Rui Damião em 2022-10-14

BIZ

Análise

“Os Parceiros começam a perceber a importância de uma proteção dos dados efetiva”

A Commvault tem vindo a crescer nos últimos anos, tal como partilham Isabel Dombriz e Luís Feitor. A proteção dos dados é cada vez mais importante e, com um aumento de interesse por parte dos clientes, os Parceiros começam à procura de “soluções boas” para endereçar o mercado

“Os Parceiros começam a perceber a importância de uma proteção dos dados efetiva”

Isabel Dombriz (à esquerda), Account Manager da Commvault para Portugal, e Luís Feitor (à direita), Specialist Systems Egnineer da Commvault para Portugal

Ter os dados disponíveis e prontos para fazer o negócio dos clientes crescer é o objetivo da Commvault. Com os dados a estarem no centro das vantagens de cada organização, ter esses dados seguros é essencial para a continuidade do negócio dos clientes.

Isabel Dombriz, Account Manager da Commvault para Portugal, e Luís Feitor, Specialist Systems Engineer da Commvault para Portugal, falaram com o IT Channel e abordaram não só o mercado, mas também o Canal de Parceiros da empresa.

A Account Manager da Commvault partilhou que a empresa está “a crescer muito”. Não só em Portugal, mas também em Espanha, “a faturação multiplicou-se por três nos últimos cinco anos”.

Este crescimento deve-se ao mercado e ao Canal de Parceiros que, diz, “começam a perceber cada vez mais a importância de uma proteção dos dados efetiva para os clientes e estão à procura de soluções boas”.

Pelos ataques que têm acontecido nos últimos anos – e em particular nos últimos meses – as organizações procuram a Commvault pelo lado da cibersegurança, mas também pela governança da informação.

Isabel Dombriz explica que os clientes estão a procurar soluções na área de cibersegurança na área de air gap, imutabilidade dos dados, soluções de segunda e terceira cópia. “Basicamente, garantir que os seus dados estão protegidos e que, no caso de acontecer qualquer ataque, eles podem ter uma cópia dos seus dados”.

Canal de Parceiros

Isabel Dombriz refere que, atualmente, o Canal de Parceiros da Commvault conta com três níveis de Parceria que, naturalmente, dependem do volume de vendas para atingir os outros níveis. “Em termos gerais, todos os Parceiros que registem oportunidades têm benefícios adicionais nas vendas e os Parceiros que fechem essas vendas também têm vantagens para diferentes produtos e margens melhores”, refere.

Assim, diz, “estamos a proteger, por um lado, e estamos a dar mais benefícios e mais margens para diferentes negócios, dependendo do tipo de negócio do Parceiro. Um negócio novo, com um novo cliente, com vendas superiores a cinco mil, temos margens adicionais ou rebates adicionais”.

Do lado da Commvault, a empresa ajuda em várias áreas. A Commvault está disponível para desenhar, em conjunto com os Parceiros, a arquitetura do projeto, ou ajudar, também, no licenciamento. Por vezes, ajuda na parte de implementação. Dombriz indica que a Commvault tem “equipas de consultoria que podem ajudar os Parceiros” e que, por vezes, é a própria empresa que faz “o projeto inteiro” e, noutras vezes, dão “apoio ao Parceiro”.

Em termos de Parceiros ativos em Portugal, Isabel Dombriz partilha que são à volta de dez. “Três deles são mais importantes e o resto é mais transacional, de dizer que têm uma operação ou oportunidade. Parceiros a trabalhar de forma proativa temos entre sete e dez”.

Mercado exigente

Numa comparação com o mercado espanhol, Luís Feitor partilha que o “mercado português é um mercado exigente”, mesmo que a dimensão seja menor. “Se equipararmos com outros mercados internacionais – como o norte da Europa ou África – existem empresas muito exigentes em Portugal com um nível de conhecimento muito alto, equiparado a qualquer outra grande empresa mundial”, refere.

“Quando falamos de proteção de dados e gestão de informação – que a Commvault já faz há muitos anos – aquele mercado chamado tradicional – dos backups e das cópias de segurança – está a evoluir bastante”, indica Luís Feitor.

O Specialist Systems Engineer da Commvault para Portugal partilha que, no portfólio da Commvault, e tendo apenas um software com uma única consola, “é um fator diferenciador poder proporcionar não só uma solução que resolva desafios de proteção e gestão dos dados, mas também enquadrar no Regulamento Geral de Proteção de Dados, o direito ao esquecimento e apagar dados que existem não só em produção, mas também nas cópias de segurança existentes que são um desafio para muitos dos fabricantes nesta área e para a Commvault são uma coisa muito simples”.

Maior interesse do mercado

Com um aumento de ciberataques conhecidos em Portugal, tanto os clientes finais como os Parceiros olham para soluções que possam garantir a proteção dos dados. Com o backup a ser a última segurança possível desses dados, a Commvault tem sido mais procurada pelo Canal e pelas organizações que consomem estas soluções.

Luís Feitor diz que a empresa “vê uma procura cada vez maior, não só porque existem muitos softwares que fazem o tradicional backup, mas já não é isso que o cliente procura; o cliente procura que a solução de proteção de dados permite recuperar num tempo que seja adequado ao nível de serviço e do negócio do cliente”.

Neste momento, afirma, as organizações procuram “garantir que a própria infraestrutura de proteção de dados está protegida contra ciberataques” e que os dados estão prontos a utilizar na eventualidade de existir um ciberataque contra a infraestrutura da empresa.

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