Marta Quaresma Ferreira em 2025-3-18
Com o propósito de levar mais inteligência às organizações, uma das grandes estratégias da empresa portuguesa passa pela consolidação e crescimento nos mercados internacionais
Sócios-fundadores, da esquerda para a direita: Andro Moreira, Partner, José Oliveira, CEO, Hugo Pinto, Partner
A BI4All surgiu em 2004 com a ambição de se tornar numa referência na área de Business Intelligence. Os sócios-fundadores – José Oliveira, CEO, e os Partners, Andro Moreira e Hugo Pinto –, são os responsáveis da gestão, assente na paixão, compromisso e entusiasmo. Com cerca de 350 colaboradores, a BI4All consolidou a sua notoriedade e reconhecimento com base no “estabelecimento de Parcerias sólidas” e na “criação de relações estreitas com os clientes”, começa por contextualizar José Oliveira. A evolução tecnológica levou a empresa a alavancar a oferta na área do Business Intelligence tradicional, num passo que a posicionou “como uma referência em serviços de consultoria, com competências de excelência em Transformação Digital e Data Strategy, com foco em Analytics, Artificial Intelligence, Big Data, e Software Engineering”, refere o CEO. Orientada para as pessoas, e aliando o conhecimento às melhores ferramentas, o foco diário concentra-se em responder aos desafios dos clientes: “partilhamos com eles um conhecimento de excelência, quer na componente tecnológica, quer na de negócio, permitindo que as organizações tenham vantagens competitivas ao transformarem os seus dados em insights. Desenvolvemos uma vasta experiência na capacidade de resposta ao conjunto específico de desafios e requisitos de negócio de diferentes setores. Compreendemos as necessidades dos nossos clientes e adicionamos valor real às organizações através da expertise e domínio de soluções e tecnologias poderosas que permitem que as empresas tenham vantagens competitivas ao consolidar dados de diferentes fontes de informação numa única visão”, justifica José Oliveira. A adoção de soluções de Data Analytics e Inteligência Artificial (IA), destaca o CEO, “permite às empresas serem data-driven”, ou seja, empresas “onde os dados são fundamentais para o processo de tomada de decisões, que têm respostas com maior precisão e velocidade, e uma maior agilidade nos seus processos”. Este tipo de soluções, enaltece o CEO, permitem aos clientes realizarem um acompanhamento diário dos objetivos, reduzirem riscos, reorganizarem recursos, anteciparem cenários, melhorarem a eficiência operacional e estarem disponíveis a oportunidades de negócio. Posicionamento e evolução do negócioA consolidação nos mercados internacionais, nomeadamente na Suíça, é uma das principais estratégias de crescimento para a BI4All. “Com uma sólida base de conhecimento em soluções de data analytics e IA, queremos continuar a levar a nossa expertise em data analytics e IA para além-fronteiras, capacitando as organizações a tomar decisões mais inteligentes”, refere José Oliveira, que recorda a abertura do primeiro escritório internacional no país, em 2022. Com um volume de negócios na ordem dos 24,5 milhões de euros em 2023, e um crescimento de 19% face ao ano transato, a empresa registou também um crescimento de 26% face a 2022 nos mercados internacionais, que representam já 60% do volume de negócios da BI4All. A força das Parcerias e a relação com os clientesCom uma forte atuação nos setores farmacêutico, bancário, de energia e seguros, a BI4All conta com clientes das mais variadas áreas, com diferentes necessidades e especificidades. Sobre as Parcerias, José Oliveira reforça o poder da cooperação e das Parcerias: “vão além de simples alianças; são a base da história de sucesso do seu negócio. Selecionamos, implementamos e ajustamos meticulosamente as tecnologias de ponta, não só para responder, mas também para exceder as suas expectativas”. Estratégias para preparar o futuroPara além do desejo de cimentar o trabalho na Suíça, um dos grandes objetivos da BI4All para 2025 passa por alargar a presença em novos mercados internacionais, “consolidando o estatuto de Parceiro de confiança em Portugal e no estrangeiro”. Outra das preocupações passa por olhar “para dentro”, para a eficiência e otimização dos processos internos como forma de fortalecer a capacidade de entrega e inovação da organização. |