2022-2-10
Josep María Raventós acredita que 2022 será um ano marcado por oportunidades e avança com o lançamento dos programas Tech Partners e Sage Partner Finder, duas apostas que vão complementar a oferta da Sage e alavancar as soluções criadas pelos Parceiros
Josep María Raventós, Country Manager, Sage Portugal
Qual o balanço que faz de 2021? Como avalia a prestação da Sage? 2021 foi mais um ano desafiante, com a evolução incerta da pandemia entre notícias positivas e negativas, o que contribuiu para um ambiente de incerteza, mas também de oportunidades. Ainda assim, face a 2020, o balanço foi muito positivo, ajudado pela reanimação da economia nacional. Mesmo com dificuldades, continuámos o caminho iniciado em 2020, estando ao lado dos nossos clientes nos momentos mais críticos, com planos de ajuda e recuperação e o apoio dos nossos Parceiros, sempre determinante e fundamental. Estou muito orgulhoso dos resultados obtidos e do esforço de toda a equipa da Sage Portugal. Terminámos o ano como um dos países com melhor performance do Grupo Sage, com um crescimento muito positivo, especialmente a nível orgânico (6,5%). Contamos já com mais de 61.000 clientes ativos em Portugal e conseguimos assegurar a fidelização da nossa base de clientes, o que nos permitiu reforçar a posição de liderança no mercado português e demonstra claramente a resiliência dos nossos Parceiros, e também a capacidade de adquirir novos clientes. Partimos para o novo ano com otimismo, motivação e a certeza de que vamos seguir a bom ritmo e sempre em crescendo. Em 2021, reforçar o ecossistema de Canal fazia parte da vossa estratégia. Qual é a estratégia da Sage para 2022? Em 2021 cumprimos de forma extraordinária esse objetivo, tendo reforçado o nosso ecossistema de Parceiros, e é inquestionável que vamos dar-lhe seguimento em 2022. Também queremos potenciar a formação da nossa base de Parceiros, através de conhecimentos e ferramentas, para lhes acrescentar valor e para que se desenvolvam sempre alinhados com a estratégia da Sage. 2022 continuará a ser desafiante, mas também marcado pela retoma em pleno da economia nacional; e na Sage estamos conscientes da nossa responsabilidade enquanto membros de um setor crítico para o desenvolvimento do país. A nossa estratégia de Canal para este ano consiste em continuarmos ao lado dos Parceiros e clientes de forma diferenciada; e, ao mesmo tempo, continuar na nossa transição para sermos a melhor “SaaS Company”, fazendo com que os Parceiros nos acompanhem nessa evolução e acelerem a digitalização dos seus negócios, através da especialização e de conhecimentos. Os nossos objetivos principais para 2022 são: aumentar a liderança no mercado; alavancar o sucesso dos nossos Parceiros na transição para o modelo SaaS; e continuar a apoiar as PME nos seus processos de crescimento e digitalização, sempre com foco na inovação do portfólio Sage e na aceleração da transformação digital de Parceiros e Clientes. No que se baseia o atual programa de Canal da Sage? O Sage Partner Program é uma peça essencial do nosso modelo de negócio, e os nossos Parceiros são a alavanca mais importante do nosso desenvolvimento no mercado português. A nossa estratégia para este programa mantém-se firme, ou seja, vamos continuar a colocar os Parceiros no centro do nosso negócio e a apostar na estabilidade e consistência das vantagens e benefícios que temos vindo a oferecer-lhes. Estes benefícios são reforçados tendo em conta os níveis de parceria previstos no programa (Authorized, Silver, Gold e Platinum), e queremos sempre potenciar o sentimento de progressão junto do Canal. Este ano contamos com novidades, nomeadamente dois benefícios muito promissores: os programas Tech Partners e Sage Partner Finder. Estas apostas vão complementar a oferta da Sage e alavancar as soluções criadas pelos Parceiros e, por outro lado, vão ajudá-los a divulgar e referenciar as suas próprias ofertas. No ano passado, a Sage comprometeu-se a ajudar os Parceiros a fazer a transição para o modelo SaaS. Qual o balanço que faz deste trajeto? Não podia estar mais satisfeito com o trajeto que fizemos para apoiar os nossos Parceiros na transição para o modelo SaaS. Um exemplo é o programa lançado no ano passado, o Sage Digital Partners, que apoia a estratégia de Marketing e o processo de digitalização dos Parceiros Sage. Já conseguimos apoiar