Marta Quaresma Ferreira em 2025-2-19
A InovaPrime trabalha de perto com Parceiros e clientes, numa relação de confiança, sólida e saudável que garante não só o sucesso dos clientes, mas também o crescimento sustentável da organização
Marco Batista, CEO da InovaPrime
A celebrar 20 anos em 2025, a InovaPrime arrancou o seu negócio como uma consultora de IT, com oferta de serviços em gestão estratégica, gestão de processos, portfólio, serviços e projetos. “A criação de Parcerias com tecnológicas de referência permitiu-nos fazer uma internacionalização controlada e focada no norte da Europa”, começa por explicar Marco Batista, CEO da InovaPrime. Após a identificação de um problema recorrente no mercado, e para ajudar os clientes, a empresa “viu a oportunidade de trazer para o mercado uma solução própria que pudesse oferecer uma solução única e totalmente integrada aos clientes e que incluísse as funcionalidades das diferentes soluções” já implementadas pela InovaPrime nos clientes. Este passo marcou o caminho para o desenvolvimento do produto de referência da organização – o Governance.Business – que contribuiu para que a InovaPrime “desse o salto de uma empresa puramente de serviços para uma empresa de produto”, contextualiza o CEO. Objetivos que norteiam o negócioCom o “propósito ajudar os clientes a simplificar e a acelerar o seu negócio”, a organização procura não só “resolver o desafio que o cliente tem de momento”, mas também “entregar mais valor, com novas soluções e metodologias focadas na performance do negócio”. O facto de a organização conjugar “os serviços e o produto”, refere Marco Batista, representa “uma mais-valia para o cliente e uma vantagem competitiva”. Sediada em Portugal, a InovaPrime conta com subsidiárias em Espanha e na Holanda. Atualmente, conta com perto de 40 colaboradores, divididos em diversas áreas: uma equipa de consultoria dedicada ao cliente e focada na implementação do Governance.Business, a equipa de Research & Development, que desenvolve o Governance.Business e a equipa de Gestão de Serviço, dedicada a responder a questões dos clientes. Crescimento, investimento e compromissoAs oportunidades de trabalho junto de grandes organizações, nas mais diversas geografias, têm contribuído para a aprendizagem, crescimento e evolução da InovaPrime, que reporta um “crescimento bastante acentuado de ano para ano” e abre portas para “investimentos em novos mercados”. A adoção do Governance.Business nas mais diversas áreas de negócio tem permitido à empresa “ter referências muito relevantes em vários setores verticais”, oferecendo “um crescimento constante, com a aquisição de novos clientes de ano para ano, garantindo um investimento contínuo no desenvolvimento do produto”. “As histórias de sucesso dos nossos clientes são as nossas histórias de sucesso. Uma vez que trabalhamos para melhorar a performance e os resultados dos nossos clientes, é essencial criarmos uma relação de confiança, sólida e saudável que privilegie o sucesso dos nossos clientes, que por sua vez será o nosso sucesso. Penso que este compromisso é o melhor objetivo que podemos ter para concretizar o nosso crescimento”, refere Marco Batista. Parcerias fundamentais e estratégias a seguirO panorama de negócios é, na sua perspetiva, um ambiente “bastante positivo, marcado pela colaboração” estreita com o cliente. A InovaPrime trabalha atualmente com três Parceiros estratégicos, considerados “uma parte fundamental” do negócio, assim como “uma parte integrante da equipa, partilhando o foco no crescimento e na resolução de problemas”, o que permite à empresa disseminar o seu produto no mercado e facilitar a implementação dos projetos dos clientes, “trazendo benefícios aos clientes e Parceiros”. Atualmente, a estratégia da InovaPrime “passa por continuar a expandir a presença do Governance.Business, tanto a nível nacional como internacional, sendo o foco primordial na Península Ibérica, Norte da Europa e África”, assim como alavancar a presença da organização em Espanha e Holanda, “garantindo assim uma maior presença direta nesses mercados” para “estabelecer relações estratégicas com Parceiros relevantes nos mercados mencionados”. |