2023-4-10

BIZ

Advertorial

O trabalho híbrido, na transformação digital

Definir objetivos de negócios, garantir o compromisso dos colaboradores e entender o impacto nos processos de negócios são vitais para um local de trabalho digital bem-sucedido

O trabalho híbrido, na transformação digital

Na comunicação empresarial, o nível de maturidade do mercado é muito alto. Nos últimos anos, muito progresso foi feito nos modelos de negócio e implantação de soluções de UC&C (comunicações unificadas e colaboração).

As implantações em nuvem e as opções “freemium” facilitaram a adoção imediata e a capacidade de avaliar e alocar as necessidades para os utilizadores certos e pelo tempo que forem necessários. Ao integrar essas comunicações nos aplicativos associados a cada função, acelera a perceção de valor para o negócio das empresas e colaboradores.

Em 2022, após o auge da crise sanitária, assistimos a uma elevada adoção da mobilidade na empresa, do uso da cloud ou de operações remotas como o teletrabalho, que motivaram investimentos significativos em ferramentas de UC&C nas empresas.

O que nos pedem os decisores?

Ao instalar uma solução UC&C na cloud, são exigidos múltiplos requisitos de segurança como aspetos regulatórios como RGPD ou outros mais locais, mais de um setor como o ENS (National Security Scheme), espanhol. O enquadramento regulatório, em especial para as empresas europeias, deverá ser também levado em conta, para que não fiquem dependentes de legislações originárias de outras geografias, às quais os fornecedores (aplicações, infraestruturas DC), mesmo disponibilizando serviços na europa, não podem deixar de cumprir.

Vemos que as organizações públicas e privadas têm cada vez mais critérios objetivos para avaliar esses requisitos.

Além disso, a cloud oferece uma proposta de implantação muito mais rápida e flexível, que não compromete o investimento. Entre as múltiplas opções e ofertas de UC&C existentes no mercado, a escolha deverá ter em consideração, aspetos como, a proteção do investimento, a integração nos processos da empresa e a personalização e integração de outros elementos (IA Inteligência Artificial, ou dispositivos IoT).

Algumas propostas de CPaaS (Plataformas de Comunicação como Serviço) combinam todas as capacidades e mostram essa adaptação personalizada.

Comunicações cognitivas e tendências

Para migrar para a cloud, são considerados os elementos mencionados; segurança, integração com aplicativos e processos existentes, flexibilidade para aumentar ou diminuir o número de utilizadores pelos quais se paga mensalmente sem incorrer em penalidades, possibilidade de adicionar elementos como AI e IoT, além de pessoas. É o que chamamos de “Comunicação Cognitiva”, que responde a uma visão empresarial onde tudo está conectado.

Um ponto interessante é a realidade do teletrabalho, que dá flexibilidade ao funcionário e leva as corporações a proporem uma solução mais global.

O serviço, Rainbow, de UC&C baseado na cloud da Alcatel-Lucent Enterprise, possibilita que os indivíduos e equipas se conectem e colaborarem eficientemente com colegas, contactos comerciais e clientes.

Quer estejam a lidar com detalhes de um projeto, respondendo a uma pergunta de um cliente ou propondo uma solução – a sua equipa pode fazer tudo de uma forma instantânea através de IM (Instant Messaging), chamada de áudio ou vídeo, telefonia; podendo ainda criar grupos de projetos e partilhar ficheiros e conferências Web (áudio/vídeo/partilha de ecrã) em tempo real. Podendo inclusivamente integrar com aplicações de terceiros, via APIs.

O Rainbow está disponível em qualquer lugar, bastando para isso haver ligação à internet, interligando todos os seus locais, bem como funcionários remotos através de serviços de colaboração. É simples de implantar e protege os investimentos realizados, através da integração com o sistema telefónico existente, numa arquitetura de cloud híbrida. Todas as comunicações são encriptadas, e o armazenamento de dados é feito em data centers certificados que respeitam as normas de privacidade, nomeadamente o RGPD da União Europeia. Suporta ainda serviços de telefonia baseados na cloud mediante a utilização de um VirtualPBX SIP.

O conceito “Connect Everything” aproveita o valor que cada elemento oferece às empresas (pessoas, dispositivos IoT, CRM, processos inteligentes com IA, etc).

A Alcatel-Lucent Enterprise, dispõem de uma oferta vasta de soluções de comunicação e infraestrutura, na cloud e on-prem, associadas a modelos de negócio baseados em CAPEX e OPEX (subscrições).

 

Conteúdo co-produzido pela MediaNext e pela Alcatel-Lucent Enterprise

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