2024-10-21
Inquérito revela que os Parceiros tecnológicos preveem uma grande mudança de receitas para a IA com infraestrutura, cibersegurança e experiência do cliente como os principais impulsionadores
A Cisco divulgou as conclusões do seu novo estudo – intitulado “Bridging the Customer AI Readiness Gap – The opportunities ahead for partners” – e revelou que os Parceiros de IT em todo o mundo estão a antecipar uma onda de transformação de procura de tecnologia de Inteligência Artificial (IA) que vai impulsionar a maior parte das suas receitas nos próximos quatro a cinco anos. De acordo com o estudo, mais de um quarto (27%) dos Parceiros inquiridos acredita que entre 76-100% das suas receitas vão chegar de tecnologias relacionadas com a IA durante este período. O estudo destaca que 42% dos Parceiros acreditam que a procura de investimentos em tecnologia relacionados com a IA crescerá mais de 75% nos próximos quatro a cinco anos. Os Parceiros entrevistados para o relatório destacaram a infraestrutura (54%), a cibersegurança (48%) e a experiência do cliente (30%) são os três principais impulsionadores da procura de tecnologia de inteligência artificial nos próximos anos. À medida que a procura por IA aumenta, os parceiros preveem também uma alteração significativa no seu mix de receitas. No curto prazo, 38% prevê que a IA vai contribuir com 26-50% das suas receitas daqui a um ano, enquanto no longo prazo esta contribuição deverá tornar-se ainda maior. “O potencial da IA para transformar as operações comerciais é imenso e perceber isso requer um esforço concertado para fortalecer as capacidades práticas de implementação dos nossos Parceiros”, afirma, em comunicado, Alex Pujols, VP, Global Partner Engineering, Cisco. “Este estudo destaca as oportunidades significativas de receitas para os Parceiros de IT liderarem a implementação da IA. Ao focar-se na preparação para a IA, a Cisco e o seu valioso ecossistema de parceiros estão bem posicionados para gerar resultados transformadores para os nossos clientes e aproveitar as oportunidades da era da IA”. As conclusões do estudo indicam uma forte confiança entre os Parceiros no seu conhecimento e compreensão de vários aspetos relacionados com as tecnologias de IA. A avaliação centrou-se em diversas soluções e capacidades específicas para a implementação da IA nos quatro pilares da infraestrutura, dados, governação e talento. Embora os Parceiros demonstrem grande confiança no seu conhecimento e compreensão da implementação de tecnologias de IA, também compreendem os desafios que precisam de enfrentar para maximizar as oportunidades futuras. Os maiores são a inexperiência na implementação de novas tecnologias (62%), a falta de conhecimento de sistemas e processos (56%) e a falta de tecnologias disponíveis (53%). Para fazer face a estes desafios, os Parceiros já estão a investir fortemente na melhoria das competências dos colaboradores existentes em competências relacionadas com a IA, com quase 80% a realizar formações internas ou a convidar fornecedores externos para ministrarem formação especializada. |