2024-2-05

BIZ

Os fatores-chave para impulsionar o crescimento da etiquetagem no retalho

A Brother sublinha que o setor do retalho sofreu, nos últimos anos, uma transformação sem precedentes através da eficiência, da personalização, da rastreabilidade e da sustentabilidade

Os fatores-chave para impulsionar o crescimento da etiquetagem no retalho

Desde o aumento das vendas online até à crescente exigência a nível da sustentabilidade, o setor do retalho sofreu uma transformação sem precedentes, impulsionada pela digitalização e pela mudança de comportamento dos consumidores. As soluções de etiquetagem estão a desempenhar um papel fundamental na adaptação às mudanças, e a Brother identificou os quatro fatores fundamentais que impulsionam o crescimento da etiquetagem no setor do retalho: eficiência, personalização, rastreabilidade e sustentabilidade.

A Brother tem recolhido informações sobre os últimos desenvolvimentos e necessidades dos clientes no setor, permitindo-lhe, diz a própria empresa, desenvolver soluções para o setor de retalho cada vez mais adaptadas às tendências do mercado e identificar os fatores que tornam a etiquetagem essencial para assegurar a continuidade do setor.

Eficiência 

A pandemia da COVID-19 representou uma revolução a muitos níveis e, para o setor do comércio retalhista, significou uma transição acelerada para o comércio digital. O aumento das encomendas online, a procura de rapidez e de processos de venda totalmente digitalizados aumentou a dependência dos retalhistas nas impressoras de etiquetas industriais para processos como a expedição e a receção, a gestão de inventário e de ativos, bem como as necessidades de recolha e embalamento em armazém, permitindo uma rastreabilidade perfeita e ágil para um processo de entrega rápido e eficiente.

A rapidez tornou-se um valor fundamental para os consumidores quando se trata de escolher as lojas ou a Marketplaces onde compram. Neste sentido, o sistema de etiquetagem tem uma influência direta ao estar envolvido em todos as etapas dos processos de compra, pelo que uma impressão eficiente de etiquetas reduz consequentemente os tempos e os erros, melhorando assim a produtividade.

Personalização

A personalização tornou-se num elemento diferenciador fundamental no setor do retalho, uma vez que os consumidores procuram cada vez mais produtos que se adaptem às suas necessidades individuais. A experiência do utilizador tornou-se um valor diferenciador no processo de decisão do consumidor: agora exigem experiências únicas e pessoais. No caso da etiquetagem, a informação fornecida sobre um produto, como o nome, a descrição, os ingredientes, as instruções de utilização ou o preço, é essencial para que os clientes tomem decisões de compra informadas, de acordo com as suas preferências. Além disso, a etiquetagem pode ir mais longe e conter mais informações que podem ser úteis para o cliente.

Por outro lado, a etiquetagem personalizada desempenha um papel fundamental na criação e no reforço da imagem de marca de uma empresa. Desde a qualidade de impressão até aos elementos visuais, as etiquetas tanto podem acrescentar valor à perceção que os clientes têm de um negócio, como podem prejudicá-lo.

Rastreabilidade

Outro fator que tem impulsionado a inovação nos sistemas de etiquetagem são as constantes mudanças na regulamentação e nos requisitos governamentais e dos clientes. Estas atualizações implicam que as empresas tenham de adaptar constantemente as suas iniciativas de rastreabilidade e políticas de monitorização aos diferentes regulamentos.

A rastreabilidade é particularmente importante para garantir a segurança e a qualidade dos produtos e serviços. Com uma visibilidade total, é possível identificar qualquer problema que possa ter surgir na cadeia de distribuição e tomar medidas para os resolver antes de chegar ao consumidor final. Além disso, os consumidores não só exigem informações claras e exatas, mas também o estado em tempo real no caso de envios ou devoluções.

A rastreabilidade melhora a transparência da cadeia de fornecimento, mas é também um recurso ideal para aumentar a produtividade e a eficiência. Ao conhecer a origem e o historial dos produtos, os profissionais do comércio retalhista podem otimizar os seus processos e reduzir os custos associados à logística e ao armazenamento.

Sustentabilidade

Nos últimos anos, a sustentabilidade tornou-se numa questão muito mais importante no setor do retalho. Os consumidores estão cada vez mais interessados no impacto ambiental e social dos produtos que compram e as empresas estão a aperceber-se de que a sustentabilidade pode ser um fator-chave de diferenciação e competitividade no mercado.

Até agora, o valor de um bom sistema de impressão de etiquetas tem sido subestimado no planeamento empresarial, mas, na realidade, a utilização de um sistema de impressão adaptado ao processo pode gerar poupanças significativas, tanto a nível económico como ambiental. Existem várias formas de as empresas otimizarem os processos de identificação e a gestão de etiquetas para aumentar a consciencialização ambiental. Por exemplo, a utilização de impressoras de etiquetas, como as da Brother, que permitem a criação de etiquetas à medida, reduz o desperdício na indústria ao imprimir apenas as etiquetas necessárias, poupando material, tempo e dinheiro.

ARTIGOS RELACIONADOS

Brother renova gama laser monocromática
HARD

Brother renova gama laser monocromática

LER MAIS

Brother apresenta nova gama de impressoras laser monocromáticas
HARD

Brother apresenta nova gama de impressoras laser monocromáticas

LER MAIS

Brother anuncia nova gama de impressoras laser LED a cores silenciosas
HARD

Brother anuncia nova gama de impressoras laser LED a cores silenciosas

LER MAIS

Recomendado pelos leitores

Commvault nomeia novo country manager para Portugal e Espanha
BIZ

Commvault nomeia novo country manager para Portugal e Espanha

LER MAIS

Cegid nomeia novo general manager para a Ibéria
BIZ

Cegid nomeia novo general manager para a Ibéria

LER MAIS

Microsoft lança formação gratuita em IA
BIZ

Microsoft lança formação gratuita em IA

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 113 DEZEMBRO 2024

IT CHANNEL Nº 113 DEZEMBRO 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.