2016-2-24
O anúncio desta aliança entre a Seat, Samsung e SAP foi realizado no Mobile World Congress e tem como objetivo o desenvolvimento de projetos de carros conectados.
O acordo, concluído no ano passado pela SEAT e a Samsung, com soluções já implementadas em alguns modelos da SEAT, é assim reforçado com a entrada da SAP.
“A parceria da Samsung com a SEAT e a SAP assinala o nosso compromisso no desenvolvimento de soluções inovadoras e para os “connected cars” do futuro”, salienta Dr. Injong Rhee, vice-presidente e diretor de I&D, Software e Serviços, Mobile Communications Business da Samsung. “A Samsung está empenhada em estabelecer a ligação entre a eletrónica de consumo e a indústria automóvel, ao trazer para o condutor a mais avançada tecnologia de dispositivos móveis e proporcionar-lhe uma experiência ímpar”.
A conectividade está a rodear cada vez mais os utilizadores de tecnologias, e a indústria automóvel não é exceção: “Para a SEAT, a conectividade é um fator-chave. Esta aliança tecnológica com a Samsung e com a SAP reforça o objetivo da SEAT para se tornar uma referência no campo da conectividade e, acima de tudo, aliar-se aos melhores parceiros para implementar novos negócios de ecossistemas de mobilidade”, afirma Luca de Meo, Presidente da Comissão Executiva da Seat.
“Desenvolver uma solução escalável e global de Internet of Things para o desafio do estacionamento urbano requer a colaboração de empresas inovadoras, como a SEAT, Samsung e SAP”, refere Bernd Leukert, membro do Conselho de Administração da SAP, para Produtos & Inovação. “Ao alavancar a integração padrão através da SAP Vehicles Network (SVN) e da SAP HANA Cloud Platform para a Internet of Things, a SEAT tem acesso a um inventário global de parques de estacionamento, 'on-street' e “off-street”, onde os utilizadores podem efetuar o pagamento seguro através do Samsung Pay e desfrutar de uma integração com inúmeros sistemas de estacionamento. Estamos a trabalhar em conjunto para permitir uma experiência simplificada ao utilizador de estacionamentos urbanos, enquanto estabelecemos as bases para o desenvolvimento de serviços adicionais orientados aos veículos automóveis”
Esta aliança prevê uma série de carros do futuro, conectados de forma a manter os utilizadores em segurança e ligados enquanto estão na estrada.
No seguimento da plataforma Samsung Pay, o serviço de pagamento. No final do ano de 2015, a SAP lançou o SAP Vehicles Network (SVN) nos Estados Unidos e na Europa com o Samsung Pay, enquanto parceiro no lançamento, focando-se em serviços centrados em veículos, tais como o Estacionamento Conectado e o Abastecimento Conectado.
Com um objetivo comum, a Seat, Samsung e a SAP desenvolveram um conceito futurista que pode ser acedido pela SEAT ConnectApp. O plano é que esta app permita aos utilizadores reservar um lugar de estacionamento a partir de qualquer localização, através do reconhecimento das suas impressões digitais, orientar o condutor até à sua localização e automaticamente levantar a cancela de acesso quando o veículo se aproximar. Quando o condutor sair do parque de estacionamento, o pagamento está programado para ser feito diretamente a partir da app sem ter de sair do automóvel.
Adicionalmente, a experiência deste “connected car” faz parte da iniciativa “Mobile Ready”, que aborda experiências num contexto de cidade real para destacar os benefícios das tecnologias móveis para os cidadãos, indústrias e instituições públicas, suportadas pela Mobile World Capital Barcelona – a iniciativa de transformação digital e de mobilidade na sociedade, enquanto contribui para a melhoria da vida das pessoas no mundo.
O sistema de fecho automático dos automóveis é, segundo esta parceria, coisa do passado. A fabricante de automóveis juntamente com a Samsung lançam também uma solução que visa trancar e destrancar as portas do veículo, ligar o ar condicionado e abrir ou fechar janelas remotamente, a partir de um smartphone ou de um wearable.
Fim do fecho centralizado através de uma chave
A Digital Key é uma função que pode ser acedida futuramente num automóvel SEAT e que permite a autorização para outra pessoa partilhar o automóvel sem a necessidade de transferência da chave física. A função consiste na emissão de uma autorização totalmente segura para outra pessoa poder partilhar o automóvel ao transferir uma cópia virtual da Digital Key do veículo para o seu smartphone ou outro dispositivo móvel.
Pode ser definido um limite de tempo para a Digital Key. Quando esse período expira, a capacidade de partilha termina. Este projeto de app também inclui a gestão de chaves virtuais. Numa fase mais avançada, há também margem para se configurar e se restringir uma série de funções de desempenho do automóvel, nomeadamente a especificação da velocidade máxima ou o modo de condução eficiente.