2014-8-10

BIZ

Análise de Estatística

O Sucesso no Desenvolvimento Analítico das Organizações

Os estádios actuais de desenvolvimento quer do conhecimento e instrumentos analíticos, quer dos sistemas de informação, fazem com que a criação de soluções analíticas para problemas de negócio seja hoje um aspecto central nas organizações

O Sucesso no Desenvolvimento Analítico das Organizações

É neste desenvolvimento de soluções baseadas na análise e no conhecimento que muitas vezes reside a dúvida. Quantas vezes não foram questionadas a utilidade, a viabilidade e a eficácia da análise por parte dos gestores? Estas dúvidas têm toda a razão de existência principalmente fruto dos múltiplos insucessos associados a projetos analíticos. A questão central é: como garantir o sucesso no desenvolvimento analítico das organizações?

Apesar de existirem múltiplos factores, como os culturais, técnicos e outros, e porque o desenvolvimento analítico não pode ser um totobola, a PSE, empresa especializada em análise de estatística, baseia o seu trabalho numa tripla de sucesso - Método, Negócio e Pessoas!

1- Método, para fazer as coisas bem!
A metodologia é um aspecto essencial para o desenvolvimento analítico nas organizações. Só com o método certo é possível fazer bem!
Qualquer desenvolvimento analítico deve ser pautado por um método com três fases fundamentais: Perceber, Solucionar e Executar. Em primeiro lugar, é preciso Perceber para identificar quais os problemas de negócio que podem ser resolvidos através da análise e do conhecimento e qual o valor e impacto que terão no negócio. Só depois deste assessment, do estudo da viabilidade económica e financeira, e de uma análise custo-benefício é possível definir uma estratégia analítica (Solucionar) e desenvolver e integrar o conhecimento e a análise no negócio e na organização (Executar).

2 – Negócio, para fazer as coisas certas!
Deve ser o Negócio e não o IT a liderar o processo!
O eventual problema surge em muitas empresas quando ao implementarem este tipo de soluções, fazem-no a partir dos requisitos técnicos ou com uma perspectiva técnica. São aqueles que vão definir o caminho a percorrer, quando o correto deveria ser condicionar a solução técnica ao problema de negócio. A liderança por parte do negócio é igualmente essencial para o desenvolvimento de uma cultura analítica na organização.

"Por norma, os projectos que começam de baixo para cima nas organizações estão destinados ao fracasso. A liderança e o compromisso da gestão e do negócio são a chave tanto para a definição de objetivos e estratégia analítica, como para a integração e adopção de uma cultura analítica na organização", reforça João Pequito, CEO da PSE.

3 – Pessoas, para ser feito por quem sabe!
A análise é uma função desempenhada por pessoas, não por máquinas. Mas a análise é inútil se não se refletir em conhecimento e criação de valor para o negócio!
Esta capacidade de fazer a síntese entre a análise avançada e o negócio é muitas vezes designada uma arte. A escassez destes recursos que combinam estas capacidades e competências, faz com que muitas vezes as organizações falhem no desenvolvimento analítico por falta dos recursos adequados.

Segundo o especialista em analítica, "as organizações devem potenciar as capacidades internas de que dispõem e promover sinergias com os parceiros analíticos adequados". As organizações que conjugam o que melhor sabem (o seu negócio) com os parceiros analíticos adequados (especialistas em consultoria analítica de negócio), desenvolvem projectos de sucesso.

O envolvimento dos parceiros adequados permite integrar experiência no desenvolvimento analítico, know-how e melhores práticas nas equipas internas. Promover sinergias e equipas com as pessoas certas é o caminho certo para o sucesso.

Recomendado pelos leitores

CEO portugueses estão menos confiantes no crescimento da economia
BIZ

CEO portugueses estão menos confiantes no crescimento da economia

LER MAIS

Sophos nomeia novo Chief Revenue Officer
BIZ

Sophos nomeia novo Chief Revenue Officer

LER MAIS

IBM introduz portfólio para Microsoft Azure
BIZ

IBM introduz portfólio para Microsoft Azure

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 112 NOVEMBRO 2024

IT CHANNEL Nº 112 NOVEMBRO 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.