2023-11-17

BIZ

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“O nosso programa de canal, Lenovo 360, dá um suporte completo aos nossos Parceiros, disponibilizando um conjunto de soluções, incentivos, habilitações acreditadas e certificações, que permitem um crescimento mútuo”

Em entrevista ao IT Channel, Rui Gouveia, o novo responsável de canal da Lenovo em Portugal, perspetiva algumas das tendências de mercado e a estratégia para o seu canal de Parceiros

“O nosso programa de canal, Lenovo 360, dá um suporte completo aos nossos Parceiros, disponibilizando um conjunto de soluções, incentivos, habilitações acreditadas e certificações, que permitem um crescimento mútuo”

Rui Gouveia, Channel Manager da Lenovo Portugal

Quais são as tendências de mercado mais procuradas pelos Clientes e Parceiros Lenovo?

Do contacto que temos com os nossos Parceiros e Clientes da área empresarial, posso destacar algumas tendências: a cibersegurança; a implementação da tecnologia 5G; a inteligência artificial generativa; transformação digital. Em termos de modelo de negócio, continua a crescer a adoção do as-a-service, que na área da tecnologia, pela sua natureza faz cada vez mais sentido, a vários níveis, financeiro, de flexibilidade, de aumento de competitividade da empresa, de experiência do utilizador, até de segurança.

Quais são as principais novidades do mercado de computadores?

O mercado é muito dinâmico e está sempre em evolução, mas muitas das recentes novidades passam pela melhoria da experiência do utilizador. É isso, por exemplo, um dos aspetos que a Inteligência Artificial generativa aporta, vem tornar essa experiência no uso da tecnologia mais empática para o utilizador e estamos a assistir à incorporação cada vez mais de IA na gestão dos nossos dispositivos. Vemos também o aparecimento de ferramentas de Digital Experience Monitoring (DEM/ DEX/EUEM), como é o caso do Lenovo Device Intelligence, que procura otimizar essa experiência através de uma análise preditiva para otimizar a performance e prevenir falhas. Atualmente a experiência do utilizador é um grande influenciador na compra de tecnologia na área empresarial.

Como está estruturado o Programa de Canal da Lenovo em Portugal?

O nosso programa de canal, Lenovo 360, dá um suporte completo aos nossos Parceiros, disponibilizando um conjunto de soluções, incentivos, habilitações acreditadas e certificações, que permitem um crescimento mútuo. Através deste programa conseguimos potenciar as mais valias dos Parceiros, reforçar a sua competitividade e alargar as suas áreas de especialização. Recompensando o investimento do parceiro, este pode ir atingir 3 níveis: Authorized, Gold e Platinum.

Em todos os níveis os Parceiros podem receber incentivos, e têm acesso a nosso portal, Lenovo Partner Hub, que disponibiliza vários recursos, de marketing, informação de produtos, formação e acesso a cotações especiais.

O programa Lenovo 360 contempla ainda incentivos reforçados para quem seja simultaneamente parceiro de IDG (dispositivos) e de ISG (soluções para datacenter).

Na Lenovo temos um verdadeiro compromisso com o canal. Não somos um clube elitista, bem pelo contrário, na Lenovo há oportunidades para todos os Parceiros que queiram investir na parceira com a Lenovo, numa base de confiança e transparência.

Quais são as novidades da Lenovo para o seu Canal de Parceiros?

Recentemente criámos para os Parceiros Authorized o programa Elevate, para aqueles que estão a iniciar o caminho de parceria com a Lenovo. Na categoria Elevate os Parceiros podem crescer ao seu ritmo, propondo-se a um target trimestral que se ajuste ao seu plano de negócio.

Disponibilizamos ainda 2 programas adicionais de incentivos, cumulativos e transversais a todos os níveis:

LEAP - Lenovo eXpert Achievers Program, que é um programa de recompensas de vendas, formação e certificações, concebido para os comerciais dos Parceiros;

Starseller – desenhado especificamente para o mercado de SMB, que permite obter margens extra nos produtos Topseller, em stock na distribuição.

Destacaria ainda o nosso compromisso com a Sustentabilidade e Responsabilidade Social, que é a base da iniciativa Lenovo 360 Circle, à qual convidamos os Parceiros a aderir. Esta é uma comunidade que colabora e partilha recursos para aperfeiçoar os processos ESG, promovendo a cidadania corporativa e a sustentabilidade na nossa cadeia de valor.

Como é que a Lenovo procura apoiar os seus Parceiros em Portugal para endereçar o mercado?

A nossa estratégia para o canal assenta em 3 pilares: Enable, Connect, Grow. Queremos habilitar os Parceiros com o portfólio mais completo e competitivo do mercado, e dotá-los de formação, certificações e ferramentas que respondam às suas necessidades. Em relação ao segundo vetor, queremos fortalecer a nossa relação com os Parceiros e disponibilizar especialistas que suportem o seu negócio. Sabemos que nem sempre é fácil os Parceiros conhecerem em profundidade as ofertas de todos os fabricantes e como tal, juntamente com os nossos distribuidores, procuramos apoiá-los a desenhar as melhores soluções para os seus Clientes. Por último, queremos que os Parceiros sejam recompensados pelo seu investimento na Lenovo para poderem crescer connosco, tanto em volume de negócio como em rentabilidade.

 

Conteúdo co-produzido pela MediaNext e pela Lenovo

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