2015-3-23

BIZ

Nasdaq: 15 anos depois da bolha, de novo em máximos

Lembra-se da histórica bolha dot-com? Há 15 anos, exatamente em março de 2000, a bolha explodiu e iniciou uma crise económica que só seria atenuada por outra bolha, a do imobiliário sub-prime, a que se seguiu uma crise financeira de dimensões só comparáveis a 1929. Na passada 6ª feira o Nasdaq revistou os 5.041 pontos e igualou esse dia 10 de março de 2000. É esta uma nova bolha?

Nasdaq: 15 anos depois da bolha, de novo em máximos

O índice da bolsa eletrónica Nasdaq reflete a esmagadora maioria das empresas de novas tecnologias cotadas em Nova-York

No final do século XX viveram-se tempos loucos com a especulação em empresas do chamado universo "dot-com", e tudo o que estivesse relacionado com internet. Na verdade, podia construir-se um site sobre nada, dar-lhe um bom aspeto e uma boa marca e vender o “nada” no dia seguinte por “muito”. Isso ocorreu mesmo em Portugal, que a uma escala doméstica sentiu o mesmo frenesim, e 24 horas poderiam ser muito tempo entre perder e ganhar dinheiro.


Quinze anos depois, e no mesmo mês de março, quis o destino que o principal índice que reflete o valor das empresas das novas tecnologias igualasse o recorde destes tempos loucos. Quer isto dizer que o mercado está novamente hiper inflacionado? Podemos estar à beira de outro problema?

Os tempos são definitivamente outros, e o índice Nasdaq hoje reflete um conjunto de empresas diferentes em comparação com às do ano 2000, com uma grande presença de empresas na área das biotecnologias, com empresas do social media e internet que apresentam resultados sólidos e um portfólio de empresas de IT maioritariamente saudáveis que souberam resistir às passadas tormentas. É um mercado absolutamente diferente, muito mais maduro e experiente, muito menos baseado no valor volátil do “goodwill” e mais baseado em resultados palpáveis.

Alguns especialistas norte-americanos alertam num entanto para que todas as bolsas norte-americanas poderão estar algo sobrevalorizadas, resultado da liquidez fornecida pela Reserva Federal (quantitative easing) e pelo repatriamento parcial de capitais anteriormente investidos em países em vias de desenvolvimento, que estão agora na generalidade a abrandar ou mesmo a regredir o crescimento.

Independentemente de quaisquer fatores conjunturais específicos dos mercados de capitais, nenhum mercado tem um potencial de valorização a prazo tão alto como as novas tecnologias, nenhum setor de atividade tem uma dinâmica de transformação tão impressionante com as TI.

Recomendado pelos leitores

Cegid lança assistente financeiro com IA em Portugal
BIZ

Cegid lança assistente financeiro com IA em Portugal

LER MAIS

DXC Technology anuncia novo diretor-geral para Portugal
BIZ

DXC Technology anuncia novo diretor-geral para Portugal

LER MAIS

Cegid distingue Parceiros em Portugal e África
BIZ

Cegid distingue Parceiros em Portugal e África

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 116 ABRIL 2025

IT CHANNEL Nº 116 ABRIL 2025

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.