Rui Damião em 2025-2-12

BIZ

Análise

O que o Canal de Parceiros pode esperar em 2025?

Um novo ano traz novos desafios e oportunidades para as organizações. Os Parceiros de Canal devem adaptar-se às tendências junto dos seus clientes para maximizarem os seus negócios

O que o Canal de Parceiros pode esperar em 2025?

Serviços, regulação e estar atento às fusões e aquisições de empresas vão ser essenciais para os Parceiros de Canal. A indústria de serviços geridos de IT deverá crescer significativamente em todo o mundo e os Parceiros têm uma boa oportunidade para não só fazer crescer o negócio, como também ajudar os clientes.

A Canalys estima que as receitas dos serviços geridos de IT no Canal de Parceiros devem crescer aproximadamente 13% durante 2025, atingindo os 595 mil milhões de dólares em todo o mundo. A mesma Canalys estima que, pelo final do ano, cerca de 341 mil Parceiros vão fornecer algum tipo de serviço gerido de IT. A EMEA deverá registar um crescimento de aproximadamente 12% em termos de receitas dos serviços fornecidos pelo Canal de Parceiros.

No meio desta realidade, o compliance e a regulamentação serão fatores chave para os fornecedores de serviços geridos, ou MSP, durante este ano, principalmente na União Europeia. Com a entrada em vigor do DORA e a adaptação das empresas portuguesas à NIS2, muitas empresas vão virar-se para os Parceiros para que possam guiar as empresas no caminho do cumprimento destas regulamentações.

A Canalys aponta, também, que 2025 deverá ser alvo de várias fusões e aquisições; em Portugal, o início do ano trouxe o anúncio de duas fusões com impacto no espetro de IT em Portugal: a aquisição da PHC por parte da Cegid – que em 2022 tinha adquirido o Grupo Primavera – e a aquisição da Claranet Portugal por parte da Nos.

“É quase certo que 2025 verá aquisições contínuas nos espaços de fornecedores de MDR e XDR, bem como ferramentas de Inteligência Artificial [IA] a serem adicionadas aos portfólios pelos fornecedores para impulsionar as suas plataformas”, escreve a Canalys. “Estão a surgir vários fornecedores de serviços de gestão e emissão de tickets de IA, e serão alvos de aquisição muito interessantes para outros fornecedores do setor MSP”.

Cloud e certificação

A Canalys relembra, também, que mais de 70% das receitas de IT passam pelo Canal de Parceiros. No entanto, há uma integração cada vez maior entre o Canal e os marketplaces de cloud, como a AWS, a Microsoft e a Google. Neste campo, existem vários distribuidores globais e plataformas de e-commerce de serviços de cloud que se estão a aproximar dos Parceiros para entregarem um maior valor ao cliente final.

Por outro lado, a certificação será necessária durante o ano de 2025. Os MSP estão a procurar consolidar parte da sua formação para obter certificações em todo o setor e reconhecidas pelos fornecedores nos seus Programas de MSP. Ao consolidar esta formação, os MSP não têm de gastar tanto tempo e dinheiro para certificar os seus negócios através de diversos fornecedores para fornecer segurança gerida aos clientes.

“Estas certificações não substituiriam as certificações tecnológicas individuais que são obtidas pela equipa técnica do MSP, mas contribuiriam muito para tornar mais fácil os MSP serem reconhecidos pelos fornecedores nos seus níveis de programa e tornariam mais fácil para os fornecedores numa perspetiva administrativa”, diz a Canalys.

Experiência do cliente

Num artigo de opinião para a edição de “Programas de Canal” de 2025 do IT Channel, Larry Walsh, CEO, analista-chefe e fundador da Channelnomics aponta a experiência do cliente como “a tendência definitiva para 2025”.

Neste artigo, Walsh relembra que “os clientes procuram Parceiros de Canal para os ajudar a maximizar o valor dos seus investimentos em tecnologia e a diminuir a exposição ao risco”. Assim, explica, “precisam de ajuda para conceptualizar o que a tecnologia pode fazer por eles e traduzir as suas visões em práticas operacionais sólidas. Isto requer conhecimento, competências e experiência que apenas os Parceiros podem oferecer. Estes atributos são as coisas que criam grandes experiências para o cliente”.

Recomendado pelos leitores

Inetum, MEO e Accenture lideram adjudicações no setor público em Portugal
BIZ

Inetum, MEO e Accenture lideram adjudicações no setor público em Portugal

LER MAIS

MSP antecipam crescimento de receita em 2025 impulsionado por cibersegurança e IA
BIZ

MSP antecipam crescimento de receita em 2025 impulsionado por cibersegurança e IA

LER MAIS

Also conclui aquisição e expande operações na Europa
BIZ

Also conclui aquisição e expande operações na Europa

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 116 ABRIL 2025

IT CHANNEL Nº 116 ABRIL 2025

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.