Rui Damião em 2023-9-19

BIZ

Análise

O que vem aí para o Canal de Parceiros

Os primeiros seis meses do ano não foram, de um modo geral, positivos, mas as previsões apontam para que alguns mercados comecem a melhorar durante o segundo semestre de 2023 e no início de 2024

O que vem aí para o Canal de Parceiros

O primeiro semestre do ano foi marcado por um abrandamento em vários mercados mundiais. De acordo com a Context – que originalmente previa um crescimento de 1,6% para a totalidade do ano e agora prevê uma queda de 3,3% –, abril, maio e junho trouxeram quedas de 12% no hardware na Europa.

A Context indica que as vendas de valor ainda serão a melhor área de 2023, que vão refletir os resultados do ano transato. No entanto, devido à inflação, ao elevado custo de vida e ao aumento da incerteza económica, os negócios de valor vão avançar a um ritmo mais lento do que nos anos anteriores.

Sobe e desce

Há mercados que crescem e outros que registam quedas. O mercado de PC na Europa Ocidental registou, no segundo trimestre do ano, uma queda de 17% em relação ao mesmo período de 2022. No entanto, as notícias não são inteiramente negativas, uma vez que, em comparação com o primeiro trimestre do ano, o mercado em questão cresceu e o mercado em questão cresceu e está no caminho da recuperação.

De acordo com a IDC, o mercado de wireless LAN empresarial teve um forte crescimento em abril, maio e junho de 2023. Em comparação com o mesmo período de 2022, as receitas cresceram 43,3% e atingiram os três mil milhões de dólares com um forte impulsionamento causado pelo Wi-Fi 6 e Wi-Fi 6E.

O mercado mundial de bens tecnológicos e eletrónica de consumo diminuiu no primeiro semestre do ano em comparação com os primeiros seis meses de 2022. Segundo a GfK, o mercado mundial de bens tecnológicos de consumo diminuiu 6,3%, enquanto o de eletrónica de consumo registou uma redução de 12% nas receitas.

Por outro lado, o mercado global de serviços cloud cresceu 16%, ainda que a taxa de crescimento tenha sofrido um ligeiro declínio. Segundo a Canalys, este mercado atingiu os 72,4 mil milhões de dólares no segundo trimestre do ano.

Gastos através dos Parceiros

A Canalys estima, também, que 70% dos gastos mundiais de IT – que deverão chegar aos 4,7 biliões de dólares – vão passar pelo Canal de Parceiros durante o ano de 2023. Isto significa que o mercado mundial de IT deverá crescer 3,5% apesar dos gastos cautelosos e que as tecnologias e serviços de IT fornecidos por Parceiros vão ultrapassar os 3,4 biliões de dólares este ano.

Os gastos na América do Norte vão crescer 2,8% este ano, abaixo dos 8,5% em 2022, para representar 37,7% do mercado total endereçável. A desaceleração nas despesas de capital dos prestadores de serviços de cloud no primeiro semestre do ano e o declínio nas despesas com serviços de telecomunicações são fatores-chave. A Ásia-Pacífico deverá crescer 4,5%, a EMEA 3,4% e a América Latina 3,0% em 2023.

A Canalys indica que a cibersegurança vai continuar a ser uma oportunidade de crescimento importante, crescendo 11,1%, para 79 mil milhões de dólares. Isto reflete a crescente procura de proteção de dados, sistemas e pessoas contra ameaças emergentes.

Boas notícias

Apesar do estado atual do mercado, a Context estima uma recuperação em 2024, com crescimento de 2,5% nos primeiros três meses do ano e de 6,5% no segundo trimestre. Adam Simon, analista na Context, afirmou, em comunicado, que “as empresas estão a adiar projetos, mas não a cancelar”.

A Canalys, por exemplo, diz que mercados como Portugal, Espanha e Grécia deverão ser o foco dos fornecedores de PC que procuram bolsas de crescimento. Este foco, diz a Canalys, deve-se ao facto de que as oportunidades de curto prazo estão nos mercados com um grande segmento de entrada e médio, assim como um cenário omnicanal diversificado.

Recomendado pelos leitores

Fortinet Engage Partner Program “foi projetado para ajudar os Parceiros a expandir os seus negócios”
BIZ

Fortinet Engage Partner Program “foi projetado para ajudar os Parceiros a expandir os seus negócios”

LER MAIS

Cegid nomeia novo Chief Operating Officer
BIZ

Cegid nomeia novo Chief Operating Officer

LER MAIS

Colt lança Microsoft Operator Connect for Resellers
BIZ

Colt lança Microsoft Operator Connect for Resellers

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 109 JULHO 2024

IT CHANNEL Nº 109 JULHO 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.