2016-2-03
A multinacional portuguesa OutSystems acaba de concluir um financiamento de 55 milhões de dólares com a North Bridge, uma empresa norte-americana de capital de risco que investe em empresas de tecnologia que considera em grande crescimento
Paulo Rosado, CEO da Outsystems (ao centro), acompanhado dos investidores da North Bridge.
Através deste investimento, a OutSystems pretende aliar a sua experiência do desenho de plataformas de desenvolvimento de aplicações com o conhecimento da North Bridge neste setor.
Este acordo, agora formalizado, representa assim um dos maiores investimentos diretos realizados por uma empresa norte-americana numa empresa portuguesa de tecnologia.
“A OutSystems posiciona-se como um catalisador tecnológico de mudança para empresas em mais de 20 indústrias. Vamos trabalhar com um parceiro que tem um sólido histórico de apoio à expansão de empresas tecnológicas e de elevado crescimento. Temos uma grande oportunidade à nossa frente e a North Bridge vai ajudar-nos a beneficiar dela”, confessa Paulo Rosado, CEO da OutSystems.
Com este financiamento, a multinacional portuguesa irá reforçar as áreas de vendas e marketing nos mercados internacionais onde está presente,e expandir a sua oferta a novas geografias. Também o departamento de I&D da OutSystems será amplamente reforçado com a abertura de novas posições em Portugal na área da engenharia informática, aprofundando assim a capacidade inovadora e prosseguindo o trabalho especializado que tem sido feito a partir de território nacional.
Jim Moran, partner da North Bridge, indicou dois fatores que foram determinantes para o investimento na OutSystems: “Primeiro, a base de clientes da OutSystems é completamente fã da experiência com o produto. Em segundo lugar, a OutSystems é líder de mercado em Application Platform As a Service (aPaaS), um mercado que acreditamos estar a começar a crescer dada a elevada procura por aplicações e a relativa escassez das novas competências técnicas necessárias.”
A North Bridge junta-se à ES Ventures e Portugal Ventures como investidores na OutSystems. Os partners da North Bridge, Mikel Pehl e Jim Moran, irão integrar o Conselho de Administração da OutSystems.
Após ter sido fundada em 2001, a OutSystems conseguiu obter um crescimento sólido, arrecadando mais de 600 clientes empresariais e mais de 130 parceiros em 33 países e 22 indústrias. Tornou-se respeitada num mercado em expansão, que inclui plataformas de desenvolvimento rápido de aplicações (RAD), plataformas de desenvolvimento low-code, plataformas de desenvolvimento de aplicações móveis e plataformas de aplicações as a service (aPaaS) na Cloud. A OutSystems Platform é uma plataforma para a criação, implementação e gestão de aplicações móveis e empresariais custodiadas, projectada e concebida para ajudar as empresas a atingirem rapidamente o negócio digital.
“A OutSystems é o transformador que as empresas hoje precisam para desencadear a inovação digital. Os nossos clientes têm ultrapassado a concorrência em vários setores através da rápida digitalização da sua atividade e operação”, acrescenta Paulo Rosado. “Nós capacitamos as equipas de TI e de negócio dos nossos clientes para criarem poderosas aplicações móveis, da forma mais simples e rápida”.
Segundo o recente Forrester Report, o mercado das plataformas low-code gerou um valor mínimo de 1,7 mil milhões de dólares de receita em 2015 e irá crescer até 15,5 mil milhões em 2020. Em 2015, as receitas da OutSystems por subscrição aumentaram mais de 60 por cento, visto que as plataformas low-code produzem uma maior eficiência operacional, rapidez de negócio e produtividade dos colaboradores.