mais de 50 Parceiros e oferecemos-lhes ferramentas para que promovam a sua presença digital, tão crucial na aquisição de novos Clientes – por exemplo, suporte na criação de um website institucional e conteúdos para campanhas digitais. Queremos não apenas continuar este projeto, como duplicar o número de Parceiros incluídos. Em 2022, como já tinha adiantado, vamos lançar o programa Sage Partner Finder, uma nova área no nosso website onde estarão referenciados os Parceiros Sage e respetivos contactos, para que um novo Cliente consiga encontrar o Parceiro mais próximo da sua geografia ou pela sua área de especialização – de forma simples, rápida e adequada a cada área de negócio. Assim reforçaremos a nossa estratégia de transformação digital dos Parceiros, principalmente no que toca à notoriedade e à geração de leads de negócio a partir de canais online. Pretendem aumentar o número de Parceiros ou consolidar a base instalada? Já não nos movemos simplesmente por números; neste momento, procuramos acima de tudo que os novos Parceiros e a base instalada tenham competências e um perfil alinhado com a nossa missão e objetivos, para que deem o melhor suporte aos clientes e ofereçam o máximo de valor acrescentado. Sublinho o que já tinha dito no ano passado: a Sage quer ter o melhor ecossistema de Parceiros do mercado, e isto significa promover as suas competências e ajudá-los na sua especialização, o que por sua vez acrescenta valor à nossa estratégia e soluções. O setor da tecnologia é dinâmico e está em constante evolução, e por isso queremos estar sempre de mãos dadas com a inovação e a diferenciação, alcançar novos segmentos de mercado e aumentar a nossa proposta de valor. Vamos lançar brevemente o programa Tech Partners, que tem como principais objetivos: complementar a oferta Sage; alavancar soluções de software criadas por Parceiros com o nosso apoio e formação; e aumentar o valor e a satisfação dos Clientes e Parceiros Sage. Atualmente, onde se encontram as oportunidades para o Canal? O nosso compromisso para com os Parceiros é continuar a apostar no seu sucesso e transformação, para que sejam bem-sucedidos no modelo SaaS, e por isso acrescentamos estes novos benefícios que aceleram a transformação. No nosso evento anual para Parceiros, em novembro, lançámos o desafio de se tornarem “um grande Parceiro SaaS” – ou seja, através do nosso apoio e ferramentas, podem alcançar patamares de conhecimento e valor bastante diversificados e importantíssimos para os seus negócios, e então tirar partido das oportunidades do mercado. Exemplo disso são os perfis de Parceiro conquistador, digital, especialista e colaborativo, que temos vindo a trabalhar, e cujos recursos são uma mais-valia para o Ecossistema, complementados pelos nossos vários programas e pela equipa de Colegas que apoia a 100% o canal. Quais as principais expetativas e desafios para o futuro? Principais apostas para 2022? 2022 será marcado por oportunidades: tanto pela retoma da economia como, no mercado, através das empresas que vão nascer e das que se vão reinventar. Entramos neste ano com uma enorme ambição, e queremos angariar novos clientes, reforçar o nosso posicionamento e consolidar a nossa base instalada, ajudar os Parceiros na transformação SaaS e manter o foco em apoiar a digitalização dos clientes. Continuamos o caminho no nosso modelo de negócios em subscrição iniciado nos últimos anos, que agora vamos implementar no segmento Mid-Market. Na área da inovação, queremos acelerar o desenvolvimento de soluções full-Cloud que acrescentem valor e diferenciação à oferta Sage. Vamos apostar em projetos-chave para contribuir para a evolução e progresso em áreas críticas para o sucesso, e os Parceiros serão fundamentais para isso. Uma mensagem para os Parceiros da Sage. Como disse, este será um ano de grandes oportunidades e temos de estar preparados e motivados para tirar partido delas. O setor da tecnologia é crítico para o desenvolvimento da economia, e tenho a certeza de que todos os Parceiros vão continuar a cuidar tão bem dos clientes como têm feito de forma exemplar até agora, e apoiar a digitalização dos seus negócios. Vamos aproveitar esta “rampa de lançamento” que 2022 nos traz com mais oportunidades de negócio e a ambição de crescer que marca muito a mentalidade de ser Sage.
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