É neste desenvolvimento de soluções baseadas na análise e no conhecimento que muitas vezes reside a dúvida. Quantas vezes não foram questionadas a utilidade, a viabilidade e a eficácia da análise por parte dos gestores? Estas dúvidas têm toda a razão de existência principalmente fruto dos múltiplos insucessos associados a projetos analíticos. A questão central é: como garantir o sucesso no desenvolvimento analítico das organizações?
Apesar de existirem múltiplos factores, como os culturais, técnicos e outros, e porque o desenvolvimento analítico não pode ser um totobola, a PSE, empresa especializada em análise de estatística, baseia o seu trabalho numa tripla de sucesso - Método, Negócio e Pessoas!
1- Método, para fazer as coisas bem!
A metodologia é um aspecto essencial para o desenvolvimento analítico nas organizações. Só com o método certo é possível fazer bem!
Qualquer desenvolvimento analítico deve ser pautado por um método com três fases fundamentais: Perceber, Solucionar e Executar. Em primeiro lugar, é preciso Perceber para identificar quais os problemas de negócio que podem ser resolvidos através da análise e do conhecimento e qual o valor e impacto que terão no negócio. Só depois deste assessment, do estudo da viabilidade económica e financeira, e de uma análise custo-benefício é possível definir uma estratégia analítica (Solucionar) e desenvolver e integrar o conhecimento e a análise no negócio e na organização (Executar).
2 – Negócio, para fazer as coisas certas!
Deve ser o Negócio e não o IT a liderar o processo!
O eventual problema surge em muitas empresas quando ao implementarem este tipo de soluções, fazem-no a partir dos requisitos técnicos ou com uma perspectiva técnica. São aqueles que vão definir o caminho a percorrer, quando o correto deveria ser condicionar a solução técnica ao problema de negócio. A liderança por parte do negócio é igualmente essencial para o desenvolvimento de uma cultura analítica na organização.
"Por norma, os projectos que começam de baixo para cima nas organizações estão destinados ao fracasso. A liderança e o compromisso da gestão e do negócio são a chave tanto para a definição de objetivos e estratégia analítica, como para a integração e adopção de uma cultura analítica na organização", reforça João Pequito, CEO da PSE.
3 – Pessoas, para ser feito por quem sabe!
A análise é uma função desempenhada por pessoas, não por máquinas. Mas a análise é inútil se não se refletir em conhecimento e criação de valor para o negócio!
Esta capacidade de fazer a síntese entre a análise avançada e o negócio é muitas vezes designada uma arte. A escassez destes recursos que combinam estas capacidades e competências, faz com que muitas vezes as organizações falhem no desenvolvimento analítico por falta dos recursos adequados.
Segundo o especialista em analítica, "as organizações devem potenciar as capacidades internas de que dispõem e promover sinergias com os parceiros analíticos adequados". As organizações que conjugam o que melhor sabem (o seu negócio) com os parceiros analíticos adequados (especialistas em consultoria analítica de negócio), desenvolvem projectos de sucesso.
O envolvimento dos parceiros adequados permite integrar experiência no desenvolvimento analítico, know-how e melhores práticas nas equipas internas. Promover sinergias e equipas com as pessoas certas é o caminho certo para o sucesso. |