2023-11-13

BIZ

Organizações devem planear utilização de tecnologias digitais para responder às necessidades dos clientes

IDC indica que as empresas devem resistir à reação de jogar pelo seguro e serem criativas na forma como podem utilizar a tecnologia para atingir o sucesso

Organizações devem planear utilização de tecnologias digitais para responder às necessidades dos clientes

A IDC estima que, em 2024, as empresas que se vão destacar são aquelas que demonstraram capacidade em inovar através da tecnologia para superar as mais diversas crises, conforme aponta o estudo “IDC FutureScape: Worldwide Future of Digital Innovation 2023 Top 10 Predictions”.

A consultora sublinha que as crises globais, incluindo a inflação, a ameaça de recessão, os constrangimentos da cadeia de abastecimento, o aumento dos custos dos combustíveis e a guerra estão a tirar o sono aos executivos. Para muitos, a reação é jogar pelo seguro: cortar, reduzir os custos tanto quanto possível e investir apenas em empresas ou negócios com baixo risco. No entanto, dependendo do setor e da crise que afeta, jogar pelo seguro pode ser mais arriscado do que investir em algo novo

Gabriel Coimbra, Group Vice President e Country Manager da IDC Portugal, relembra empresas como a Uber, a Airbnb e a Groupon que surgiram na altura da recessão de 2008, utilizando tecnologias digitais inovadoras para agitar os mercados. “As empresas devem planear a utilização de tecnologias digitais para responder às necessidades dos clientes, que estão a mudar devido às crises mundiais. Sabemos que a inflação e as restrições da cadeia de abastecimento, por exemplo, afetam o status quo, o que significa que as organizações têm de mudar ou correm o risco de declínio”.

A IDC defende que as empresas estão a passar de uma estratégia de investimento em tecnologia centrada na transformação digital para uma estratégia focada na gestão do negócio digital. Logo, um fator importante do negócio digital será a capacidade de inovar através do desenvolvimento de tecnologia diferenciadora e disruptiva. As organizações de TI estão mais pressionadas do que nunca para aumentar a eficiência, a fim de dedicar o máximo de tempo e recursos à inovação. 

Obter o máximo valor comercial da inovação digital requer normalmente mudanças significativas nos modelos de negócio. Os líderes de TI terão, cada vez mais, de compreender o negócio – incluindo o impacto de qualquer uma das crises globais – e fornecer ao negócio soluções inovadoras que produzam resultados estratégicos”, refere o estudo “IDC FutureScape: Worldwide Future of Digital Innovation 2023 Top 10 Predictions”.

A pandemia da COVID-19 demonstrou o quão poderosa pode ser a tecnologia digital e a inovação para proporcionar resiliência, receitas e oportunidades para uma empresa face a uma crise. O resultado é o surgimento de uma divisão entre as organizações que são capazes de escalar o desenvolvimento e a entrega de inovação digital e as que não conseguem. As previsões da IDC para o futuro da inovação digital refletem esta divisão, com as empresas que fornecem inovação digital a emergir como líderes nos seus sectores de mercado.

Previsões do “Worldwide Future of Digital Innovation 2023” da IDC

  1. Em 2024, as cinco maiores empresas de cada setor serão aquelas que utilizaram a tecnologia para inovar e sair de uma crise global, como uma recessão ou uma rutura na cadeia de abastecimento;
  2. Até 2026, 10% das empresas vão incentivar os consumidores a partilhar dados confidenciais para conceber ofertas não tradicionais, melhorar a experiência do cliente e aumentar a quota de mercado;
  3. Até 2024, 35% das empresas que criam algoritmos inovadores para recolher informações de dados únicos, vão apresentar novas ofertas de produtos, modelos de preços bem-sucedidos e explorar novos segmentos de clientes;
  4. Até 2028, novas eficiências vão permitir aos programadores aumentar a percentagem de tempo que dedicam à inovação, passando de 25% do seu trabalho relacionado com o desenvolvimento para 75%;
  5. Até 2028, as receitas recorrentes de produtos inteligentes vão representar 65% das receitas das duas mil maiores empresas;
  6. Até 2026, 75% dos líderes de mercado vão ter programas e investimentos em inovação digital sistémica, que apoiam a inovação iterativa contínua, permitindo o crescimento, a escala, agilidade e resiliência;
  7. Até 2026, as empresas que partilham dados com parceiros comerciais para tirar partido dos seus conjuntos de dados coletivos vão aumentar as receitas 10% mais rapidamente do que aquelas que não o fazem;
  8. Até 2025, 85% dos CEO do G2000 vão exigir que os líderes seniores forneçam informações baseadas em dados sobre a atividade de inovação, incluindo a eficiência dos programadores e os resultados comerciais;
  9. Em 2027, a percentagem de pessoas não ligadas à tecnologia nas empresas que passam dez horas ou mais por semana a contribuir para a inovação digital, aumentará dos atuais 5% para 45%;
  10. Em 2028, 15 das grandes empresas serão notícia por utilizarem tecnologias digitais para manipular as experiências dos clientes para estimular atualizações e substituições.

ARTIGOS RELACIONADOS

Administração pública investiu cerca de 40 milhões de euros em tecnologia no distrito do Porto
BIZ

Administração pública investiu cerca de 40 milhões de euros em tecnologia no distrito do Porto

LER MAIS

“A transformação digital tem de ser um processo holístico onde a tecnologia é uma parte”
ENTREVISTA

“A transformação digital tem de ser um processo holístico onde a tecnologia é uma parte”

LER MAIS

Mercado mundial de bens tecnológicos e eletrónica de consumo em fase de declínio
BIZ

Mercado mundial de bens tecnológicos e eletrónica de consumo em fase de declínio

LER MAIS

Recomendado pelos leitores

Estudo revela que apenas 17% das empresas portuguesas utilizam IA
BIZ

Estudo revela que apenas 17% das empresas portuguesas utilizam IA

LER MAIS

Quase metade dos colaboradores recorre a IA generativa para adquirir novas habilidades
BIZ

Quase metade dos colaboradores recorre a IA generativa para adquirir novas habilidades

LER MAIS

HP nomeia novo diretor geral de soluções de impressão para Portugal e Espanha
BIZ

HP nomeia novo diretor geral de soluções de impressão para Portugal e Espanha

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 112 NOVEMBRO 2024

IT CHANNEL Nº 112 NOVEMBRO 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.