2017-5-30

BIZ

Parceria entre IT People Innovation e Museu das Comunicações dá lugar a app mobile

A parceria entre a IT People Innovation e a Fundação Portuguesa das Comunicações (FPC) deu lugar a uma app que pode ser descarregada pelos visitantes do Museu das Comunicações que lhes permite aceder a conteúdo interativo onde a Realidade Aumentada e o 3D são os protagonistas

Parceria entre IT People Innovation e Museu das Comunicações dá lugar a app mobile

Com uma componente de Realidade Aumentada, que permitirá tornar a visita ao Museu mais dinâmica, dando “vida” às várias peças em 3D, a APP do Museu das Comunicações conta ainda com informações úteis sobre o espaço, eventos e as várias exposições existentes em cada momento. Já disponível na APP Store e no Google Play, esta aplicação mobile visa dinamizar o espaço museológico e tornar a visita ao Museu das Comunicações numa experiência totalmente diferente, que conjuga a história das peças aí existentes com as potencialidades da mais recente tecnologia de Realidade Aumentada.

A funcionalidade de Realidade Aumentada está já disponível na exposição permanente do Museu das Comunicações, “Vencer a Distância - Cinco Séculos de Comunicações em Portugal”, que faz uma viagem pela história e evolução de todas as técnicas de comunicação em Portugal, dos Correios às Telecomunicações. Com a nova APP, cada elemento em exposição ganha vida, sendo possível saber mais informações sobre o mesmo e visualizá-lo no seu contexto histórico e científico.

Apontando um smartphone para cada um dos objetos em exposição, os visitantes podem visualizar essas peças em 3D, com recriações interativas da época, em que as mesmas foram desenvolvidas. Paralelamente, é também possível interagir com personagens históricas, em formato de hologramas, que surgem no espaço para explicar o contexto de cada momento da exposição. Desta forma, torna-se possível para o visitante “absorver” a informação através de uma experiência mais imersiva, totalmente interativa e divertida.

“Inovação e experimentação são dois conceitos essenciais no trabalho desenvolvido pela IT People Innovation, que procurámos transportar para a nova APP do Museu das Comunicações”, afirma Eduardo Vieitas, fundador e CEO da IT People Innovation. “Estamos especialmente satisfeitos por poder contribuir para uma melhor absorção do nosso passado cultural. Este cruzar do passado, presente e futuro das Comunicações, com recurso à Realidade Aumentada, permite tornar a visita ao Museu das Comunicações, numa experiência única e totalmente inovadora”, acrescenta.

O lançamento da aplicação mobile do Museu das Comunicações desenvolveu-se no âmbito da parceria estabelecida entre a IT People Innovation e a Fundação Portuguesa das Comunicações, que visa reforçar a aplicabilidade da Realidade Aumentada na museologia e valorização do património, incentivando os visitantes do Museu a melhor compreenderem o impacto das novas tecnologias na forma de informar e comunicar.

“Esta parceria com a IT People Innovation é, com certeza, uma forma inovadora de valorizar e enriquecer a história, o património e a memória do sector das comunicações em Portugal, e de oferecer aos visitantes uma experiência diferente, enriquecedora e inesquecível”, refere Luís Andrade, presidente do Conselho Executivo da Fundação Portuguesa das Comunicações.

Recomendado pelos leitores

HP nomeia novo diretor geral de soluções de impressão para Portugal e Espanha
BIZ

HP nomeia novo diretor geral de soluções de impressão para Portugal e Espanha

LER MAIS

CEO portugueses estão menos confiantes no crescimento da economia
BIZ

CEO portugueses estão menos confiantes no crescimento da economia

LER MAIS

Sophos nomeia novo Chief Revenue Officer
BIZ

Sophos nomeia novo Chief Revenue Officer

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 112 NOVEMBRO 2024

IT CHANNEL Nº 112 NOVEMBRO 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.