2020-3-20

BIZ

O impacto que o COVID-19 já teve no Canal

Ainda é cedo para determinar o verdadeiro impacto que o COVID-19 vai ter no Canal de Parceiros Europeu, mas é possível analisar o que aconteceu no Canal chinês, o primeiro a ser afetado – e que começa a recuperar – pelo Coronavírus

O impacto que o COVID-19 já teve no Canal

Se é verdade que a economia não pode parar, também é verdade que as empresas vão sofrer um impacto significativo com a atual situação que o país - e o mundo - está a viver. O Canal de Parceiros não é exceção.

Ainda não é possível prever com exatidão o que irá acontecer, mas há indicadores que, apesar de ser numa escala e realidade diferente, mostram o que pode vir a acontecer. A região APAC, a primeira que foi fortemente impactada pelo COVID-19, mostra alguns sinais do que pode chegar à Europa e, consequentemente, a Portugal.

As várias medidas que foram levadas a cabo na região afetaram o setor de IT, especialmente o seu Canal. De acordo com a Canalys, os Parceiros da região enfrentam interrupções nos negócios, atrasos na cadeia de valor e incerteza económica, agravados pela guerra comercial EUA-China e existe uma escassez de stocks da Intel que começou ainda no ano passado.

A Synnex Technology International Corporation, maior distribuidora de tecnologia da APAC, registou uma queda de 12% na receita anual em fevereiro de 2020, com as receitas da China e Hong Kong a cairem significativamente devido ao surto de COVID-19.

A VSTECS Berhad, uma distribuidora líder com sede na Malásia, indicou que adotará uma visão cautelosa para 2020 devido à interrupção na cadeia de valor de hardware de IT. A Redington, uma distribuidora de tecnologia sediada na Índia com presença no Médio Oriente espera alguns atrasos nas encomendas e espera que os fornecedores ajudem a planear a falta de stock para minimizar o impacto causado pelo COVID-19.

Num estudo da Canalys, 37% dos Parceiros na APAC indicam que o COVID-19 teve um impacto significativo ou muito significativo nos seus negócios. Estes Parceiros prepararam os seus planos de contingência, incluindo a utilização de trabalho remoto e um aumento de colaboração online.

Diz a Canalys que, apesar dos vários desafios que existem, o sentimento geral na Ásia mantém-se forte, principalmente quando comparado com a Europa e os Estados Unidos que apenas agora estão a entrar nas fases mais perigosas da pandemia.

Impacto nos Estados Unidos

Apesar de não partilhar dados para o mercado Europeu, a Canalys apresentou algumas previsões sobre o Canal norte-americano de tecnologia, país que, tal como o continente Europeu, também está agora a ver a pandemia a chegar em força. A Canalys ressalva que “até à publicação deste relatório, os efeitos completos na sociedade são desconhecidos, assim como as ramificações económicas”.

Apesar desta incerteza, a Canalys deixa uma garantia que é, também, um conselho para todo o mundo: “Governos, indústria privada e consumidores terão que trabalhar juntos para mitigar esta crise global e ajudar a economia e a sociedade a voltar ao seu caminho”, explicando, no entanto, que esse caminho pode ser um longo .

As empresas devem reagir fiscal e socialmente ao considerar seu papel e responsabilidades. Numa economia interconectada, todas as empresas sofrem quando ocorre uma crise global. Os líderes precisam de focar nas partes interessadas além dos investidores, principalmente funcionários, Parceiros e clientes. As empresas com reservas de caixa devem injetar capital para manter o pessoal empregado sempre que possível. Os cortes temporários na folha de pagamento devem começar em cargos de nível sénior. As empresas maiores devem continuar a comprometer-se com fornecedores menores, assinando contratos e pedidos de compra sempre que possível para garantir que os efeitos nos seus próprios setores sejam minimizados. As empresas financeiramente estáveis devem estender as condições de pagamento a clientes e Parceiros”, refere a Canalys. 

ARTIGOS RELACIONADOS

COVID-19: O impacto nas empresas e no trabalho remoto
BIZ

COVID-19: O impacto nas empresas e no trabalho remoto

LER MAIS

COVID-19: MSP apresentam soluções de teletrabalho
...AAS

COVID-19: MSP apresentam soluções de teletrabalho

LER MAIS

Estado de Emergência. Lojas de venda e reparação de produtos informáticos mantêm-se abertas
BIZ

Estado de Emergência. Lojas de venda e reparação de produtos informáticos mantêm-se abertas

LER MAIS

Recomendado pelos leitores

Commvault nomeia novo country manager para Portugal e Espanha
BIZ

Commvault nomeia novo country manager para Portugal e Espanha

LER MAIS

Cegid nomeia novo general manager para a Ibéria
BIZ

Cegid nomeia novo general manager para a Ibéria

LER MAIS

Atos negoceia venda de computação avançada por 500 milhões de euros
BIZ

Atos negoceia venda de computação avançada por 500 milhões de euros

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 113 DEZEMBRO 2024

IT CHANNEL Nº 113 DEZEMBRO 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.