em Portugal, dos Correios às Telecomunicações. Com a nova APP, cada elemento em exposição ganha vida, sendo possível saber mais informações sobre o mesmo e visualizá-lo no seu contexto histórico e científico. Apontando um smartphone para cada um dos objetos em exposição, os visitantes podem visualizar essas peças em 3D, com recriações interativas da época, em que as mesmas foram desenvolvidas. Paralelamente, é também possível interagir com personagens históricas, em formato de hologramas, que surgem no espaço para explicar o contexto de cada momento da exposição. Desta forma, torna-se possível para o visitante “absorver” a informação através de uma experiência mais imersiva, totalmente interativa e divertida. “Inovação e experimentação são dois conceitos essenciais no trabalho desenvolvido pela IT People Innovation, que procurámos transportar para a nova APP do Museu das Comunicações”, afirma Eduardo Vieitas, fundador e CEO da IT People Innovation. “Estamos especialmente satisfeitos por poder contribuir para uma melhor absorção do nosso passado cultural. Este cruzar do passado, presente e futuro das Comunicações, com recurso à Realidade Aumentada, permite tornar a visita ao Museu das Comunicações, numa experiência única e totalmente inovadora”, acrescenta. O lançamento da aplicação mobile do Museu das Comunicações desenvolveu-se no âmbito da parceria estabelecida entre a IT People Innovation e a Fundação Portuguesa das Comunicações, que visa reforçar a aplicabilidade da Realidade Aumentada na museologia e valorização do património, incentivando os visitantes do Museu a melhor compreenderem o impacto das novas tecnologias na forma de informar e comunicar. “Esta parceria com a IT People Innovation é, com certeza, uma forma inovadora de valorizar e enriquecer a história, o património e a memória do sector das comunicações em Portugal, e de oferecer aos visitantes uma experiência diferente, enriquecedora e inesquecível”, refere Luís Andrade, presidente do Conselho Executivo da Fundação Portuguesa das Comunicações. |