2024-2-05
A Brother sublinha que o setor do retalho sofreu, nos últimos anos, uma transformação sem precedentes através da eficiência, da personalização, da rastreabilidade e da sustentabilidade
Desde o aumento das vendas online até à crescente exigência a nível da sustentabilidade, o setor do retalho sofreu uma transformação sem precedentes, impulsionada pela digitalização e pela mudança de comportamento dos consumidores. As soluções de etiquetagem estão a desempenhar um papel fundamental na adaptação às mudanças, e a Brother identificou os quatro fatores fundamentais que impulsionam o crescimento da etiquetagem no setor do retalho: eficiência, personalização, rastreabilidade e sustentabilidade. A Brother tem recolhido informações sobre os últimos desenvolvimentos e necessidades dos clientes no setor, permitindo-lhe, diz a própria empresa, desenvolver soluções para o setor de retalho cada vez mais adaptadas às tendências do mercado e identificar os fatores que tornam a etiquetagem essencial para assegurar a continuidade do setor. EficiênciaA pandemia da COVID-19 representou uma revolução a muitos níveis e, para o setor do comércio retalhista, significou uma transição acelerada para o comércio digital. O aumento das encomendas online, a procura de rapidez e de processos de venda totalmente digitalizados aumentou a dependência dos retalhistas nas impressoras de etiquetas industriais para processos como a expedição e a receção, a gestão de inventário e de ativos, bem como as necessidades de recolha e embalamento em armazém, permitindo uma rastreabilidade perfeita e ágil para um processo de entrega rápido e eficiente. A rapidez tornou-se um valor fundamental para os consumidores quando se trata de escolher as lojas ou a Marketplaces onde compram. Neste sentido, o sistema de etiquetagem tem uma influência direta ao estar envolvido em todos as etapas dos processos de compra, pelo que uma impressão eficiente de etiquetas reduz consequentemente os tempos e os erros, melhorando assim a produtividade. PersonalizaçãoA personalização tornou-se num elemento diferenciador fundamental no setor do retalho, uma vez que os consumidores procuram cada vez mais produtos que se adaptem às suas necessidades individuais. A experiência do utilizador tornou-se um valor diferenciador no processo de decisão do consumidor: agora exigem experiências únicas e pessoais. No caso da etiquetagem, a informação fornecida sobre um produto, como o nome, a descrição, os ingredientes, as instruções de utilização ou o preço, é essencial para que os clientes tomem decisões de compra informadas, de acordo com as suas preferências. Além disso, a etiquetagem pode ir mais longe e conter mais informações que podem ser úteis para o cliente. Por outro lado, a etiquetagem personalizada desempenha um papel fundamental na criação e no reforço da imagem de marca de uma empresa. Desde a qualidade de impressão até aos elementos visuais, as etiquetas tanto podem acrescentar valor à perceção que os clientes têm de um negócio, como podem prejudicá-lo. RastreabilidadeOutro fator que tem impulsionado a inovação nos sistemas de etiquetagem são as constantes mudanças na regulamentação e nos requisitos governamentais e dos clientes. Estas atualizações implicam que as empresas tenham de adaptar constantemente as suas iniciativas de rastreabilidade e políticas de monitorização aos diferentes regulamentos. A rastreabilidade é particularmente importante para garantir a segurança e a qualidade dos produtos e serviços. Com uma visibilidade total, é possível identificar qualquer problema que possa ter surgir na cadeia de distribuição e tomar medidas para os resolver antes de chegar ao consumidor final. Além disso, os consumidores não só exigem informações claras e exatas, mas também o estado em tempo real no caso de envios ou devoluções. A rastreabilidade melhora a transparência da cadeia de fornecimento, mas é também um recurso ideal para aumentar a produtividade e a eficiência. Ao conhecer a origem e o historial dos produtos, os profissionais do comércio retalhista podem otimizar os seus processos e reduzir os custos associados à logística e ao armazenamento. SustentabilidadeNos últimos anos, a sustentabilidade tornou-se numa questão muito mais importante no setor do retalho. Os consumidores estão cada vez mais interessados no impacto ambiental e social dos produtos que compram e as empresas estão a aperceber-se de que a sustentabilidade pode ser um fator-chave de diferenciação e competitividade no mercado. Até agora, o valor de um bom sistema de impressão de etiquetas tem sido subestimado no planeamento empresarial, mas, na realidade, a utilização de um sistema de impressão adaptado ao processo pode gerar poupanças significativas, tanto a nível económico como ambiental. Existem várias formas de as empresas otimizarem os processos de identificação e a gestão de etiquetas para aumentar a consciencialização ambiental. Por exemplo, a utilização de impressoras de etiquetas, como as da Brother, que permitem a criação de etiquetas à medida, reduz o desperdício na indústria ao imprimir apenas as etiquetas necessárias, poupando material, tempo e dinheiro. |